Nas últimas 10 visitas à Luz só o atual selecionador nacional conseguiu uma vitória. Corria a temporada 2005/06...
O que tem Leonardo Jardim em comum com Jesualdo Ferreira, Domingos Paciência, Paulo Sérgio ou Carlos Carvalhal? Perdeu na Luz com o Benfica, afinal o resultado mais comum a todos os treinadores do Sporting que visitaram o palco do eterno rival nos últimos 10 jogos da liga portuguesa.
A dúvida que parece assaltar os adeptos do Sporting após a derrota dos leões no dérbi de terça-feira tem razão de ser mas deve ser analisada à luz do que tem sido a história das deslocações do clube de Alvalade ao reduto do rival na última década. Os números são crus e não mentem – o Sporting tem apenas 1 vitória e 3 empates em 10 jogos, tendo marcado 4 golos e sofrido 13.
Relacionadas
É preciso recuar a 28 de janeiro de 2006 para encontrarmos uma vitória do Sporting em casa do Benfica. Era treinador Paulo Bento, o único, nesta década, a acumular um triundo na Luz com outro no Dragão (a 17 de março de 2007). Em casa do FC Porto, o desempenho dos leões não tem sido melhor, pelo contrário, com uma vitória, 2 empates e sete derrotas.
A derrota de Leonardo Jardim na Luz seguiu as pisadas de Jesualdo Ferreira, Paulo Sérgio ou Carlos Carvalhal, que também cederam por 2-0 na deslocação a casa do Benfica. Como os seus antecessores, Jardim fica com o amargo de boca de não ter sido capaz de travar a superioridade do adversário com a “agravante” de, neste caso, não haver quaisquer razões de queixa da arbitragem por parte dos leões.
O que leva, então, o Sporting a baquear, sucessivamente, no terreno do Benfica, sendo que os eventuais erros de arbitragem não explicam tudo? A resposta pode estar na inconsistência competitiva dos leões face aos grandes rivais, FC Porto incluído.
Num minicampeonato a três, contabilizando os dez últimos jogos entre si, em casa e fora, o Sporting não vai além de 9 vitórias em 40 jogos, com 13 empates e 18 derrotas, tendo marcado 31 golos e sofrido 48. Isto é, em 120 pontos possíveis, o Sporting somou apenas um terço – 40.
Sem surpresas, o FC Porto ganha esse campeonato a três, com 18 vitórias, 14 empates e 8 derrotas frente a Sporting e Benfica, com 68 pontos ganhos. O Benfica, como quase sempre no final da Liga, ocupa o segundo lugar, com 13 vitórias, outros tantos empates e 14 derrotas, somando 52 pontos.
Tudo isto acaba por interferir claramente nos objetivos das equipas. Claro que há exceções: nas duas últimas vezes em que se sagrou campeão nacional, em 1999/2000 e 2001/02, o Sporting não ganhou nenhuma vez no Dragão nem na Luz (3 empates e uma derrota, no total).
De pouco consolo servirá essa estatística para os mais exigentes adeptos do Sporting. Afinal, esta época, a equipa de Leonardo Jardim ainda só ganhou aos dois grandes rivais na abertura a Taça de Honra da AF Lisboa, quando bateu o Benfica por 2-1. Depois disso, empatou com o Benfica e o FC Porto em Alvalade e perdeu duas vezes na Luz, a primeira, para a Taça de Portugal, a segunda, na passada terça-feira, para a Liga.
Avançado marcou e foi decisivo na vitória do Sporting em Famalicão
Camisola 8 foi o principal destaque da vitória leonina no Minho
Leões estiveram a perder mas voltam às vitórias com Luis Suárez a marcar o golo decisivo
Médio do Sporting foi decisivo na vitória diante do Famalicão e ganhou prémio de homem do jogo
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra