Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Tondela

Tondela

18:00

26 outubro

Sporting

Sporting

Jardim quer arrancar a todo o gás

Sem descanso. Este será, certamente, o mote do treinador para as primeiras duas semanas da pré-época...

Jardim quer arrancar a todo o gás
Jardim quer arrancar a todo o gás • Foto: JOSÉ MOREIRA

Sem descanso. Este será, certamente, o mote de Leonardo Jardim para as primeiras duas semanas da pré-temporada. O novo treinador do Sporting, de 38 anos, já definiu as bases do arranque dos trabalhos na Academia de Alcochete e a primeira grande preocupação do técnico passará por aprimorar os níveis físicos dos jogadores.

De acordo com informações recolhidas por Record junto de fontes próximas do madeirense, o aspeto físico é, numa primeira fase da pré-época, primordial para Leonardo Jardim. O sucessor de Jesualdo Ferreira acredita que, antes mesmo de começar a incutir os seus princípios táticos no grupo verde e branco, os jogadores terão de apresentar os níveis mínimos exigidos para poderem cumprir as ordens do técnico.

Nesse sentido, perspetivam-se treinos bidiários de grande intensidade nos primeiros dias de julho, sendo também expectável que durante o apronto vespertino haja espaço para a entrada da bola nos exercícios físicos. Só na 3.ª semana da pré-época é que Jardim começará a implementar as ideias táticas, cenário que será repetido, de forma exaustiva, ao longo de toda a temporada. Nesta altura, o técnico dá especial importância aos exercícios de finalização e às bolas paradas, tanto ofensivas como defensivas. Em suma, Leonardo Jardim é exigente mas, ao mesmo tempo, interpreta o treino de forma tranquila.

Diálogo

Frontal e sem problemas em explanar as ideias ao grupo, o madeirense tem no diálogo uma das suas principais e mais importantes armas de motivação. O treinador promove uma relação muito próxima com os jogadores, e logo no 1.º dia apresenta, de forma clara, os objetivos coletivos. Aliás, a pré-temporada apresenta-se como o mais importante período para Jardim, já que, na opinião do técnico, é nesta altura que são definidas as bases que servirão de sustentação para o desenrolar da época: primeiro, para fomentar o sentido de grupo; posteriormente, para criar dinâmicas de jogo; por fim, para possibilitar que o plantel tenha as noções táticas necessárias para ultrapassar os obstáculos.

Jardim leva muito a sério a premissa de que o campeonato é uma prova de resistência e regularidade e, nesse sentido, os jogadores terão de estar preparados para todas as eventualidades. O sistema tático preferencial será o 4x3x3, mas não existe uma rigidez excessiva em termos posicionais, ou seja, a mobilidade será, igualmente, uma condição que o madeirense entende ser essencial.

Um treinador fiel a um só sistema

• O 4x3x3. Este será o sistema que Leonardo Jardim irá utilizar no novo Sporting. Profundo conhecedor da abordagem ao jogo mediante a qualidade da sua equipa – e não da do adversário –, o treinador madeirense dificilmente alterará a referida matriz, preferindo anular os pontos fortes do adversário do que alterar aquilo em que acredita. Ou seja, será muito complicado ver um leão a fugir à sua própria identidade, descaracterizando os seus princípios de jogo, quer sejam defensivos ou ofensivos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas