Sem descanso. Este será, certamente, o mote do treinador para as primeiras duas semanas da pré-época...
Sem descanso. Este será, certamente, o mote de Leonardo Jardim para as primeiras duas semanas da pré-temporada. O novo treinador do Sporting, de 38 anos, já definiu as bases do arranque dos trabalhos na Academia de Alcochete e a primeira grande preocupação do técnico passará por aprimorar os níveis físicos dos jogadores.
De acordo com informações recolhidas por Record junto de fontes próximas do madeirense, o aspeto físico é, numa primeira fase da pré-época, primordial para Leonardo Jardim. O sucessor de Jesualdo Ferreira acredita que, antes mesmo de começar a incutir os seus princípios táticos no grupo verde e branco, os jogadores terão de apresentar os níveis mínimos exigidos para poderem cumprir as ordens do técnico.
Relacionadas
Nesse sentido, perspetivam-se treinos bidiários de grande intensidade nos primeiros dias de julho, sendo também expectável que durante o apronto vespertino haja espaço para a entrada da bola nos exercícios físicos. Só na 3.ª semana da pré-época é que Jardim começará a implementar as ideias táticas, cenário que será repetido, de forma exaustiva, ao longo de toda a temporada. Nesta altura, o técnico dá especial importância aos exercícios de finalização e às bolas paradas, tanto ofensivas como defensivas. Em suma, Leonardo Jardim é exigente mas, ao mesmo tempo, interpreta o treino de forma tranquila.
Diálogo
Frontal e sem problemas em explanar as ideias ao grupo, o madeirense tem no diálogo uma das suas principais e mais importantes armas de motivação. O treinador promove uma relação muito próxima com os jogadores, e logo no 1.º dia apresenta, de forma clara, os objetivos coletivos. Aliás, a pré-temporada apresenta-se como o mais importante período para Jardim, já que, na opinião do técnico, é nesta altura que são definidas as bases que servirão de sustentação para o desenrolar da época: primeiro, para fomentar o sentido de grupo; posteriormente, para criar dinâmicas de jogo; por fim, para possibilitar que o plantel tenha as noções táticas necessárias para ultrapassar os obstáculos.
Jardim leva muito a sério a premissa de que o campeonato é uma prova de resistência e regularidade e, nesse sentido, os jogadores terão de estar preparados para todas as eventualidades. O sistema tático preferencial será o 4x3x3, mas não existe uma rigidez excessiva em termos posicionais, ou seja, a mobilidade será, igualmente, uma condição que o madeirense entende ser essencial.
Um treinador fiel a um só sistema
• O 4x3x3. Este será o sistema que Leonardo Jardim irá utilizar no novo Sporting. Profundo conhecedor da abordagem ao jogo mediante a qualidade da sua equipa – e não da do adversário –, o treinador madeirense dificilmente alterará a referida matriz, preferindo anular os pontos fortes do adversário do que alterar aquilo em que acredita. Ou seja, será muito complicado ver um leão a fugir à sua própria identidade, descaracterizando os seus princípios de jogo, quer sejam defensivos ou ofensivos.
Criativo de 27 anos assinalou marca de 53 assistências pelo clube de Alvalade
Comportamento dos adeptos custou caro aos leões
Técnico dos 'bês' leoninos perspetivou duelo da 8ª jornada da 2ª Liga
Extremo do Sporting recordou os principais momentos vividos em Alvalade após chegar aos 100 jogos
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Estava desempregado desde 2024