A seis semanas do fecho do mercado, leões dispenderam 6,4 milhões de euros
Jorge Jesus já validou seis contratações desde quue chegou ao Sporting e assim recuou aos níveis de 2012/13, no Benfica. Com uma diferença substancial. Nessa época, o Benfica teve de gastar 26 milhões de euros, enquanto agora o Sporting só dispendeu 6,4 milhões.
O recorde de contratações pedidas por Jorge Jesus desde que chegou a um dos candidatos ao título aconteceu em 2011/12, quando a SAD benfiquista comprou 15 reforços - ficaram só 14 no plantel, por Melgarejo ter sido cedido ao P. Ferreira - a troco de 21,46 milhões de euros. O Benfica acabaria por perder o título para o FC Porto.
Relacionadas
A época em que o Benfica teve de investir mais fortemente foi a de 2014/15, quando saíram dos cofres da SAD 39 milhões. Foram contratados 14 futebolistas e houve retorno desportivo: a equipa conseguiu sagrar-se bicampeã.
O Benfica com a marca de Jesus teve três fases: a brasileira, em 2009/10, com nove futebolistas dessa nacionalidade, entre 13 reforços; a argentina, na época seguinte, com quatro em dez novas caras; e a sérvia, com cinco elementos em doze.
A seis semanas do fecho do mercado, o Sporting, de Jorge Jesus, faz-se notar por gastar menos, e as necessidades apontaram para o reforço da defesa. Mas foi no ataque que a SAD gastou mais: 3,4 milhões com o avançado colombiano Gutiérrez. Mesmo assim esse número está muito longe dos 13 milhões gastos pelo Benfica com Salvio: dois pelo empréstimo, em 2010/11, mais onze em 2012/13 pelo passe, a título definitivo. E também distante dos dez milhões de euros aplicados tanto na compra do passe de Markovic, como no de Samaris.
Nas épocas em que o Benfica foi campeão, os custos com novos jogadores situaram-se sempre acima dos trinta milhões de euros: 34, 3 milhões em 2009/10; 36,6 milhões em 2013/14; e os tais 39 milhões em 2014/15. O que contrasta bastante com o investimento atual do Sporting, que o treinador quer candidato assumido a ganhar todas as provas, em Portugal.
AS CONTRATAÇÕES DE JESUS DESDE QUE CHEGOU AOS GRANDES
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de António Nobre
Treinador do Sporting analisou empate com o Benfica na Luz
As declarações do treinador do Sporting após o dérbi com o Benfica na Luz
Central do Sporting analisou empate (1-1) contra o Benfica
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom