A seis semanas do fecho do mercado, leões dispenderam 6,4 milhões de euros
Jorge Jesus já validou seis contratações desde quue chegou ao Sporting e assim recuou aos níveis de 2012/13, no Benfica. Com uma diferença substancial. Nessa época, o Benfica teve de gastar 26 milhões de euros, enquanto agora o Sporting só dispendeu 6,4 milhões.
O recorde de contratações pedidas por Jorge Jesus desde que chegou a um dos candidatos ao título aconteceu em 2011/12, quando a SAD benfiquista comprou 15 reforços - ficaram só 14 no plantel, por Melgarejo ter sido cedido ao P. Ferreira - a troco de 21,46 milhões de euros. O Benfica acabaria por perder o título para o FC Porto.
Relacionadas
A época em que o Benfica teve de investir mais fortemente foi a de 2014/15, quando saíram dos cofres da SAD 39 milhões. Foram contratados 14 futebolistas e houve retorno desportivo: a equipa conseguiu sagrar-se bicampeã.
O Benfica com a marca de Jesus teve três fases: a brasileira, em 2009/10, com nove futebolistas dessa nacionalidade, entre 13 reforços; a argentina, na época seguinte, com quatro em dez novas caras; e a sérvia, com cinco elementos em doze.
A seis semanas do fecho do mercado, o Sporting, de Jorge Jesus, faz-se notar por gastar menos, e as necessidades apontaram para o reforço da defesa. Mas foi no ataque que a SAD gastou mais: 3,4 milhões com o avançado colombiano Gutiérrez. Mesmo assim esse número está muito longe dos 13 milhões gastos pelo Benfica com Salvio: dois pelo empréstimo, em 2010/11, mais onze em 2012/13 pelo passe, a título definitivo. E também distante dos dez milhões de euros aplicados tanto na compra do passe de Markovic, como no de Samaris.
Nas épocas em que o Benfica foi campeão, os custos com novos jogadores situaram-se sempre acima dos trinta milhões de euros: 34, 3 milhões em 2009/10; 36,6 milhões em 2013/14; e os tais 39 milhões em 2014/15. O que contrasta bastante com o investimento atual do Sporting, que o treinador quer candidato assumido a ganhar todas as provas, em Portugal.
AS CONTRATAÇÕES DE JESUS DESDE QUE CHEGOU AOS GRANDES
Acompanhe todas as incidências do encontro de acesso aos oitavos-de-final da Taça Europa
São 25 os jogadores nomeados pelo 'Tuttosport'
Lateral direito do Sporting fez estreia pela La Rojita
Ponto final da pausa FIFA reabriu as portas da Academia Cristiano Ronaldo, com novidades, mas também ainda... 10 ausentes
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo