Treinador e Rafael Camacho perspetivaram arranque dos leõezinhos na prova jovem da UEFA
Além da equipa principal, o Sporting enfrentará o Kairat Almaty esta quinta-feira, só que na 1ª jornada da Youth League, uma competição na qual os leõezinhos acabaram por ser 2º classificados na fase regular da época passada, antes de serem eliminados nos oitavos-de-final pelo Estugarda. Desta feita, o técnico da formação junior do emblema de Alvalade nesta competição será João Gião, treinador de 39 anos que mostrou confiança para a estreia diante do conjunto cazaque.
"Trabalhar a olhar sempre para dentro, olhar para o processo, três dias permitiu agarrar num grupo com três escalões diferentes no clube, permitiu-nos olhar para dentro e tentar construir uma identidade mais comum. Separar as coisas. São competições completamente diferentes, uma competição que encaramos com muito entusiasmado, mas é uma competição à parte e que nada tem a ver com a equipa B. Temos jogadores aqui que compõe 3 plantéis, uma equipa completamente diferente e temos de encarar a competição de uma maneira diferente", assumiu o técnico que atualmente também comanda a equipa B dos verdes e brancos e, agora na Youth League, trabalha com jogadores de três escalões diferentes - provenientes dos 'bês', dos sub-23 e dos juniores.
De resto, na antevisão à receção ao Kairat, também marcou presença Rafael Camacho, jovem médio da geração de 2007 que mereceu elogios do próprio João Gião pela análise ao adversário cazaque. "O Rafael mencionou que são a base de sub-19 do Cazaquistão, e fico contente que ele esteja atento às palestras [risos]. É uma equipa que nos vai por problemas, e dentro dessa perspetiva olhamos também para o lado estratégico", atirou, bem humorado, mas pleno de seriedade o timoneiro que subiu a equipa B leonina da Liga 3 para a 2ª Liga na última época.
Além disso, no lançamento ao duelo com o rival de Almaty, Gião deixou claro que os jogadores devem mudar o 'chip' depois de saírem de outras competições. "Separar as coisas. São competições completamente diferentes, uma competição que encaramos com muito entusiasmado, mas é uma competição à parte e que nada tem a ver com a equipa B. Temos jogadores aqui que compõe 3 plantéis, uma equipa completamente diferente e temos de encarar a competição de uma maneira diferente. Em termos coletivos, é sempre mais complicado quando não treinam regularmente juntos. Isso é para todos os clubes. Estamos em condições, são desafios novos, tentamos criar princípios do que queremos construir. Há muitos princípios comuns nas equipas do Sporting, o ADN, valores inegociáveis, tentamos construir e englobar os jogadores nestes princípios. Temos trabalhado em contrarrelógio, mas passaram boas sensações e vão dar uma boa resposta", vincou.
Ora, em 2022/23, a equipa sportinguista alcançou o patamar das meias-finais da Youth League e, já na época passada, realizou uma primeira fase quase imaculada, antes de ser eliminada nos 'oitavos'. Apesar dessas campanhas, o técnico João Gião só pensa passo a passo.
"Ganhar ao Kairat é o nosso objetivo, não há outro caminho, não vale a pena traçar objetivo de longo prazo. É uma competição imprevisível, as equipas mudam de ano para ano. O Trabzonspor chegou à final, Olympiakos ganhou, tudo... fazer paralelismo é errado. Encaramos este jogo e esta competição desta forma. É uma oportunidade para desenvolver atletas, ganhar, e depois vamos fazendo o nosso percurso. Olhámos para esta jornada e os plantéis podem mudar na próxima jornada, isto muda muito e não há como traçar objetivos de médio, longo prazo", deixou claro.
Ainda assim, não esqueceu a importância que esta prova jovem da UEFA representa para os jovens jogadores leoninos na Academia. "Uma competição extremamente exigente, em que estão as melhores equipas do escalão. É muito importante para eles, o ambiente na academia muda, fala-se disso. Crescem na academia para jogar nesta competição, é um ambiente especial, não há que esconder. As emoções vão estar à flor da pele, vão ter recordações, isso é fundamental para o desenvolvimento dos jogadores. Faz parte do processo e temos de encarar com uma grande competição", confessou.
Por sua vez, Rafael Camacho, que minutos antes do técnico lançou o duelo de quinta-feira o auditório António Capela, na Academia Cristiano Ronaldo, mostrou ter a lição bem estudada. "Olhamos para este adversário como olhamos para todos os outros. Não olhamos a nomes. Até porque o Kairat é uma equipa que tem nove jogadores na seleção de sub-19 e um nos sub-21. E acabaram de ganhar à Geórgia na paragem de seleções, por isso não olhamos a nomes e o foco vai ser o mesmo. Focar em nós, olhar também para eles, mas com a intenção de fazer o nosso jogo", atirou o médio de 18 anos, o qual só teve uma incorreção. É que o duelo dos sub-19 cazaques registou-se perante a congénere da Escócia e não da Geórgia, um ponto assinalado de forma curiosa por João Gião junto de Camacho, num momento captado pela reportagem de Record através da objetiva de Luís Manuel Neves.
Além disso, Camacho destaca o espírito de grupo entre os jovens leões. "O grupo está muito bem e é muito bom estar neste ambiente. Temos vários escalões no grupo e estamos a trabalhar bastante. Ano passado? O futebol vê-se nos detalhes, é tentar corrigir este ano. Não diria ganhar por muitos golos, todos querem ganhar. É formar o processo e consolidá-lo enquanto equipa e os golos acabam por vir", apontou.
Um dos produtos formados na geração de 2007, a par de outros nomes como Geovany Quenda, Eduardo Felicíssimo, João Simões, Gabriel Silva, entre outros, Rafael Camacho garantiu ainda o sonho de chegar à equipa principal. "Neste momento, a minha meta é tentar ganhar o jogo de quinta-feira e depois, pouco a pouco, ir-me consolidando e depois acaba por vir como consequência uma equipa B ou A. Importância desta competição? É a plataforma dos melhores da europa e qualquer jogador gostava de a jogar", sublinhou o jovem médio.
Recorde-se que o Sporting mede forças com o Kairat, na 1ª jornada da Youth League, esta quinta-feira, a partir das 13h00, na Cidade do Futebol, fruto da intervenção de que tem sido alvo o relvado no Estádio Aurélio Pereira, na Academia.
Treinador leonino falou sobre a estreia nesta edição da Liga dos Campeões, agendada para amanhã (20h00)
Central belga lançou desafio dos leões com o Kairat Almaty, a abrir a participação na Liga dos Campeões em 2025/26
Português Jorginho e o treinador Rafael Urazbakhtin fizeram a antevisão à visita ao Estádio José Alvalade
Treinador e Rafael Camacho perspetivaram arranque dos leõezinhos na prova jovem da UEFA
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos