Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

18 setembro

FC Kairat Almaty

FC Kairat Almaty

Jorge Jesus em busca da época dourada frente ao Benfica

Em 1953/54, o técnico Joseph Szabo conquistou quatro triunfos perante o eterno rival...

Jorge Jesus em busca da época dourada frente ao Benfica
Jorge Jesus em busca da época dourada frente ao Benfica • Foto: Miguel Barreira

31 de maio de 1954. Há 61 anos, 5 meses e 23 dias, o Sporting ganhava pela 3.ª vez ao Benfica na mesma época (1953/54), alcançando uma marca que nunca mais seria repetida. O mítico Joseph Szabo era o treinador de uma equipa leonina demolidora, que conquistou o tetracampeonato (o 1.º na história do futebol português) e uma Taça de Portugal.

Volvido mais de meio século, Jorge Jesus poderá repetir o feito do húngaro já no próximo dia 21, em pleno Estádio José Alvalade, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Leões e águias voltam a encontrar-se esta temporada, depois de a equipa de JJ ter vencido os dois primeiros embates: primeiro para a Supertaça (1-0) e depois para a Liga (3-0, no Estádio da Luz).

Esta será a última oportunidade que Jorge Jesus terá esta época de igualar ou ultrapassar o feito de Szabo: além da partida da Taça de Portugal, o Sporting ainda vai defrontar o Benfica no campeonato (em Alvalade) e até pode haver a possibilidade de mais um dérbi eterno na Taça da Liga e, numa hipótese bem mais remota, na Liga Europa (para isso o Benfica teria de ficar em 3.º lugar na Liga dos Campeões e o Sporting teria de passar a fase de grupos da Liga Europa).

Refira-se que, em 1953/54, Joseph Szabo abrilhantaria ainda mais a época com uma 4.ª vitória diante das águias, a 30 de maio, na Tapadinha, no jogo de desempate dos oitavos-de-final da Taça de Portugal (4-2), acabando depois por conquistá-la.

Feito pouco habitual

Olhando para a história do futebol português, só por 13 (!) vezes em 82 anos (desde o arranque do campeonato nacional, em 1934/35) é que o Benfica consentiu três ou mais derrotas numa época contra o mesmo adversário. Neste contexto específico, o Sporting pode ser considerado o grande ‘carrasco’ das águias: os leões conseguiram este feito em cinco ocasiões. FC Porto (4 vezes), Belenenses (3) e Boavista (1) foram as restantes ‘bestas negras’ do Benfica.

No que toca aos treinadores, Joseph Szabo alcançou este feito em duas ocasiões (além da época já referida, o húngaro também bateu o Benfica três vezes na mesma época em 1941/42). O romeno Wilhelm Possak foi o pioneiro em 1934/35 e depois há dois portugueses nesta restrita lista: Joaquim Ferreira (1944/45) e Cândido de Oliveira (1945/46). A principal curiosidade de todos estes números é que só Szabo, em 1953/54, foi campeão.

Húngaro apanhou o comboio

O inglês Randolph Galloway deixou Alvalade pela porta grande, tendo conquistado três campeonatos em três épocas (de 1950 a 1953). O lugar do britânico foi ocupado por Álvaro Cardoso, até então adjunto de Galloway. No entanto, a sucessão não correu conforme o esperado, e nas dez primeiras jornadas , o Sporting ganhou seis jogos, perdeu três vezes (FC Porto, Belenenses e Atlético) e empatou uma partida (Covilhã).

A 22 de dezembro, Álvaro Cardoso pediu a demissão, tendo sido substituído por Joseph Szabo. O húngaro voltou a Alvalade e o regresso não poderia ter sido mais feliz: 14 vitórias e dois empates fizeram do Sporting o tetracampeão nacional e ainda conquistou a Taça de Portugal.

Villas-Boas bateu JJ por quatro vezes

A última vez que um clube conseguiu bater três ou mais vezes o Benfica na mesma temporada ainda está bem presente na memória de todos os benfiquistas e, curiosamente, também na memória de… Jorge Jesus. Na verdade, em 2010/11, o jovem André Villas-Boas, de 32 anos, então na liderança do FC Porto, alcançou este feito histórico, derrotando a equipa então treinador pelo agora técnico do Sporting em três ocasiões: nos dois jogos do campeonato, na Supertaça e na Taça de Portugal.

Esta última vitória dos dragões foi mesmo a mais ‘dolorosa’ para as águias: depois de ganhar 2-0 em pleno Estádio do Dragão, o Benfica perdeu por 3-1 no Estádio da Luz. Uma época encarnada para… esquecer.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas