Avançado francês terminou a Liga espanhola com 31 golos e lidera a luta pelo prémio
O francês Kylian Mbappé marcou este sábado o seu 30.º e 31.º golos na edição 2024/25 da Liga espanhola, na receção à Real Sociedad, e assumiu o comando da Bota de Ouro, negando-a ao sueco Viktor Gyökeres, do Sporting.
O avançado leonino acabou a Liga Betclic com 39 golos, o melhor registo na prova desde os 42 do brasileiro Mário Jardel, também pelo Sporting, em 2001/02, mas, para efeitos de Bota de Ouro, os seus tentos valem 1,5 pontos, enquanto os dos principais campeonatos europeus multiplicam por dois.
Desta forma, Mbappé passou a somar 62 pontos, contra os 58,5 de Gyökeres, que já não pode aumentar o seu pecúlio, uma vez que o campeonato português encerrou no passado fim de semana.
O francês, que marcou aos bascos aos 38 minutos, na recarga a um penálti por ele falhado, e ainda pode aumentar hoje o seu registo, é agora o principal favorito à conquista do prémio, pois conta mais três tentos do que o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool. Salah, hoje eleito o melhor jogador da Premier League 2024/25, tem no domingo a última oportunidade de somar golos, na receção ao Cristal Palace.
Relacionadas
Ainda com hipóteses, meramente matemáticas, estão o polaco Robert Lewandowski, do FC Barcelona, que se desloca no domingo a Bilbau, e Mateo Retegui, da Atalanta, que no domingo recebe o Parma, jogadores que contam ambos 25 golos.
Pelo meio, está o inglês Harry Kane, que conquistou o seu primeiro título coletivo como profissional, ao vencer a Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, com 26 golos, sendo que a prova já finalizou e o avançado já não pode repetir 2023/24.
A Bota de Ouro 'foge' ao campeonato português desde a vitória de Jardel, em 2001/02, pelo Sporting, depois de já ter arrebatado o troféu pela primeira vez em 1998/99, quando atuava no FC Porto.
Antes, já haviam consagrado a 1.ª Liga lusa Eusébio, vencedor da primeira edição, em 1967/68, e da sexta, em 1972/73, pelo Benfica, o argentino Héctor Yazalde, em 1973/74, pelo Sporting, e Fernando Gomes, em 1982/83 e 1984/85, pelo FC Porto.
O troféu também foi conquistado em quatro ocasiões por Cristiano Ronaldo, vencedor em 2007/08, pelo Manchester United, e 2010/11, 2013/14 e 2014/15, pelo Real Madrid. O argentino Lionel Messi lidera com seis galardões.
(notícia atualizada com o segundo golo de Mbappé no Real Madrid-Real Sociedad)
Reinou a diplomacia entre partes e ficou acordado que último ano de contrato do nipónico não trará surpresas de mercado. Leão... até ao fim!
Revelação do 'Mundo Deportivo', que acrescenta que Deco, diretor desportivo dos culé, reuniu no verão com o empresário do defesa do Sporting
Depois de Trincão, SAD quer estender ligação do central, que termina em 2027, ciente de que tem muito mercado. Crystal Palace tentou no verão mas ficou longe
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense