Estreia a titular pelo Sporting constituiu uma meia surpresa para Jorge Martins, primeiro treinador do jovem
Salvador Blopa, o futebolista do Sporting que saltou do anonimato com um 'bis' na estreia frente ao Alverca, vive e respira futebol, disse esta quarta-feira à agência Lusa o seu primeiro treinador.
"Ele adora futebol, é a sua prioridade desde sempre. Estou com ele desde os seis anos e ele faltava às festas de anos dos amigos para ir aos jogos. Primeiro o futebol e depois tudo o resto", disse Jorge Martins, que foi seu treinador no GDR Fontaínhas.
Jorge Martins define o avançado, de 18 anos, nascido em Cascais e com origens guineenses, desde os nove nas camadas de formação dos leões, como um jogador com "uma capacidade técnica muito alta" e "muito trabalhador".
Ainda para o treinador, Salvador Blopa, que esteve em evidência com os seus dois golos ao Alverca, para a Taça da Liga (6-1), "alia ainda a sua grande capacidade de trabalho com o ser humilde e reconhecer as pessoas que o ajudam".
"Trabalhava sempre muito e não metia as culpas em ninguém. Achava que ele é que tinha de trabalhar ainda mais. Acho que, também por isso, é mais merecido. Pelo trabalho e esforço que foi tendo nestes anos", disse Jorge Martins.
Jorge Martins considera Salvador Blopa um miúdo que "anda sempre a rir, para além de andar sempre bem disposto" e que, do ponto de vista físico, "sempre foi fininho e mais magrinho do que os outros, mas agora deu um pulo e está noutro patamar".
A estreia a titular pelo Sporting na terça-feira acabou por constituir uma meia surpresa para Jorge Martins, que admitiu que o desejo dos treinadores dos escalões de formação é sempre esse, ver os seus jogadores chegar às equipas principais.
"A estreia [pela equipa principal do Sporting] era um sonho, mas não contávamos que fosse tão cedo. Nem que fosse assim tão de repente. Ele deu um pulo grande quando passou para os sub-19, porque até lá não era sempre ele a jogar nem o que tinha mais minutos", disse.
Salvador Blopa, com 1,88 metros de altura, pode jogar nas duas alas e é um jogador que tem ainda um remate fácil e apetência para o golo. A chamada à equipa principal do Sporting ficou a dever-se à sua polivalência, bem como aos desempenhos na equipa B e na seleção de sub-18.
Relacionadas
Na equipa principal já foram utilizados 85 jogadores formados em Alcochete
Claques do Sporting unidas contra o formato da competição
Estreia a titular pelo Sporting constituiu uma meia surpresa para Jorge Martins, primeiro treinador do jovem
Negociações em curso entre a SAD e a empresa que representa o jogador de 18 anos, a AS1, têm arestas por limar
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League