Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Notícia Record: Sporting também pediu esclarecimentos para o jogo desta noite mas CD da FPF não deu resposta

Comissão de Instrutores não pode assumir aconselhamento e Liga informou leões e Famalicão do sucedido

• Foto: Tony Dias/Movephoto

O Sporting também pediu esclarecimentos, antes da partida frente ao Gil Vicente, no sentido de saber em que jogo teria de ser cumprido um eventual castigo disciplinar resultante desse encontro. A Liga deu conhecimento desse facto à FPF, mas nem esse fator permitiu quebrar um silêncio que promete criar forte polémica.

O duelo desta noite, frente ao Famalicão, diz respeito à 20.ª jornada, e os leões tentaram prevenir-se pelo facto de terem cinco jogadores em risco de exclusão (Diomande, Neto, Esgaio, Pote e Edwards). Essa deslocação ao Minho, respeitante à 29.ª ronda, acabou por ser concluída sem qualquer cartão mostrado a jogadores do Sporting, pelo que a urgência do caso esbateu-se no que toca ao emblema de Alvalade, ainda que fosse relevante para Rúben Amorim saber se o adversário teria ou mão de mexer na defesa face à disponibilidade de Mihaj. 

A polémica, porém, continua ao rubro pelo facto de, como Record revelou, o Famalicão também ter instado as entidades competentes no sentido de saber se pode utilizar o central Enea Mihaj esta noite, sem ter obtido qualquer resposta sobre quando é que terá de ser cumprido o jogo de castigo resultante do 5.º cartão amarelo, visto pelo albanês no Dragão já em período de descontos.

Segundo o nosso jornal apurou, sempre que eram levantadas dúvidas sobre interpretações regulamentares, a Comissão de Instrutores dava conhecimento do caso ao Conselho de Disciplina da FPF, que emitia um parecer clarificador para posterior comunicação aos clubes. Um mecanismo que visava prevenir conflitualidade jurídica e permitia proteger a imagem das competições profissionais.

Face ao silêncio do CD, sem explicação formal ou institucional para a mudança de procedimento, a Liga teve de dar conta dessa situação tanto a Famalicão como a Sporting, explicando que a CI não podia assumir qualquer parecer sem uma informação emitida pelo órgão com poder decisório.

O técnico Armando Evangelista, face ao cenário de dúvida quanto a Mihaj, teve de mexer nas opções para o eixo defensivo, apesar do bom desempenho frente ao FC Porto, e indigitar Riccieli para atuar ao lado de De Haas. Seja como for, a falta de clarificação quanto ao caso do albanês leva a que a dúvida também se coloque quanto à regularidade da utilização contra o Portimonense, na 30.ª jornada da Liga.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas