"Obrigado aos sportinguistas que nos acompanharam nos dois últimos anos e, mesmo com a bola a entrar, confiaram que seríamos a alternativa."
O candidato da Lista C às eleições dos órgãos sociais do Sporting, Nuno Sousa, que foi derrotado por Frederico Varandas, criticou este sábado a elevada abstenção no sufrágio do clube e disse que "muito provavelmente" será candidato em 2026.
"Obrigado aos sportinguistas que nos acompanharam nos dois últimos anos e, mesmo com a bola a entrar, confiaram que seríamos a alternativa. Agradeço a todos os que puderam vir votar, mas tivemos 73% de abstenção. É uma quebra gigante da militância sportinguista. Nem convocando as eleições para um dia de jogo consegue disfarçar", declarou o candidato, que reuniu 7,3% das preferências leoninas, à RTP.
Relacionadas
Frederico Varandas foi reeleito no sábado presidente do Sporting com uma percentagem de 85,8%, correspondendo a 64.509 votos, anunciou Rogério Alves, presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral.
O antigo diretor clínico dos 'leões' superou os concorrentes Ricardo Oliveira (lista B) e Nuno Sousa (lista C), que obtiveram 2,95% (2.216 votos) e 7,3% (5.408), respetivamente.
Segundo Nuno Sousa, bastante crítico de Varandas, o agora presidente reeleito "esquivou-se a fazer entrevistas" na campanha, "uma negação do que é a democracia", esperanod que o líder, que parabenizou, "comece a cumprir o que prometeu", sem deixar "para o último dia", como no caso das VMOCs, cuja recompra foi anunciada na sexta-feira.
"Estávamos abertos ao que os sócios nos quisessem dar. Foi o resultado que quiseram, gostávamos muito mais que mais sócios pudessem ter participado. A abstenção faz refletir se é a participação que queremos dos sócios. Dos 20 mil que poderiam votar por correspondência, só cerca de 2.500 é que tiveram o voto válido. Portanto, queríamos que nos núcleos também pudéssemos votar", refletiu o candidato.
Questionado sobre se pretende recandidatar-se num sufrágio futuro, respondeu que "muito provavelmente, sim", e até lá o movimento que lidera pretende "continuar atento, participativo".
A Assembleia-Geral eleitoral ordinária do Sporting, para eleição dos órgãos sociais, decorreu no sábado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, das 09:00 às 20:00, com a participação de 14.785 sócios, o equivalente a 72.212 votos.
Neste ato eleitoral, os sócios votaram para uma lista única, que englobou os três órgãos sociais do clube, Mesa da Assembleia Geral (MAG), Conselho Diretivo (CD) e Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) e respetivos presidentes.
Na lista C, Nuno Sousa foi o candidato a presidente do clube e João Gaspar, antigo assessor de João Rocha, à MAG, com Pedro Neto Domingos avançado para o CFD.
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Processo estava em fila de espera, mas conheceu desenvolvimentos nas últimas horas. Jovem de 18 anos deve ficar protegido por uma cláusula de 80 M€
Guarda-redes feliz com o "sinal de confiança" que recebeu da SAD leonina
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam