Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nápoles

Nápoles

20:00

01 outubro

Sporting

Sporting

Os planos do Sporting para Gonçalo Inácio

Interesse de Inglaterra existe mas há zero propostas e nenhuma abordagem concreta pelo central

• Foto: Pedro Ferreira

Mais uma janela de transferências, mais um verão marcado pela possibilidade de Gonçalo Inácio deixar o Sporting. 

O interesse de clubes ingleses, nomeadamente do Manchester United e do Liverpool, vem de épocas anteriores mas, até ao dia de hoje, sabe Record, não chegou ao Sporting qualquer proposta pelo central, nem sequer uma abordagem concreta que possa indiciar uma saída iminente. O que não significa que ela não possa acontecer, entenda-se…

Dito isto, porém, e depois de uma fase em que a venda de Inácio era encarada como um mal necessário em busca de um grande encaixe, apesar do custo desportivo, o plano dos leões nesta altura passa claramente por manter o internacional português no plantel.

Nas próximas linhas explicamos os contornos desta decisão que, não estando fechada, significa que Inácio, ao contrário do que foi avançado ontem pelo portal ‘Caught Offside, só será transferido se algum clube pagar a cláusula de rescisão, que é de 60 milhões de euros, ou ficar muito perto desse valor.

No grupo dos capitães

O reajuste da estratégia do Sporting relativamente a Gonçalo Inácio tem muito a ver com um acontecimento chave deste mercado: a saída de Coates, que vai regressar ao Nacional Montevidéu, do Uruguai.

Sem o antigo dono da braçadeira, a permanência do jovem formado na Academia ganha redobrada importância, por todo o conhecimento que tem sobre os princípios defensivos de Rúben Amorim, com quem trabalha já desde 2020.

E até no contexto do grupo, o papel do esquerdino promete adquirir outra dimensão. A prova mais forte de que o Sporting conta com Inácio na próxima época é o facto de ter sido nomeado para a nova hierarquia dos capitães, a par de Hjulmand e Daniel Bragança.

Trocar o certo pelo incerto 

Acresce um outro fator de peso: se o camisola 25 for vendido, não havendo já Coates nem Neto, o Sporting terá de voltar ao mercado por um central, com tudo o que isso implica em termos de investimento e de integração de mais um reforço, numa linha defensiva que já vai receber o belga Debast, contratado ao Anderlecht (por 15,5 milhões de euros mais 5,5 M€ dependentes de objetivos).

Aos argumentos do Sporting para segurar o jogador, junta-se a realidade das ofertas. Que até agora não existem. E assim, apesar de não estar colocado de parte, o salto para outro campeonato nesta janela de transferências parece hoje mais difícil. Com uma certeza: do ponto de vista do Sporting, Inácio é para manter.

As opções para o eixo

Recorde-se que o quadro de centrais dos leões, neste momento, é formado por Eduardo Quaresma, St. Juste, Diomande, Gonçalo Inácio, Debast e Matheus Reis (que também é opção para a ala esquerda). Fresneda também foi testado à direita da linha defensiva no particular com o Estoril.

João Muniz e Miguel Alves seguiram para estágio em Lagos mas o primeiro ainda poderá ser emprestado e o segundo deverá continuar integrado na equipa B.

Por Vítor Almeida Gonçalves
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting

Morita em gestão

Luis Suárez também assustou após um sprint e Trincão regressou com marcas no braço esquerdo

Notícias
Notícias Mais Vistas