”Foi com tristeza que tomei a decisão de terminar a minha carreira na selecção”, afirma o guarda-redes leonino que refere a intenção de permanecer em Alvalade até 2002. ”Agora, quero concentrar-me só no Sporting”
AGORA só o Sporting. Peter Schmeichel anunciou terça-feira o adeus à selecção da Dinamarca numa carta enviada à Federação daquele país. O guarda-redes leonino refere a intenção de jogar mais um ano no clube de Alvalade e depois abandonar a carreira profissional.
“Depois de 14 anos fantásticos e cheios de sucesso como internacional dinamarquês, foi com tristeza que tomei a decisão de terminar a minha carreira na selecção”, afirma Schmeichel.
Schmeichel garante agora total exclusividade para o clube de Alvalade. “Agora, quero concentrar-me só no Sporting com quem tenho contrato por mais um ano e meio”.
A vida de Schmeichel na selecção complicou-se depois de um golo muito consentido em Belfast, durante um jogo com a Irlanda do Norte. Nessa altura chegou a colocar-se a possibilidade de o guarda-redes sportinguista deixar logo ali a selecção. Mas Schmeichel fez declarações dizendo que pretendia estar presente no Mundial-2002. Mas agora colocou mesmo um ponto final.
Na carta de despedida, Schmeichel diz-se feliz por ter jogado ao lado de “grandes figuras do futebol dinamarquês”, e ter defrontado “muitas das maiores estrelas do mundo”.E não esquece os técnicos com quem trabalhou. “Agradeço a Sepp Piontek, Richard Moller Nielsen, Bo Johansson e Morten Olsen por terem confiado em mim”.
O “gigante” dinamarquês reconhece que o adeus aos palcos internacionais lhe vai criar “um vazio difícil de ultrapassar, mas terei de aprender a viver sem isso”.
Peter Schmeichel, de 37 anos, 128 vezes internacional pelo seu país, viveu o momento mais alto ao conquistar o Europeu de 1992 pela selecção dinamarquesa.
Na convocatória para o jogo particular com o Eire, em Dublin, no próximo dia 28 de Fevereiro, ontem divulgada, os guarda-redes eleitos por Morten Olsen são Thomas Soerensen (Sunderland), o sucessor do ”Grand Danois”, e Jesper Christiansen (Glasgow Rangers).
Reacções
Michael Laudrup (treinador adjunto da Dinamarca): “Schmeichel continua a estar entre os cinco melhores guarda-redes do mundo. A decisão de abandonar a selecção já estava tomada desde segunda-feira, depois de uma conversa com o conselheiro dele, Ole Frederiksen. Os problemas físicos, num dedo e num joelho, e as críticas dos media, podem ter pesado na sua decisão. Mas ele não quis revelar quais foram as razões”
Morten Olsen (seleccionador da Dinamarca): “Não contava com esta decisão. Mas respeito-a e até a compreendo. Terá o seu jogo de despedida no próximo dia 25 de Abril, em Copenhaga, num particular entre a Dinamarca e a Eslovénia”
Manuel Fernandes (treinador do Sporting): “É bom, muito bom que ele tenha tomado essa decisão. Ainda não falou comigo sobre o assunto, mas penso que todos nós, cada vez mais, temos de nos concentrar no Sporting”
Carreira na selecção da Dinamarca
Internacionalizações: 128
Vitórias: 63
Empates: 33
Derrotas: 32
Primeiro jogo: Dinamarca-Grécia, 5-0 (20-5-87), apuramento para os Jogos Olímpicos
Último jogo: Dinamarca-Bulgária, 1-1 (11-10-2000), apuramento para o Mundial 2002
Golos sofridos: 112 (média de 0,88 por jogo)
Golos marcados: 1 de “penalty” no jogo de preparação para o Euro 2000 frente à Bélgica (2-2), no dia 3 de Junho de 2000
Vai atuar ao lado de Inácio face à baixa de Diomande num período de decisões
Extremo rumará à CAN, mas antes reuniu com a SAD do Sporting para fechar termos do novo vínculo, a assinar depois da prova
Evento decorreu após o treino de recuperação em Alcochete
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo