Leões vão em 7 jogos consecutivos sem marcar no ninho da águia, sendo que os últimos seis terminaram em derrotas...
11 horas e 58 minutos. É este o longo tempo de seca do Sporting no Estádio da Luz em jogos a contar para o campeonato, um palco fatídico para os leões nas últimas temporadas, onde não só não conseguem vencer desde 2006 como também não conseguem fazer as redes abanar desde 2007. Desta feita, nem mesmo a parelha formada por Montero e Slimani conseguiu recriar aquilo que Liedson foi o último a fazer no ninho da águia.
O peso que o Sporting levava nos ombros para o dérbi já mostrava que, historicamente, iria ser difícil vencer na Luz. Desde a temporada de 2008/2009 para cá, o Benfica venceu todos os encontros da liga diante dos leões, sendo que é curioso o facto de a fórmula ter sido quase invariavelmente a mesma: 2-0 em cinco dos seis encontros, com um triunfo magro, por 1-0, na época de 2011/12, então com um golo de Javi García.
Relacionadas
Antes disso, em 2007/08, os leões conseguiram aguentar o ataque dos encarnados para empatarem a zero na Luz, sendo que também se registou uma igualdade no embate de 2006/07. Nesse encontro, Liedson conseguiu a raridade de marcar ao Benfica, logo aos 2’, antes de Fabrizio Miccoli fixar o resultado final ainda na 1.ª parte. Aí estava o último golo que o Sporting marcava na Luz até agora.
Já só é preciso haver mais dois minutos de dérbi no ninho da águia para o Sporting cumprir meio dia de futebol sem fazer as redes adversárias balançarem. Para se ter noção do tempo que já passou, não há um único jogador convocado para esse jogo da temporada de 2006/07 que ainda esteja ou no Benfica ou no Sporting. Resta saber quem será o próximo Liedson.
De Postiga a Djaló
Mudam-se os tempos… mantém-se a seca leonina na Luz. Liedson deixou várias vezes a cabeça de Luisão e companhia em água, mas nem mesmo o avançado brasileiro conseguiu resolver o quebra –cabeças, na Luz, nos últimos 4 jogos ao serviço do Sporting. Mas não foi o único avançado a ficar a olhar para o céu perante a ineficácia na casa do rival.
Alecsandro, Yannick Djaló, Hélder Postiga, Derlei, Carlos Saleiro, Ricky Van Wolfswinkel, Valeri Bojinov, Valentín Viola, Fredy Montero e Islam Slimani. O rol de “homens-golo” que não conseguiram superar ora Quim, ora Roberto, ora Artur, ora Oblak continua a crescer, sem que uma fórmula de sucesso seja encontrada pelos vários técnicos que passaram pelos leões.
Seca do Sporting na Luz
Cardozo é o artilheiro de serviço
Enquanto o Sporting não marca, o Benfica tem aproveitado para vencer. Não é novidade nenhuma que o Sporting é uma das vítimas preferidas de Oscar Cardozo, já que o paraguaio marcou 11 golos aos leões, sendo que três deles surgiram nesta série que os verde e brancos não têm conseguido contrariar. O Tacuara marcou em 2009/10 e em 2010/11, mas os seus golos até nem têm sido precisos – só na Liga, já que foi preciso um hat-trick para resolver o embate da Taça de Portugal este ano.
A completar a lista de artilheiros contra o Sporting na Luz estão Reyes, Sidnei, Aimar, Javi García, Salvio, Lima, aos quais se juntam os golos de Gaitán e Enzo Pérez esta noite. De uma forma ou de outra, os encarnados têm arranjado sempre forma de conquistar os três pontos em casa, sempre sob o signo do 2-0, fora aquele único 1-0 em 2011/12.
Camisola 8 foi o principal destaque da vitória leonina no Minho
Leões estiveram a perder mas voltam às vitórias com Luis Suárez a marcar o golo decisivo
Médio do Sporting foi decisivo na vitória diante do Famalicão e ganhou prémio de homem do jogo
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de António Nobre
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra