Agente do jovem esquerdino analisou a sua evolução no Sporting
Num extenso artigo publicado esta sexta-feira no diário italiano 'Tuttosport', Geovany Quenda mereceu rasgados elogios pela sua evolução na época de estreia como sénior no Sporting, ao ponto de ser comparado a Lamine Yamal, jovem talento do Barcelona que se encontra já noutro patamar. Ora, o esquerdino de 17 anos dos verdes e brancos é visto como um possível futuro 'Golden Boy', numa análise em que foi alvo de um paralelo com o craque dos culés.
"Quenda tem muitas semelhanças com Lamine Yamal, a partir do ano de nascimento (2007), as origens africanas (Marrocos e Guiné Equatorial para Yamal; Guiné Bissau para Quenda), a função de ala direito com o pé preferido esquerdo e também pelo impacto de ambos nos respetivos clubes. Este início de temporada tem sido deslumbrante e mereceu a primeira convocatória para a Seleção nacional", aponta o jornal desportivo transalpino, num artigo em que teve também o ponto de vista do empresário de Quenda, Igor Campedelli.
Relacionada
"O agente é italiano, Igor Campedelli, de 50 anos, foi presidente do Cesena e depois de ter sido um dos acionistas do Olhanense, mudou-se para o Porto onde fundou a agência ‘Sferico Sports Management’", lembra a publicação sediada em Turim e que é responsável pela nomeação e entrega do galardão de 'Golden Boy', ao ponto de ter solicitado a Igor Campedelli uma opinião sobre esta evolução repentina de Quenda na alta roda do futebol.
"Uma opinião clara sobre Quenda: é um talento especial, gosta de criar desequilíbrios e adora situações de um para um. Tem personalidade e versatilidade. Irreverente. É um menino humilde, com uma família que lhe ensinou os valores da vida, mas em campo não tem medo de ninguém. Tem fome de vitórias, é obcecado, no bom sentido da palavra, pelo sucesso. Só pensa em melhorar jogo após jogo e sonha ser campeão pelo Sporting. No último verão abdicou de duas semanas de férias para se apresentar em grande forma no Sporting", assume o empresário ítalo-brasileiro, antes de apontar os elementos na estrutura do Sporting que tiveram importância nesta aposta no esquerdino: "Tenho de dizer Paulo Gomes, diretor da Academia [do Sporting], Hugo Viana, o diretor-desportivo, Rúben Amorim, o treinador do campeão que o promoveu à equipa principal, e o presidente Frederico Varandas, que fixou a sua cláusula de rescisão em 100 milhões de euros."
Por sua vez, Campedelli abordou ainda o interesse crescente em Quenda nos últimos meses, uma vez que clubes como Manchester City e RB Leipzig têm observado o internacional sub-21 português. "É impossível fazer previsões sobre o futuro do Quenda. Mas não podemos esquecer que no mercado nada é impossível", frisou.
De resto, recentemente surgiu ainda uma parceria entre a Sferico Sports e a Polaris tendo em vista a representação de várias componentes ligadas a Quenda, algo explicado também pelo empresário de 50 anos. "Sim, temos uma parceria com a Polarias, gerida pelo Luís Correia e com associação à Gestifute, de Jorge Mendes. Eles gerem os direitos de imagem do Quenda. Encontrámo-nos no final de julho devido à transferência do Jota Silva do Vitória Guimarães para o Nottingham Forest. Eu tinha a representação do jogador e o Jorge Mendes a proposta do clube. Fiquei impressionado com o ‘modus operandi’. Ele é uma super máquina, super dotado do ponto de vista profissional. E coloca muita paixão no seu trabalho, mesmo já tendo feito história com transferências de impacto global. É uma honra e um prazer poder colaborar com um número 1 como ele", destacou.
Ioannidis segue pisadas de Suárez e também brilha. Parada e resposta deixa técnico feliz... e dividido
Mais de metade (43 em 85) dos jogadores da formação desde 2002 estrearam-se no seu consulado
Internacional belga revelou, ainda, o seu local de eleição em Lisboa e falou sobre os objetivos do clube na época
Na equipa principal já foram utilizados 85 jogadores formados em Alcochete
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League