O relvado de Alvalade será alvo de protecção especial, por forma a não ser danificado pelo concerto dos U2, que se realiza a 14 de Agosto e encerra a digressão Vertigo/2005, na qual a banda irlandesa divulga o álbum "How to dismantle an atomic bomb".
O director-geral da Sporting Comércio e Serviços, Pedro Afra, adiantou ontem nada temer relativamente à conservação do tapete verde. "O relvado estará superprotegido, pois será alvo de um cuidado especialíssimo, o que nos deixa descansados. A relva ficará impecável. No contrato connosco celebrado, a R & B, promotora do espectáculo, obriga-se a proteger a relva e a deixar o estádio em condições", referiu o dirigente, a propósito do evento, integrado no programa de comemorações do centenário do Sporting, celebração que tem início a 1 de Julho.
"A estrutura que suporta o palco não entra no relvado, sendo o peso dela suportado quase integralmente pelo fosso", acrescentou Pedro Afra, informando que o palco será montado no topo sul do estádio.
O escolhido
Elemento da R & B, promotora do espectáculo, Nuno Braancamp confirmou que os U2 foram cobiçados por outras cidades. "Inicialmente, pensámos no Dragão, em Coimbra e em Alvalade, mas só agora anunciámos a decisão, dado que o negócio apenas ficou fechado há uma semana", disse Braancamp, por ocasião da conferência de imprensa, realizada no auditório de Alvalade.
Também da R & B, Ana Braancamp deu mais tarde uma achega ao assunto. "Apesar de não ser uma imposição, os U2 manifestaram a vontade de tocar nas cidades principais de cada país. Foi isso que sucedeu neste caso", explicou, não levantando o véu sobre o montante do aluguer do recinto: "Posso adiantar-lhe que é bastante dinheiro..."
Da mesma produtora, Álvaro Ramos manteve o enigma. "Trata-se do maior concerto jamais visto em Portugal. É, também, o espectáculo mais caro de sempre realizado no nosso país", disse. Para não fugir à regra, Pedro Afra foi evasivo quanto ao aspecto económico. "O segredo é a alma do negócio", justificou.
Multifunções
A actuação dos U2, para a qual foram emitidos 48984 bilhetes, insere-se no projecto de multifuncionalidade do estádio. "Temos uma tradição de mais de 20 anos quanto a estes eventos. Intimista, o novo estádio passou no primeiro teste – o concerto de Phil Collins, em 2004. O dos U2 será o grande concerto de 2005", frisou Pedro Afra, exibindo um bilhete "cravado" à R & B.
No dia 14 de Agosto as portas do estádio abrem às 17 horas. Duas horas mais tarde entra em palco a primeira das duas bandas de apoio, ambas estrangeiras. Os U2 começam a tocar às 22 horas, finalizando uma digressão de 47 actuações, que tem início a 28 de Março, em San Diego, Estados Unidos.
Novo Alvalade pretende ser a Meca do Rock
Considerado a "Meca do Rock em Portugal", o velhinho Alvalade foi palco de inúmeros megaconcertos. Várias foram as bandas que arrastaram 60 mil pessoas ao estádio: Rolling Stones (em 1990 e 1995), Tina Turner, Dire Straits, Guns'n'Roses, Michael Jackson, Metallica, Prince e... U2 – em 11 de Setembro de 1997, a banda liderada por Bono fez Alvalade rebentar pelas costuras. Os Pink Floyd actuaram dois dias consecutivos no covil do leão no Verão de 1994. No cômputo de ambos os concertos passaram por Alvalade 85 mil pessoas. Por outro lado, o novo Alvalade estreou-se nestas andanças no Verão do ano transacto. Assistiram ao espectáculo de Phil Collins perto de 35 mil pessoas, marca que será estilhaçada pelos U2.
Bilhetes
A venda de bilhetes inicia-se 6ª-feira, às 10 horas, nos seguintes locais: Lojas FNAC (só para portadores do Cartão FNAC), ABEP e Agência Alvalade. Só é permitida a venda de quatro bilhetes por pessoa, à excepção dos camarotes. Os bilhetes podem ser adquiridos, a partir de 3ª-feira, em dez postos de abastecimento de combustível da BP, empresa que comercializa metade dos ingressos: Braga (Braga Dune); Porto (S. Roque da Lameira e Via Norte/Amieira); Gaia (Fojo); Aveiro (Varidauto – EN109); Lisboa (Aeroporto, Areeiro e Av. Índia); Setúbal (Ciprestes); Faro (Faro Norte – EN125).
... e mais bilhetes
Os sócios do Sporting com lugar vitalício têm direito a um convite (existem cerca de 500), que pode ser levantado na recepção do Edifício Visconde de Alvalade, entre 1 e 15 de Março (excepto aos fins-de-semana), mediante a apresentação do respectivo cartão. Os titulares dos lugares especiais têm direito de preferência na compra de um ingresso, entre 6ª-feira e domingo, nas bilheteiras sul do estádio. A pré-venda de bilhetes (quatro por cabeça) para os elementos do Clube de Fãs dos U2 (podem ser fãs estrangeiros), a realizar na internet, começa hoje e termina 6ª-feira.
Tabela de preços
Quem quiser assistir ao concerto dos U2 em Alvalade, o qual encerra a digressão Vertigo/2005, é obrigado a abrir os cordões à bolsa. Eis a tabela de preços para aquele que já é considerado o espectáculo do ano no nosso país: Camarote VIP (12 lugares marcados) – 146 euros; Camarote Poente (6 ou 8 lugares marcados) – 120 euros; Camarote Nascente (6 ou 8 lugares marcados) – 107 euros; Central VIP – 100,5 euros; Central Inferior – 81 euros; Lateral Inferior – 81 euros; Central Superior – 67 euros; Topo Superior – 54 euros; Topo Inferior/Relvado – 54 euros.
Evento decorreu após o treino de recuperação em Alcochete
Presidente da República destaca anos de "dedicação, serviço e devoção" ao Sporting
Uruguaio bisou na goleada por 6-0
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo