A renovação do contrato de Leonardo Jardim ganhou prioridade na agenda de Bruno de Carvalho. Já com tudo o que diz respeito à época atual perfeitamente definido, o líder do emblema verde e branco está determinado em definir um processo considerado pela estrutura que lidera – Augusto Inácio e Virgílio Lopes incluídos – como fundamental para o projeto desportivo em curso.
O trabalho realizado pelo treinador madeirense deixou excelentes indicações aos responsáveis pelo futebol (para alguns elementos terá mesmo excedido as expectativas), mas em Alvalade há igualmente a noção de que a situação do técnico é seguida, com atenção, por outros emblemas... nacionais e estrangeiros.
Relacionadas
Neste contexto, de forma a evitar especulações e “ruídos de fundo” em torno do processo, o líder verde e branco pretende definir a continuidade de Jardim para lá de 2015... o mais rapidamente possível.
Antes da pré-época
A existência de uma cláusula de rescisão no contrato do treinador, fixada em 15 milhões de euros, deixa os leões tranquilos em relação a eventuais assédios. No entanto, Bruno de Carvalho já terá sido sensibilizado por algumas pessoas que o rodeiam para o perigo de iniciar a próxima época sem ter a renovação do treinador assegurada, uma realidade que poderia gerar níveis de instabilidade pouco desejáveis para um projeto no qual Leonardo Jardim é visto, tanto pela estrutura como, acima de tudo, pelo grupo de trabalho, como um elemento fundamental na estratégia desportiva.
Essa realidade está bem presente nas pessoas que gerem o futebol dos leões, os quais querem definir o dossiê Jardim antes do arranque da pré-temporada. Iniciar 2014/15 com a situação do treinador perfeitamente clarificada é visto como um ponto essencial para manter o rumo do projeto iniciado no verão e, nesse sentido, a palavra prioridade ganha visibilidade na agenda de BdC.
Muitos assuntos para definir
Aliás, o facto de, tal como Record avançou na sua edição de 2 de maio, existirem ainda várias situações para definir neste contexto, nomeadamente a duração do novo contrato, a revisão salarial do treinador ou os vértices do projeto desportivo para o futuro, faz com que as próximas semanas sejam profícuas em reuniões entre as várias partes envolvidas.
Neste momento existe abertura de ambos os lados para definir a continuidade do treinador, mas a verdade é que, enquanto isso não for efetivado, todos os cenários estão em aberto, sendo essa uma das razões para que o processo se torne prioritário em Alvalade. O contrato até 2015 e a cláusula de rescisão de 15 milhões de euros são uma salvaguarda, mas os leões sabem que no futebol... tudo é possível.
Próxima época em andamento
Independentemente da indefinição em torno do processo de renovação do treinador, a próxima época há muito que vem sendo definida pela treinador, em articulação permanente com os responsáveis pelos futebol (Bruno de Carvalho, Augusto Inácio e Virgílio Lopes). Contratações, dispensas, estágio, jogos de pré-época e datas são alguns dos detalhes que vêm sendo analisados, há já algum tempo, pela estrutura máxima do futebol verde e branco. Alvos como Pedro Tiba, Danilo Pereira ou Aly Ghazal, o regresso de João Mário, a dispensa de alguns jogadores e a venda de outros elementos, são assuntos que estão a ser discutidos há bastante tempo no reino de Alvalade. Aliás, como acontece em todos os clubes profissionais, os quais procuram agilizar todos os processos possíveis em relação ao futuro.
NÚMEROS
4 - Os países onde Jardim está particularmente bem referenciado: Grécia, pelo trabalho no Olympiacos; Itália, por sondagens anteriores; França, como mostra a associação a Marselha e Monaco; e Inglaterra, berço de rumores que dão conta do interesse do Nottingham Forest
1 - O madeirense nunca esteve mais de uma época em equipas de 1.ª divisão. Foi assim no Beira-Mar, Sp. Braga e Olympiacos. Os leões podem ser a exceção
3 - Os anos seguidos do técnico envolvido em projetos de Liga dos Campeões. O Sporting segue-se a Sp. Braga e Olympiacos
Treinador da Juventus satisfeito pese embora a igualdade (1-1)
Médio do Sporting foi titular no empate frente à Juventus, em Turim (1-1)
"Uma família", escreveu o Sporting numa fotografia partilhada nas redes sociais
Guardião instrumental na conquista do 7.º ponto na Champions. Leão saiu vivo de uma noite de sofrimento
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão