Lateral direito foi oficializado como reforço do Karagümrük, da Turquia
Tal como o nosso jornal noticiou, Ricardo Esgaio chegou a acordo com o Sporting para a rescisão de contrato, antes de ingressar num novo desafio, neste caso no Karagümrük, da liga turca. O lateral direito foi oficializado esta segunda-feira como cara nova do conjunto turco, isto depois de ter deixado derradeiras declarações ao universo sportinguista.
Antes de partir rumo à Turquia, em declarações à Sporting TV, Esgaio destacou o percurso pelos verdes e brancos. "É um orgulho vestir a camisola do Sporting. Quando cheguei cá, com 12 anos, tinha isso em mente. Consegui fazer durante 17 épocas e acho que se tem de pegar nisso, porque não são dois anos, são 17. O orgulho que tenho é ter conseguido atingir esse número", começou por assumir o jogador aos meios do clube, antes de reiterar.
"Tentei dar o máximo de mim pelo clube. Vou continuar a apoiar o clube e agradecer o apoio deles. Porque foram importantes para mim em certas ocasiões. Fico orgulhoso. Consegui conquistar tudo o que havia para conquistar pelo Sporting. Tinha um objetivo: não só as taças que ganhámos, que são importantes, mas ser campeão nacional pelo Sporting. Consegui ser duas vezes e obviamente que estou muito orgulhoso pelo meu trajeto aqui. Os títulos são sempre marcantes, mas quando fiz a minha estreia pelo Sporting também tenho mais uma memória na cabeça. Não era o Sporting de hoje em dia. Era mais difícil ainda chegar à equipa A, mas é uma memória que fica na cabeça", frisou.
Além disso, Esgaio vincou a importância do emblema de Alvalade na sua vida. "Tenho de estar orgulhoso, porque não foi um trajeto fácil. Cheguei à Academia com 13 anos, vim sozinho viver para a Academia, sabemos que nessa altura não é fácil e na altura o Senhor Aurélio Pereira ajudou-me bastante. Felizmente, com muitas coisas que ele me disse, consegui ficar cá, dar continuidade a isso e consegui chegar à equipa A do Sporting. Podem olhar para mim como um exemplo, de que sempre tentei ajudar o clube e ajudar os meus colegas. Em tom de brincadeira, mesmo quando os miúdos vêm aqui jogar connosco e treinar connosco, meto-me com eles para lhes dar um pouco de 'sangue' para quererem ganhar e não pensarem que as coisas são todas bonitas. Porque não o são. Tento passar um pouco isso. Quando as coisas estão bem, normalmente vão fluir. Mas nem sempre vamos estar por cima e é isso que temos de passar para eles. Sou um competidor, adoro competir e o meu objetivo é ganhar sempre. Sabemos que o Sporting entra em todos os jogos para ganhar", assumiu.
A terminar, o experiente lateral deixou um desejo para o que resta da época dos comandados de Rui Borges. "Desejo a maior sorte do Mundo, obviamente. Que voltem a dar o melhor deles, porque se derem o melhor deles, vão conseguir os objetivos que eles querem. E nunca perder o foco do que é a tarefa e o trabalho. Porque assim vão até ao mais alto nível. É o meu orgulho ver o Sporting da maneira que cresceu. Ver a maneira como evoluiu, como consegue bater-se de frente com qualquer equipa e que entra em todos os jogos para ganhar. Isso é o mais importante para mim e nós jogadores", expressou o ex-camisola 47 dos leões.
Como Record adiantou no domingo, o experiente lateral de 32 anos, que voltou a ficar de fora dos convocados do Sporting no clássico diante do FC Porto, estava perto de chegar a acordo com o emblema de Alvalade para rescindir contrato, um momento que antecede a saída para o projeto apresentado pelo Karagümrük, emblema recém-promovido à 1ª divisão turca esta época e que ocupa a 11ª posição da liga do país.
De resto, em cima da mesa, Esgaio tinha duas propostas oriundas do Brasil e outras duas provenientes da Turquia, mas acaba por rumar a um campeonato para onde já esteve perto de ingressar no último mercado de transferências de inverno.
O defesa de 32 anos encontra-se no último ano de contrato com os verdes e brancos e, fruto do pouco espaço que tinhas nesta fase nas opções de Rui Borges, acaba por deixar Alvalade.
De resto, o próprio Sporting despediu-se com um vídeo de homengem para Esgaio. "Obrigado por tudo! Serás sempre um de nós, Ricardo Esgaio!", expressou nas redes sociais.
Mudança de sistema por parte de Rui Borges beneficiou uns, mas prejudicou outros: camisola 72 ainda não foi utilizado em partidas oficiais de 2025/26
Reinou a diplomacia entre partes e ficou acordado que último ano de contrato do nipónico não trará surpresas de mercado. Leão... até ao fim!
Revelação do 'Mundo Deportivo', que acrescenta que Deco, diretor desportivo dos culé, reuniu no verão com o empresário do defesa do Sporting
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense