Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

18 setembro

FC Kairat Almaty

FC Kairat Almaty

Rochemback continua atento ao Sporting e destaca... Gyökeres: «Grande avançado, um alemão, né?»

Antigo médio dos leões elogia atual equipa e recorda tempos em Alvalade, com histórias ao lado de Cristiano Ronaldo

• Foto: Sporting CP

Mesmo a quilómetros de distância, Fábio Rochemback não esquece o 'seu' Sporting e mostra-se atento ao trajeto que a equipa orientada por Rúben Amorim tem vindo a realizar ao longo de 2023/24. Na 'torcida' pelo seu antigo clube, como o ex-médio brasileiro faz questão de enaltecer, 'Rocha' foi convidado do podcast 'Um assado para...' e, na entrevista concedida a Duda Garbi, deixou elogios à prestação leonina, nomeadamente a Gyökeres, sobre o qual nem tinha conhecimento de que se tratava de... um sueco.

"Pelo futebol, o Sporting foi o clube com quem mais me identifiquei de todos em que joguei na minha carreira. Não fui campeão [nessas épocas], mas ganhei a Taça de Portugal. Naquela época o FC Porto estava voando. Tinha muita gente de qualidade lá. O FC Porto era melhor, dava para ver facilmente. Naquela altura, em termos de valores, o Sporting estava atrás de Benfica e FC Porto. Mas hoje já não é assim: se olharmos para o campeonato português atualmente, o Sporting está na frente. Tem lá um ponta-de-lança, um grande avançado – um alemão, né? –… meu Deus! Nem sei de onde ele vem. Mas joga muito bem", apontou o brasileiro de 42 anos, que alinhou no emblema de Alvalade em dois períodos distintos (primeiro entre 2003 e 2005, emprestado pelo Barcelona; e mais tarde de 2008 a 2010, vindo da Premier League).

Na verdade, Rochemback chegou ao Sporting proveniente dos blaugranas, na sua primeira estadia em Portugal, sendo que coincidiu num plantel dos leões versão 2003/04 onde figurou, de forma algo curta, Cristiano Ronaldo. CR7 deixou a sua marca logo no jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, no verão de 2003, antes de partir para o Manchester United. Ainda assim, Rochemback recorda o potencial que já na altura Ronaldo demonstrava de leão ao peito.

"Portugal para mim é a segunda casa. Lá é diferente. E o Sporting é a minha segunda casa em Portugal. No jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, o Ronaldo destruiu com o jogo. Na semana a seguir, vai logo para o Manchester United. Fizemos esse jogo da inauguração e o Ronaldo saiu. Tinha muita força, pegava com a bola na frente e era muito diferente dos outros...", aponta o antigo internacional brasileiro, antes de recordar a forma como se encaixou no balneário dos verdes e brancos depois da experiência num Barcelona também de renome.

"Já cheguei bem com moral vindo do Barcelona. E o Cristiano Ronaldo a começar no Sporting. A pré-temporada foi na Suíça e já dava para ver que ele seria algo incrível. Sempre focado no treino, mesmo sendo miúdo e vindo da formação. O Sporting tinha jogadores com bastante nome e também tive respeito por eles quando cheguei. Criei uma identidade nova. É a minha segunda casa em Portugal, o Sporting", sublinhou.

Além disso, 'Rocha', como era carinhosamente tratado pelos adeptos sportinguistas, não deixa de brincar com as "várias épocas e vários estilos de cabelo" que apresentou no emblema de Alvalade, antes de recordar igualmente o período anterior no Barcelona. Aí, garante Rochemback, chegou a ver de perto a evolução de Messi nas camadas jovens dos culés. "O meu empresário era de Rosário e também ajudava o Messi antes de ele vir para o Barcelona. Tínhamos contrato com a Nike, então eu ia à loja da Nike com o Messi e podíamos comprar as roupas que quiséssemos. Quando estava no Barcelona, o Messi estava a subir na formação mas não cheguei a treinar com ele. Como tínhamos o mesmo empresário, à tarde ia ver os treinos do Messi. Ele fazia o que queria de toda a gente em campo", destacou o ex-médio.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas