Antigo médio dos leões elogia atual equipa e recorda tempos em Alvalade, com histórias ao lado de Cristiano Ronaldo
Mesmo a quilómetros de distância, Fábio Rochemback não esquece o 'seu' Sporting e mostra-se atento ao trajeto que a equipa orientada por Rúben Amorim tem vindo a realizar ao longo de 2023/24. Na 'torcida' pelo seu antigo clube, como o ex-médio brasileiro faz questão de enaltecer, 'Rocha' foi convidado do podcast 'Um assado para...' e, na entrevista concedida a Duda Garbi, deixou elogios à prestação leonina, nomeadamente a Gyökeres, sobre o qual nem tinha conhecimento de que se tratava de... um sueco.
"Pelo futebol, o Sporting foi o clube com quem mais me identifiquei de todos em que joguei na minha carreira. Não fui campeão [nessas épocas], mas ganhei a Taça de Portugal. Naquela época o FC Porto estava voando. Tinha muita gente de qualidade lá. O FC Porto era melhor, dava para ver facilmente. Naquela altura, em termos de valores, o Sporting estava atrás de Benfica e FC Porto. Mas hoje já não é assim: se olharmos para o campeonato português atualmente, o Sporting está na frente. Tem lá um ponta-de-lança, um grande avançado – um alemão, né? –… meu Deus! Nem sei de onde ele vem. Mas joga muito bem", apontou o brasileiro de 42 anos, que alinhou no emblema de Alvalade em dois períodos distintos (primeiro entre 2003 e 2005, emprestado pelo Barcelona; e mais tarde de 2008 a 2010, vindo da Premier League).
Na verdade, Rochemback chegou ao Sporting proveniente dos blaugranas, na sua primeira estadia em Portugal, sendo que coincidiu num plantel dos leões versão 2003/04 onde figurou, de forma algo curta, Cristiano Ronaldo. CR7 deixou a sua marca logo no jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, no verão de 2003, antes de partir para o Manchester United. Ainda assim, Rochemback recorda o potencial que já na altura Ronaldo demonstrava de leão ao peito.
"Portugal para mim é a segunda casa. Lá é diferente. E o Sporting é a minha segunda casa em Portugal. No jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, o Ronaldo destruiu com o jogo. Na semana a seguir, vai logo para o Manchester United. Fizemos esse jogo da inauguração e o Ronaldo saiu. Tinha muita força, pegava com a bola na frente e era muito diferente dos outros...", aponta o antigo internacional brasileiro, antes de recordar a forma como se encaixou no balneário dos verdes e brancos depois da experiência num Barcelona também de renome.
"Já cheguei bem com moral vindo do Barcelona. E o Cristiano Ronaldo a começar no Sporting. A pré-temporada foi na Suíça e já dava para ver que ele seria algo incrível. Sempre focado no treino, mesmo sendo miúdo e vindo da formação. O Sporting tinha jogadores com bastante nome e também tive respeito por eles quando cheguei. Criei uma identidade nova. É a minha segunda casa em Portugal, o Sporting", sublinhou.
Além disso, 'Rocha', como era carinhosamente tratado pelos adeptos sportinguistas, não deixa de brincar com as "várias épocas e vários estilos de cabelo" que apresentou no emblema de Alvalade, antes de recordar igualmente o período anterior no Barcelona. Aí, garante Rochemback, chegou a ver de perto a evolução de Messi nas camadas jovens dos culés. "O meu empresário era de Rosário e também ajudava o Messi antes de ele vir para o Barcelona. Tínhamos contrato com a Nike, então eu ia à loja da Nike com o Messi e podíamos comprar as roupas que quiséssemos. Quando estava no Barcelona, o Messi estava a subir na formação mas não cheguei a treinar com ele. Como tínhamos o mesmo empresário, à tarde ia ver os treinos do Messi. Ele fazia o que queria de toda a gente em campo", destacou o ex-médio.
Internacional georgiano do Sporting assistiu ao Legends Charity Game
Benat Prados sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo
Equipa do Cazaquistão sai de Almaty dentro de algumas horas, às 2h40 portuguesas da próxima madrugada
Geny, Nuno Santos e Daniel Bragança estão fora das contas para o jogo de quinta-feira. Morita dúvida até ao fim
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe