As declarações do treinador do Sporting depois da vitória por 3-0 sobre o Ath. Bilbao, onde abordou a saída de Coates, a exibição dos leões e outros temas
Rúben Amorim analisou este sábado, depois da vitória do Sporting sobre o Ath. Bilbao para o Troféu Cinco Violinos (3-0), a pré-temporada dos leões, assim como as perdas de Coates, Neto, Adán e Paulinho, que deixaram o clube. À Sport TV, o treinador leonino considerou que a equipa está "no bom caminho".
Foi um bom teste para fechar a pré-época?
Relacionadas
"Sim, contra uma excelente equipa. O jogo teve muito ritmo e isso é sempre importante. Vamos ter a Supertaça com um jogo dividido de início de época e a parte física é sempre importante. Quem entrou mostrou vontade de jogar. Perdemos algumas bolas, mas depois reagimos bem, tivemos mais oportunidades e controlámos o jogo. Estamos num bom caminho".
Está confiante para a próxima época? Balanço?
"Estamos sempre confiantes, mas sabemos das dificuldades. Depois a pressão é totalmente diferente, há mais medo de errar. Sabemos que é um mundo diferente a competição e por isso é que é mais difícil. Fizemos um bom estágio, tivemos muitos jovens connosco e tiveram todos espaço para jogar. Fizemos pelo menos dois jogos de 90 minutos. Nuno Santos faz-nos muita falta, St. Juste também, mas teremos outros para colmatar as ausências".
Sporting perde algumas referências... Como está o plantel? O que significou a despedida de Coates?
"Fico muito feliz porque o Seba deu muito ao clube e passou uma fase difícil, é sempre bom até para o resto da vida os jogadores saírem por cima. Neto, Paulinho deram-nos muito, mas há ciclos que temos de mudar. Seba foi uma coisa diferente, não foi planeada. Há coisas na vida pessoal que temos de entender e o Seba ganhou o direito de decidir. Até na mesa da refeição é difícil olhar e perder tantas referências. A média de idades baixou mas isso também é entusiasmante. O público ajudou muito. Alguns jogadores terão de crescer e têm de estar prontos para isso".
Do que viu na pré-época, Sporting está melhor do que Benfica e FC Porto?
"Não vi, dei uma vista de olhos no FC Porto mas do Benfica não vi nada. Teremos tempo para fazer a avaliação. Estava muito focado na avaliação da nossa equipa, mas os jogos da pré-época valem o que valem. É um mundo diferente. Estamos preparados para o jogo e vamos ser competitivos".
À Sporting TV:Muitas saudades de estar em Alvalade?
"Sim, o nível está igual nas bancadas, as pessoas a receberem-nos. Dá sempre saudades. Num bom ambiente, num bom momento, mas já no passado tivemos maus momentos e este ambiente em Alvalade é sempre uma constante. É sempre um prazer voltar a casa".
Análise à pré-temporada
"Acima de tudo, muita competição para ganhar um lugar na equipa. As exibições foram crescendo e isso é sempre bom, não houve um começo muito forte e depois um baixar. Foi contínuo o nosso crescimento, criámos alguns laços e isso era importante porque saíram peças importantes da liderança do grupo. Há uma liderança nova e um ambiente muito saudável, assim como muito talento na juventude. O futuro do Sporting é este ambiente e os valores da formação, mas agora entramos no mundo da competição e temos de ganhar".
Inácio foi o mais velho da defesa...
"Nós esquecemo-nos que o Inácio é um miúdo, mas o importante é a maturidade de todos eles. Não interessa a idade, o que interessa é a capacidade que demonstram no dia-a-dia".
Quenda tem 17 anos...
"É algo que também já falámos internamente, na ligação formação-futebol profissional. Às vezes podemos acelerar alguns jogadores, o Quenda o ano passado quase não passou pela B. Tem muito talento, é muito maduro e entende o jogo como um adulto. Tem muito para crescer, obviamente, mas acho que fez um excelente jogo e temos ali jogador".
Kovacevic e Debast
"Apesar de tudo, as caraterísticas [são importantes]. Adán saiu, veio o Vladan. Pinto e Israel têm caraterísticas modernas. Acertámos nas caraterísticas, mas tem muito para melhorar. O Zeno é olhar para o talento que tem. Vai ter jogos diferentes onde as equipas não vão pressionar tanto, vão estar baixas, e aí vai aparecer um ou outro defeito. Mas olhando para o jogo, diria que o scouting acertou".
Morten com a braçadeira... É estranho chegar ao treino e não ver Seba, Paulinho ou Neto?
"Saíram os que estavam cá desde o primeiro dia, é uma renovação constante. Mas fico feliz por terem saído num momento feliz. O Morten já era capitão sem ser capitão, mas queria também realçar o Nuno Santos. Mesmo sem a braçadeira tornou-se capitão, mas o treinador só pode escolher três. Agora é que vai começar a competição e precisamos de todos".
Época arranca com a Supertaça...
"Queremos começar bem, crescer nas exibições. Sabemos que o FC Porto é uma equipa muito adulta e que, apesar de ter mudado de treinador, tem um treinador muito bom, que conhece muito bem a equipa. Ganharam a Taça de Portugal e desta vez queremos vencer".
Estádio Aurélio Pereira vai ter novo tapete verde. UEFA oficializou jogo com o Kairat Almaty na casa das seleções nacionais
Médio somou 167 minutos pela seleção antes de voltar ao trabalho no Sporting
Esquerdino do Sporting foi utilizado ao longo de 69 minutos no último jogo desta pausa FIFA
Central do Sporting foi totalista nas duas 'chapas 6' que a Bélgica aplicou frente ao Liechtenstein e Cazaquistão
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense