Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Samir Tawab, advogado do atleta, confirmou a Record o sucesso do negócio...
Nas últimas horas da passada 4.ª feira, tudo estava bem encaminhado para que Shikabala rumasse a Lisboa no dia seguinte, para rubricar um contrato de quatro épocas e meia com o Sporting. Contudo, as declarações de Abdelrahman Magdy, suposto representante do jogador, que confirmavam a transferência, “alertaram” o Zamalek (ex-clube do atleta) que o destino seria o leão.
Aí, o emblema do Cairo pôs vários entraves ao negócio, obrigando mesmo a que o atacante chegasse a um acordo que previsse um ressarcimento aos magrebinos. Só que a vontade do jogador falou mais alto e, após várias horas de reunião com Kamal Darwish, presidente dos royals, a luz verde acendeu-se: Shikabala chega hoje a Lisboa, acompanhado pelo seu advogado Samir Tawab e bem a tempo de ficar inscrito.
Relacionadas
Em declarações a Record, o jurista revelou as muitas dificuldades em torno do processo, mas no fim confirmou a mudança para Alvalade. “Sim, levantaram-se alguns problemas, mas está tudo mais do que encaminhado. Estamos a acertar os últimos pormenores entre o Zamalek e o jogador, mas amanhã [hoje] estamos em Lisboa para assinar o contrato”, sublinhou.
Ginástica
Os contornos do negócio exigiram da parte dos representantes do atleta alguma ginástica. Mesmo já não existindo ligação entre futebolista e Zamalek, a verdade é que os egípcios pediram que fosse despendida a quantia que, em 2006, foi paga ao PAOK, para que Shikabala voltasse ao Cairo. Ficou então acordado que os tais 500 mil euros teriam de ser pagos em prestações (num período máximo de ano e meio) e que 5% do salário que este passará a auferir em Alvalade, num mínimo de 100 mil euros, entrasse também nos cofres magrebinos. Mais: mesmo tendo vários meses de salários em atraso, referentes ao último ano que passou no Egito, o criativo abdicou da quantia para rumar a Portugal. Por último, a única condição que envolve o Sporting: compromete-se a garantir o cumprimento dos pagamentos acordados, funcionando como... “fiador”.
No total, Shikabala terá de ressarcir o ex-emblema em 600 mil euros, numa transferência que fez correr rios de tinta no Egito, mas que termina com todas as partes satisfeitas. No último dia de mercado, Jardim vai mesmo receber mais uma opção para o sector avançado.
O ACORDO
1 - Shikabala abdica da verba que o Zamalek lhe devia
2 - Tem de pagar ao clube
500 mil euros, em prestações, como compensação pelos gastos do Zamalek quando o contratou ao PAOK
3 - Paga 5 por cento do seu salário, num mínimo de 100 mil euros, durante os quatro anos e meio de contrato
4 - O Sporting compromete-se a garantir o cumprimento dos pagamentos acordados
CAN2015 pode levar jogadores
O mercado africano tem sido privilegiado pelos novos homens fortes do futebol verde e branco. Shikabala é o terceiro reforço nascido em África, depois de já terem sido contratados Islam Slimani (Argélia) e Salim Cissé (Guiné Conacri). Um filão por explorar e que poderá também acarretar dificuldades à equipa técnica leonina, caso estes dois países e o Egito se apurem para a fase final da Taça das Nações Africanas que decorre em Marrocos, entre 17 de janeiro e 7 de fevereiro de 2015. Serão, no mínimo, três semanas em que os jogadores estarão afastados da Academia de Alcochete.
Uma alcunha Made in Zâmbia
Na realidade, o novo reforço dos leões não se chama Shikabala, mas Mahmoud AbdelRazek Fadlallah. Trata-se, pois, de uma alcunha, atribuída quando começou a dar nas vistas nas camadas jovens do Zamalek. Qual a origem? Coincidência ou não, o facto é que a alcunha surge das comparações com outro Chikabala – sem esse –, internacional zambiano, que, na época 1990-91 representou o Marítimo, tendo realizado 18 jogos e apontado 2 golos. A imagem terá ficado de um já distante Zâmbia-Egito, do CAN92, que os zambianos venceram, por 1-0. Já se passaram 22 anos, mas a alcunha ficou.
NÚMEROS
4 - épocas e meia. Shikabala ficará vinculado ao Sporting até 2018. Com 27 anos, Alvalade apresenta-se como a derradeira oportunidade para o egípcio explodir, de uma vez por todas, num campeonato europeu
0 - De acordo com a imprensa africana, o Sporting não pagará nada pela transferência, já que os custos da mesma são suportados... pelo jogador
8 - jogos em 2013. Sem poder jogar até 1 de julho (problemas relacionados com o incumprimento do empréstimo ao Al Wasl), Shikabala cumpriu apenas seis jogos na Liga dos Campeões Africanos e dois pela seleção doEgito
Médio português pode chegar aos 150 jogos pelo clube, se for utilizado frente ao Santa Clara
Recebeu primeiro Frederico Varandas e depois André Villas-Boas
Médio chega com mais minutos nas pernas, depois do falhanço da Dinamarca. No entanto, isso não deve retirá-lo do onze frente ao Santa Clara
Estefânio Rúben revela que jogador da equipa principal dá-lhe "muita motivação"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida