Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Clube de Alvalade não esquece clássico no Dragão e denuncia situações ocorridas
Seguir Autor:
O clássico desta segunda-feira entre Sporting e FC Porto ficou marcado por várias polémicas extra-jogo. Desta feita, através de comunicado, o emblema de Alvalade reagiu às situações que ocorreram no Estádio do Dragão, revelando que irá vai apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra os dragões.
Entre várias situações vividas no recinto dos azuis e brancos, os bicampeões nacionais detalham alguns casos que sucederam tanto nas bancadas, nomeadamente no setor visitante, com a colocação de colunas de som na zona coberta por cortinadas, mas também no terreno de jogo e áreas técnicas, tais como balneário visitante e acesso a tais zonas.
"O que devia ser um dos melhores espetáculos desportivos da presente época desportiva transformou-se, de forma lamentável, mas não surpreendente, numa viagem a um tempo que o actual FC Porto – certamente por lapso – não abdica e faz questão de perpetuar: condicionamento da arbitragem, balneários sugestivamente decorados, percursos de acesso aos balneários alterados (propiciando o contacto do staff com os adeptos do FC Porto), climatização manipulada, bancadas condicionadas com tarjas e colunas de som, e até apanha-bolas maniatados para esconder as bolas do jogo e retirar as toalhas do guarda-redes do Sporting", começa por apontar o clube de Alvalade, antes de visar André Villas-Boas, com referências indiretas à presidência igualmente de Pinto da Costa no FC Porto.
"Estes acontecimentos constituem a demonstração plena de que "o passado nunca está morto, nem sequer é passado" e, quanto à propalada lufada de ar fresco, nem no ar condicionado. Trata-se, isso sim, do resultado de uma estratégia premeditada e há muito implementada, sempre com o mesmo actor principal, com impacto direto na verdade desportiva, na credibilidade das competições e na valorização do futebol, que sai, uma vez mais, seriamente prejudicado, naquele que é mais um episódio negro do futebol português", sublinharam os leões.
Relacionadas
Por fim, no comunicado publicado no site oficial, o Sporting garante que "continuará disponível para cooperar com todas as entidades, no sentido de garantir que episódios como os sucedidos no Estádio do Dragão jamais se repitam", deixando ainda um pedido à "Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol a assumirem as suas responsabilidades e a implementarem as medidas necessárias a esse desiderato".
Recorde-se que, no que diz respeito às condições do balneário visitante, o Sporting divulgou na segunda-feira imagens do balneário no Dragão forrado com páginas e manchetes de conquistas dos azuis e brancos, além de relatar a temperatura no máximo (e sem o interruptor a funcionar) no local onde os seus elementos se vestiram. Noutra perspetiva, os dragões garantiram que a decoração do balneário não teve como intenção provocar os verdes e brancos, já que as páginas de jornais (algumas inclusive por cima de urinóis) estão nesse sítio desde setembro de 2025. Já em relação à temperatura alta, apontam a "climatização centralizada".
De igual forma, nos minutos finais do clássico, foram visíveis apanha bolas a retirar as bolas e mecos das zonas designadas no terreno de jogo, colocando-as atrás dos painéis publicitários. Ainda no decorrer da partida, os elementos do banco do Sporting denunciaram o arremesso de paus de bandeiras ao banco visitante. Antes, no final do período de aquecimento, Morten Hjulmand encaminhava-se para o balneário quando levou com uma camisola do Atlético Madrid arremessada por um adepto dos azuis e brancos colocado junto ao túnel.
Por outro lado, já esta terça-feira, na sequência do clássico, o FC Porto avançou com uma queixa contra Hjulmand por eventual agressão no jogo da Taça de Portugal entre AVS SAD e Sporting.
Relacionadas
Leia o comunicado:
"Na sequência dos lamentáveis incidentes verificados por ocasião do jogo de ontem, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa que vai apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF contra o FC Porto.
O que devia ser um dos melhores espectáculos desportivos da presente época desportiva transformou-se, de forma lamentável, mas não surpreendente, numa viagem a um tempo que o actual FC Porto – certamente por lapso – não abdica e faz questão de perpetuar: condicionamento da arbitragem, balneários sugestivamente decorados, percursos de acesso aos balneários alterados (propiciando o contacto do staff com os adeptos do FC Porto), climatização manipulada, bancadas condicionadas com tarjas e colunas de som, e até apanha-bolas maniatados para esconder as bolas do jogo e retirar as toalhas do guarda-redes do Sporting CP.
Estes acontecimentos constituem a demonstração plena de que “o passado nunca está morto, nem sequer é passado” e, quanto à propalada lufada de ar fresco, nem no ar condicionado. Trata-se, isso sim, do resultado de uma estratégia premeditada e há muito implementada, sempre com o mesmo actor principal, com impacto direto na verdade desportiva, na credibilidade das competições e na valorização do futebol, que sai, uma vez mais, seriamente prejudicado, naquele que é mais um episódio negro do futebol português.
A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD agradece a todos os seus adeptos o apoio demonstrado, mesmo perante contextos adversos, e continuará disponível para cooperar com todas as entidades, no sentido de garantir que episódios como os sucedidos no Estádio do Dragão jamais se repitam, exortando a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol a assumirem as suas responsabilidades e a implementarem as medidas necessárias a esse desiderato."
Associação dos Jornalistas de Desporto havia denunciado "violação da lei" por parte do clube de Alvalade
Trata-se de um homem de 77 anos que fica impedido de entrar em recintos desportivos
Empresário, de 45 anos, vai entregar documentação na quinta-feira, a partir das 14h30, data limite segundo os estatutos
Clube de Alvalade não esquece clássico no Dragão e denuncia situações ocorridas
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais