O Sporting está empenhado em dar mais passos rumo à expansão e internacionalização da sua marca. Nesse sentido, ao que foi possível apurar por Record, está em cima da mesa a criação de uma nova Escola Academia Sporting (EAS) no continente africano, em concreto na Costa do Marfim, ou de um centro que replique o modelo da Academia de Alcochete, protocolo no qual o Sporting se comprometeria a prestar apoio nas diversas áreas de formação.
Nesse sentido, o responsável pelo pelouro estratégico, de marketing e operacional da SAD leonina, Miguel Cal, o diretor do desenvolvimento das relações internacionais, Nuno Cardoso, e o diretor de projetos desportivos, Diogo Gama, viajaram para aquele país africano em representação dos verdes e brancos. Em Abidjan, capital da Costa do Marfim, a comitiva leonina foi recebida por membros do governo local e, entre outras atividades, tem em agenda reuniões com o ministro do Desporto, Paulin Danhon, e com representantes da Federação de Futebol da Costa do Marfim.
Potencial identificado
De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, trata-se de um projeto que estava há já algum tempo idealizado pelo clube de Alvalade e que a atual direção acredita ter pernas para andar, pelo que foi tomada a decisão de ver na primeira pessoa quais as condições existentes, ao nível de infraestruturas e recursos humanos, e o potencial das mesmas.
Para além do interesse do Sporting em alargar fronteiras, o governo local está apostado em transformar o futebol de formação local. Por esse motivo, foi tido em conta o renome que as EAS usufruem um pouco por todo o mundo, uma vez que a rede nacional e internacional conta com mais de 50 infraestruturas, nas Américas, África ou Ásia. Por esse motivo, os leões surgem como um nome apetecível para servirem de modelo para a implantação de um novo centro de formação, a partir dos sub-13.
A este propósito, recorde-se que este país tem sido um mercado apetecível em Alvalade, comprovado pela recente contratação do médio Idrissa Doumbia, de 20 anos, a quem é perspectivado um elevado potencial.
Depois dos cafeteros já terem garantido o apuramento para o Mundial'2026, Néstor Lorenzo perspetiva mudanças no onze contra a Venezuela
Estádio Aurélio Pereira vai ter novo tapete verde. UEFA oficializou jogo com o Kairat Almaty na casa das seleções nacionais
Médio somou 167 minutos pela seleção antes de voltar ao trabalho no Sporting
Esquerdino do Sporting foi utilizado ao longo de 69 minutos no último jogo desta pausa FIFA
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense