Cisão-fusão com nova empresa para potenciar receitas do recinto e do museu
Num processo de cisão-fusão, a Sporting SAD tranferiu esta segunda-feira ativos avaliados em 148 milhões de euros para nova empresa Sporting Entertainment, num processo que conheceu a sua conclusão e que tem como objetivo a potenciação de receitas do recinto do clube de Alvalade, bem como do museu dos leões.
Ora, esta segunda-feira, foi registada a escritura pública de cisão-fusão da Sporting Clube de Portugal – Futebol,SAD (Sporting SAD), num processo que envolveu a transferência de ativos para uma nova entidade, no caso a Sporting Entertainment.
Em comunicado, a SAD liderada por Frederico Varandas aponta que "destacou parte do seu património, correspondente a todas as operações e atividades das unidades de negócio identificadas no Projecto de Cisão-Fusão incluindo todos os direitos de propriedade, direitos e ativos da Sporting SAD relativos (…) todos e quaisquer passivos, deveres e obrigações de qualquer natureza, resultantes de contrato ou da lei, estatutos ou outros, presentes ou futuros, efetivos ou contingentes, determinados ou indeterminados, e quer sejam incorridos conjunta ou solidariamente, a título principal ou de garantia, bem como os trabalhadores afetos às direções da Unidade de Negócio a Transmitir, o qual foi objecto de fusão na Sporting Entertainment (…) por recurso ao mecanismo da cisão-fusão, previsto no artigo 118.º, n.º 1, alínea c) do Código das Sociedades Comerciais, e de acordo com o regime simplificado previsto no artigo 116.º (ex vi do artigo 120.º) do mesmo diploma (a Cisão-Fusão)”.
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De resto, há que recordar que, já em julho passado, o Sporting tinha constituído oficialmente a Sporting Entertainment, uma nova sociedade anónima constituída para assumir a gestão e exploração comercial do Estádio José Alvalade e todo o seu ecossistema, registando um capital social de 50 mil de euros, além de ter como administradores Frederico Varandas, presidente e do clube e da SAD verde e branca, além de Francisco Salgado Zenha e André Bernardo, dois vice-presidentes da sociedade sportinguista.
Ainda em junho passado, à margem de uma Assembleia Geral do clube de Alvalade, este tinha sido um tema debatido entre os sócios dos verdes e brancos.
O objetivo da nova empresa - a Sporting Entertainment - passará pela administração, gestão, exploração e promoção, comercial e económica, do Estádio José Alvalade, suas instalações, todos e quaisquer espaços, nomeadamente, zonas comerciais, de lazer, áreas VIP, o Museu Sporting, bem como de outros recintos que sejam utilizados pela sociedade, incluindo todos os serviços, produtos e ofertas inerentes aos mesmos.
Além disso, a criação da Sporting Entertainment permitirá a separação de duas áreas de negócio do grupo verde e branco. Nesse sentido, a SAD liderada por Frederico Varandas estará responsável exclusivamente pela gestão do futebol profissional, enquanto a Sporting Entertainment ficará com a pasta ligada à vertente comercial e de exploração do Estádio José Alvalade.
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