A primeira aconteceu há 12 anos quando os leões foram derrotados em casa por 5-0 pelo Bayern Munique
O Sporting sofreu esta quarta-feira face ao Ajax (1-5) a segunda derrota caseira mais pesada da sua história europeia, depois do confronto com o Bayern Munique, dos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2008/09.
Há 12 anos, na única vez que lograram ultrapassar a fase de grupos, os leões foram goleados em casa por 5-0 pelos bávaros, em 25 de fevereiro de 2009, e, em Munique, em 10 de março, ainda conseguiram perder por mais, por 7-1. O total deu 12-1, a maior diferença de sempre numa eliminatória da Champions.
Relacionadas
Depois desse duelo, os leões nunca mais tinham sofrido cinco golos num jogo, o que voltou a acontecer hoje, culpa essencialmente do estreante marfinense Sébastien Haller, autor de quatro golos, e do brasileiro Antony, com três assistências.
Os piores resultados do Sporting depois do pesadelo bávaro tinham acontecido nas duas últimas temporadas, com dois desaires por 4-1, o primeiro no reduto do Basaksehir, após prolongamento, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de 2019/20.
Na época passada, já sob o comando de Rúben Amorim, os leões perderam em casa pelo mesmo resultado face aos austríacos do LASK Linz, resultado que ditou o afastamento da fase de grupos da segunda competição da UEFA, numa mão única.
Por três golos - sempre 3-0 -, o Sporting também perdeu no reduto dos húngaros do Videoton, então de Paulo Sousa, e na casa dos suíços do Basileia, em 2012/13, mais escandalosamente, na casa dos albaneses do Skënderbeu, em 2015/16, e uma primeira vez face ao LASK, na Áustria, em 2019/20.
Em casa, e além do 0-5 com o Bayern de 2008/09, o Sporting só havia sofrido cinco golos uma vez, e nessa mesma época, quando, na fase de grupos da Champions, caiu por 5-2 na receção ao FC Barcelona, que se viria a sagrar campeão europeu.
Comportamento dos adeptos custou caro aos leões
Técnico dos 'bês' leoninos perspetivou duelo da 8ª jornada da 2ª Liga
Extremo do Sporting recordou os principais momentos vividos em Alvalade após chegar aos 100 jogos
Internacional belga lesionou-se diante do Marselha e deve parar um mês
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos