Goleada concedida pelos leões em duas mãos frente ao Bayern (1-12) é o pior registo da história da competição
O Sporting tem um registo de três derrotas em três jogos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, sendo que, pior do que isso, é o parcial de um golo marcado e já 17 sofridos.
Nos três encontros nos 'oitavos', os leões sofreram um 0-5 na receção ao Bayern Munique e perderam por 1-7 na Alemanha, para um histórico 1-12, em 2008/09, e, já na presente época, voltaram a ser goleados por 0-5 em Alvalade, desta vez pelo Manchester City.
Relacionadas
A meio do confronto dos 'oitavos' com os citizens, o Sporting está, assim, virtualmente, eliminado, com o único objetivo a passar por tentar conseguir dar uma boa imagem no Etihad, na quarta-feira, e evitar, pelo menos, a repetição dos números 'trágicos' de há 13 anos.
Em 300 eliminatórias da Champions já finalizadas, desde 1992/93 (pós fase de grupos), o 1-12 do Sporting com o Bayern Munique é recorde, e folgado, já que em que nenhum outro duelo a diferença foi sequer de nove golos.
Desta forma, mesmo um desaire por quatro golos de diferença colocará os leões na história, pelo lado errado: o clube de Alvalade ficaria a deter os dois piores registos em eliminatórias na história da competição.
Atrás do 12-1 do Bayern Munique ao Sporting, os registos da UEFA contam com quatro vitórias globais por 10-2, a primeira das quais conseguida pelo Lyon, face ao Werder Bremen (3-0 fora e 7-2 em casa), nos oitavos-de-final da temporada 2004/05.
Depois, repetiram os feitos o FC Barcelona, face ao Bayer Leverkusen, em 2011/12 (3-1 fora e 7-1 em casa, com cinco de Messi), o Bayern Munique, frente ao Arsenal, em 2016/17 (5-1 em casa e 5-1 fora), e, mais recentemente, o Manchester City, perante o Schalke 04, em 2018/19 (3-2 fora e 7-0 em casa).
Na primeira mão, em Alvalade, em 15 de fevereiro, o internacional luso Bernardo Silva foi a estrela, com dois golos (17 e 44 minutos), pertencendo os restantes ao argelino Mahrez (sete), Foden (32) e Sterling (58).
Em 2008/09, face ao Bayern Munique, marcaram em Lisboa o francês Franck Ribéry (42 e 63 minutos, o segundo de penálti, Miroslav Klose (57) e o italiano Luca Toni (84 e 90+1).
Estes dois resultados são ex-equo as derrotas mais pesadas sofridos em casa pelo Sporting nas taças europeias de futebol.
Na Alemanha, na segunda mão, os leões conseguiram marcar o que é ainda o seu único golo em 'oitavos' da Champions, aos 42 minutos, por intermédio de João Moutinho, que seria vendido ao FC Porto.
Pelo Bayern, faturaram Lukas Podolski (oito e 34 minutos) o brasileiro Anderson Polga (39, na própria baliza), Bastian Schweinsteiger (43), o neerlandês Mark van Bommel (73) Miroslav Klose (82, de penálti) e Thomas Müller (90).
"Temos de concluir que não revelámos capacidade para jogar nesta fase da Liga dos Campeões", sentenciou, então, Paulo Bento, após o jogo de Munique.
O encontro entre o Manchester City e o Sporting, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, está marcado para quarta-feira, pelas 20h00, no estádio Etihad, em Manchester, Inglaterra.
Avançado do Sporting partilhou fotografias de um almoço com a mulher Carolina e o filho de ambos, o pequeno Charlie
Avançado bisou contra o E. Amadora, num jogo "bem trabalhado", assumiu aos meios oficiais dos verdes e brancos
Namorada do craque do Sporting mostrou o seu orgulho pelo bom momento que este atravessa entre as quatro linhas.
Avançado vai estrear-se como titular frente ao Benfica. Investimento alto começa a pagar-se
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Pete