O SPORTING pode estar prestes a garantir a cedência a título de empréstimo do lateral-direito brasileiro César Prates. Segundo o nosso jornal apurou, o internacional "canarinho" é o escolhido para reforçar o lado direito do sector defensivo da formação leonina que em breve vai ficar sem o contributo do marroquino Saber (convocado para a CAN 200).
César Prates está actualmente no Corinthians, onde se sagrou campeão brasileiro na última quarta-feira, mas a verdade é que o clube paulista já não conta com o jogador, cujo passe ainda pertence ao Real Madrid. Prova disso mesmo foi o facto de os responsáveis técnicos do "Coringão" não terem inscrito o jogador para o Mundial de Clubes que se disputa no próximo mês em terras de Vera Cruz. Recorde-se que ainda há dias o presidente da SAD leonina, Luís Duque, deslocou-se a Madrid, onde terá ido tratar do assunto com os responsáveis do clube madrileno, detentores do passe do atleta.
Apesar de ter sido titular durante a maior parte da temporada, César Prates perdeu o lugar para Índio. Nos últimos dias o Corinthians garantiu ainda a contratação de Daniel ao Ponte Preta, um defesa-direito que se tornou numa das grandes revelações do campeonato brasileiro.
Desta forma, o Sporting interessou-se pelo jogador que também já chegou a estar nas cogitações de Benfica e FC Porto. O Real Madrid também não quer o atleta, que está livre para escolher o seu próximo clube. Resta agora ao clube de Alvalade acertar agulhas com o jogador para que este ingresse na formação leonina nos mesmos moldes do seu compatriota André Cruz, ou seja, sem qualquer encargo financeiro para a equipa comandada por Augusto Inácio.
Assim, depois das contratações de André Cruz e Mbo Mpenza, Augusto Inácio apresta-se para receber mais uma prenda de um Pai Natal que este ano em Alvalade parece estar mais generoso do que nunca. As razões são conhecidas: no próximo mês de Janeiro quatro jogadores leoninos vão estar ausentes devido a compromissos com as respectivas selecções nacionais.
Quiroga e Duscher vão estar ao serviço da selecção olímpica argentina, Saber e Ayew vão participar na CAN 2000 pelas selecções de Marrocos e Gana, respectivamente, pelo que o treinador leonino, atento à situação, pediu à SAD, para remediar a perda momentânea destes jogadores, o reforço do plantel. O Sporting termina o ano em segundo lugar apenas a um ponto do FC Porto, e em Alvalade a esperança é grande em que esta temporada o clube leonino possa chegar ao almejado título.
ANDRÉ CRUZ E MBO MPENZA
Com a contratação de André Cruz, que actua no Torino, o Sporting remedeia a ausência de Quiroga e Duscher, na medida em que o internacional brasileiro tanto joga a central como a médio defensivo. André Cruz vem para Alvalade em regime de empréstimo até Junho, embora os leões fiquem com o direito de opção.
Record sabe que o jogador brasileiro vai auferir um ordenado mensal de 20 mil contos, que passa a ser o mais alto do plantel leonino, e que esta foi a única situação que os responsáveis do Torino colocaram ao Sporting como condição para garantir o internacional “canarinho”. André Cruz, já no Torino, era o jogador mais bem pago do plantel.
Quanto ao internacional belga Mbo Jérome Mpenza, de 23 anos, o mais velho dos Mpenza - o irmão mais novo, Emile, também joga no Standard Liège -, a sua contratação visa colmatar a ausência de Ayew, em Janeiro ao serviço da selecção ganesa na CAN 2000.
Segundo conseguimos apurar, o avançado belga, que tinha contrato com o Standard Liège até 2003, vai assinar por quatro anos num negócio que custou ao Sporting cerca de 700 mil contos.
Quer André Cruz como Mbo Mpenza são esperados esta semana em Alvalade para serem apresentados.
QUEM É QUEM
Nome: César Luís Prates
Local e data de nascimento: Aratiba, 8 de Fevereiro de 1975 Altura: 1,70 m
Peso: 72 kg
Clubes: Internacional de Porto Alegre (1995-96), Real Madrid (1997-98), Botafogo (1997), Vasco da Gama (1998-99) e Corinthians (1999)
Selecção brasileira: 2 internacionalizações
Títulos: campeão gaúcho em 1995 (Internacional), campeão brasileiro em 1999 (Corinthians)
GOMES FERREIRA e JOÃO RUI RODRIGUES
Como a saída do ex-treinador para o United passou de rumor distante a facto consumado em poucas horas; adeptos (ainda) não perdoaram
Lateral espanhol confessa que no Sporting "é tudo magnífico", desde os seus colegas de equipa aos adeptos
Acompanhe todas as incidências do encontro
Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em ação
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN