Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Torcida Verde indignada pela multa ao Sporting na homenagem a Vítor Damas

A claque leonina pede alterações na regulamentação

• Foto: Luís Manuel Neves

A claque do Sporting, Torcida Verde, está indignada com a multa de 1530 € aplicada ao Sporting pela exibição de uma tarja evocando a memória do antigo guarda-redes leonino, Vítor Damas. O grupo organizado de adeptos, em comunicado, alerta para os regulamentos atuais que consideram ser de "caráter censuratório" e lamenta as leis que penalizam os clubes de uma forma que consideram injusta. Recorde-se que qualquer tarja 1X1 M exibida fora da área ZCEAP resulta automaticamente em coimas para os clubes nacionais.

A Torcida Verde publicou um manifesto sobre esta situação que pode aqui ler na íntegra:

"A Liga impõe multa por faixa de tributo a Vítor Damas! No jogo disputado em Alvalade com o Aves, a Torcida Verde evocou o mítico guarda redes Vítor Damas. A partir do minuto 12, foi exposta a faixa "Vítor Damas, um de nós, 8-10-47*13-9-03". De forma implacável, a Liga impôs uma multa pela exposição desta faixa, com o argumento desta exceder o limite regulamentado fora das ZCEAP. Desta realidade torna-se evidente o caráter censuratorio dos agentes do futebol moderno, perante a evocação de um dos símbolos eternos do futebol nacional. A interdição da entrada nos estádios de bandeiras, estandartes, faixas, tambores, megafones, expõe de forma evidente o processo de transformação dos estádios em futuros cineteatros onde os adeptos serão meros clientes, expurgados do elementar direito/dever de participação e intervenção! Os estádios sempre foram locais de agregação e de participação popular. Com todas as interdições em vigor, emerge a institucionalização da censura.

Na Torcida Verde, "o silêncio nunca foi o nosso idioma" (faixa em Alvalade 2020) pelo que continuaremos a pugnar pelas formas de expressão e manifestação consagradas pela constituição da república portuguesa. Não nos iremos inibir de intervir, porque como expusemos numa faixa numa deslocação a Tondela em 2017/18:'PIOR QUE A CENSURA É A AUTOCENSURA!'.  Com todas essas interdições nunca será exagerado afirmar:

'QUANDO TUDO FOR PROIBIDO, SEREMOS TODOS DELINQUENTES!' - Faixa exposta no exterior do estádio do Estoril no último jogo. Na Torcida Verde, constatamos que o objetivo dos donos da bola, será o total esvaziamento do carácter interventivo dos adeptos.

Com o argumento do regulamento das ZCEAP, o conteúdo de cada faixa deixa de interessar. Por outro lado, a imputação de multas pelos órgãos do futebol profissional, em consequência de regulamentos da AR, é uma clara exorbitação dos donos da bola que descobriram um novo filão com o negócio das multas de que o estado não recebe um euro. Concluímos este manifesto com uma mega faixa que expusemos, na denúncia do famigerado Cartão do Adepto: 'Quando uma lei é injusta, o correto é desobedecer!"

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas