O ENCONTRO de segunda-feira à noite, entre o Sporting e o E. Amadora, marca o regresso a Alvalade de dois guarda-redes que se conheceram precisamente de leão ao peito. Decorria a época 1995/96. Luís Vasco, que cumpria a sua segunda temporada em Lisboa, recorda ainda o ”puto” que chegou ao clube rotulado de ”grande promessa”.
”Era um miúdo muito tímido. Muito calado. Quase que tínhamos de lhe abrir a boca para lhe arrancar uma palavra”, lembrou o mais veterano, acrescentando que, agora, ”o miúdo até já manda umas bocas”.
Os destinos de Luís Vasco e Tiago separaram-se no final dessa temporada. O nazareno rumou a Chaves, onde permaneceu duas temporadas. O torreense continuou em Alvalade, na sombra de De Wilde, até se afirmar, em definitivo, como primeiro guarda-redes do Sporting.
No início desta temporada, Luís Vasco e Tiago reencontraram-se na Reboleira.
O REGRESSO
Encontros e desencontros curiosos que assumem actualidade na véspera da deslocação do E. Amadora à casa dos leões.
É que, ao abrigo do protocolo de cedência assinado entre os dois clubes, Tiago irá perder para Luís Vasco a titularidade conquistada no início da época. O guardião ainda com vínculo ao Sporting irá mesmo sentar-se no banco de suplentes por especial deferência dos responsáveis leoninos, que compreenderam as dificuldades criadas pela lesão de Pedro Duarte, o terceiro guarda-redes da turma da Reboleira.
Talvez por esse motivo e por se tratar de um encontro importante para as aspirações dos tricolores, nenhum dos dois guarda-redes do E.Amadora se mostrou, ao longo da semana, disponível para abordar o assunto.
UM ÚNICO TREINO
O E. Amadora prosseguiu, sábado, com apenas uma sessão de treino, pela manhã, a preparação com vista ao jogo de Alvalade. Durante o aprumo, Jorge Jesus voltou a insistir na recuperação defensiva e nos lançamentos rápidos para os homens mais avançados.
Foi, todavia, impossível definir o onze que o técnico do clube da Reboleira vai apresentar diante dos leões, tantas foram as alterações operadas durante os exercícios executados. Jogadores como Lázaro ou Rebelo estiveram diversas vezes de fora, eles que são pedras imprescindíveis nos esquemas de Jorge Jesus.
O que leva a crer que o treinador tem já na cabeça o onze a apresentar, mas que apenas na sessão de domingo, à porta fechada, limará as últimas arestas. Certas são as ausência de Serginho, que ontem voltou a realizar treino condicionado, e de Pedro Duarte, que, à imagem do sucedido nos últimos dias, nem se deslocou à Reboleira.
A sessão terminou com a realização de várias séries de lances de bola parada, protagonizadas por Hélder Quental, Kenedy, Leal e Gilberto.
Após o final da sessão de hoje, Jorge Jesus divulgará a lista de convocados para a visita ao reduto dos leões e decidir-se-á pela reaização, ou não, de um derradeiro treino, segunda-feira de manhã.
JOÃO LOPES
Preparado para recuperar lugar no ataque e alinhar no mínimo 60 minutos no dérbi. Benfica é o rival que mais vezes defrontou na carreira e dá-se bem como visitante
Jorge Faustino e Marco Ferreira antecipam qual pode ser a nomeação para o jogo entre Benfica e Sporting
Sporting de Rui Borges ganhou nove dos últimos 10 jogos, parte seguro para o ciclo, mas sem excessos de confiança perante calendário de dificuldade
Jantar e cerimónia no Hotel Sheraton, em Lisboa, será a 63.ª edição de um serão que vai distinguir destaques dos verdes e brancos
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen