Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Um clima comparável ao vivido por Soares Franco

Um dos casos mais famosos aconteceu em 2005, quando Pinto da Costa foi comparado ao Papa...

Um clima só comparável ao vivido por Soares Franco
Um clima só comparável ao vivido por Soares Franco • Foto: JOSÉ MOREIRA

O "ambiente hostil" esperado domingo, no Estádio do Dragão, faz com que o Sporting só se faça representar por Bruno de Carvalho e Inácio mas os dois vão estar no banco. Na tribuna não haverá qualquer dirigente leonino. Não será, contudo, a 1.ª vez que os dois clubes se vão defrontar em clima de guerra fria.

Um dos casos mais famosos aconteceu em 2005. Soares Franco era o presidente do Sporting e a troca de acusações com Pinto da Costa tinha subido de tom como há muito tempo não era visto.

Os dois presidentes envolveram-se numa polémica que começou em Malmoe, na Suécia, quando Soares Franco comparou Pinto da Costa ao Papa, recordando que João Paulo II estava entre a vida e a morte.

"Ouvi dizer que o Papa estava a morrer. Ele faz, esta semana, 25 anos de pontificado e o senhor Pinto da Costa já vai em 21", disse Soares Franco na véspera da 2.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA.

Pinto da Costa não demorou a responder: "Repudio e lamento que Filipe Soares Franco, não sei em que condições, tenha referido o nome daquele que considero o homem do século para, no meio de umas graçolas, dizer que o Papa está a morrer. Este senhor é indigno de representar Portugal, nem que seja numa comitiva de futebol".

Na origem das palavras de Soares Franco estiveram os rumores que davam conta que Pinto da Costa tinha vetado Duarte Gomes para um FC Porto-Sporting, por este ter estado na inaguração do novo Estádio José Alvalade e de Martins dos Santos ter sido convidado para a inaguração do Dragão.

O jogo, realizado a 2 de dezembro de 2005, acabou empatado a um golo. Deivid abriu o marcador aos 48 minutos, com o pé direito, à saída de Vítor Baía. O FC Porto chegou ao empate, aos 66', num autogolo de Polga, na sequência de um toque subtil de Jorginho.

Co Adriaanse, treinador dos dragões, voltou a provar que estava talhado para clássicos e o Sporting regressou a Lisboa com um ponto, quase quatro anos depois do último empate frente aos dragões. Paulo Bento só lamentou a lesão de Carlos Martins, que teve de ser substituído por Wender aos 60 minutos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas