_
O treinador do Tondela, Tozé Marreco, disse esta segunda-feira aos jornalistas que não é vendedor de mentiras nem de ilusões e que não lhe foi exigido nada, mas garantiu que vai exigir, na 2.ª Liga.
"Não vendo mentiras nem ilusões. O Tondela está numa situação única, que nenhum clube em Portugal viveu, e isso limita-nos em algumas coisas, mas também tem de potenciar o melhor de nós", defendeu Tozé Marreco.
O Tondela está impedido de contratar novos jogadores, devido ao chamado "caso Khacef", que levou o Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), na Suíça, a impedir o clube beirão de contratar jogadores no mercado de transferências deste verão e no de janeiro de 2023.
"Não me foi exigido absolutamente nada, nem me pode ser exigido, naquilo que são os objetivos e pode ser exigido. Aquilo que eu quero é que, em cada jogo, o Tondela vá mostrar que quer ganhar o jogo e isso vai acontecer. Mais do que isso não vou alimentar, não vou dizer, vou apenas exigir esta entrega, esta atitude, esta ambição e entrar em cada jogo para ganhar", assumiu.
No dia em que o clube fez o primeiro treino aberto ao público, e que contou com cerca de 70 adeptos, desde acrianças a adultos, o novo treinador assumiu aos jornalistas, no final dos trabalhos, que tem uma "base muito interessante de jogadores" que vem do ano anterior.
"Estou a contar com eles de forma inequívoca, como tem acontecido. A forma como eles estão a trabalhar tem sido inexcedível, na entrega, na atitude, na forma com têm sido recetivos àquilo que são as minhas ideias", sublinhou.
Aos jornalistas, o futebolista Pedro Augusto disse que o trabalho que tem sido feito, desde que regressaram aos relvados, em 29 de junho, "tem sido árduo, duro", para que a preparação da época seja "muito boa".
"Esperamos fazer bem o nosso trabalho. O nosso foco é trabalhar bem a semana para no final da semana, nos jogos, sairmos a sorrir, por darmos o nosso melhor", assumiu o médio defensivo brasileiro.
Pedro Augusto reconheceu ainda que manutenção da base do plantel, sem novos jogadores, "pode dar um pouco mais de coesão" ao grupo de trabalho e isso "pode ser um fator a favor", ficando a adaptação para as "novas ideias do 'mister'", que é novo no clube.
"Temos feito encontros amigáveis e está a correr muito bem. Estamo-nos a adaptar às ideias dele e estamos numa crescente muito boa, a adaptarmo-nos às suas ideias e esse é o foco da pré-época, adaptarmo-nos. Acredito que estamos no bom caminho", reagiu.
O atleta admitiu ainda que na cidade de Tondela se questiona se esta época é para o clube regressar à 1.ª Liga, mas no plantel "não se fala nisso e a preocupação é trabalhar, dar o melhor, porque é daí que se recolhem frutos" no futebol.
No treino de hoje estiveram 24 atletas, alguns da formação que têm treinado, desde o primeiro dia, com a equipa principal, como é o caso do lateral direito Dário, o lateral esquerdo Fajardo, o médio centro Betel e o avançado Cuba.
Até ao momento, o Tondela conta com os guarda-redes Babacar Niasse, Philip Tear e Joel Sousa e os defesas Tiago Almeida, Bebeto, Naoufel Khacef, Jota, Ricardo Alves, Marcelo Alves, Manu Hernando e Rafael Alcobia.
No meio-campo. estão Pedro Augusto, Telmo Arcanjo, Iker Undabarrena e Rafael Barbosa e, entre os avançados, Daniel dos Anjos, Ruben Fonseca e Tomislav Strkalj.
O Tondela vai disputar o campeonato da 2.ª Liga e, na qualidade de finalista vencido da última edição da Taça de Portugal, a Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, em 30 de julho, face ao campeão nacional FC Porto.
Por LusaCom 10 muito cedo, alvinegros mostraram alma até aos descontos, escudados por Kaique
Tondelenses também acabaram o jogo em inferioridade numérica. Na sequência da falta, Chucho, de penálti, aumentou a vantagem dos madeirenses
Partida na Choupana foi adiada para segunda-feira e obrigou ao reagendamento da viagem dos beirões
Lateral de 25 anos assinou um contrato válido até 2027
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo