Avançado entusiasmado pela oportunidade de se estrear na 1.ª Liga e nas provas europeias pelo V. Guimarães
O mais recente reforço apresentado pelo V. Guimarães, o avançado José Bica não tem problemas em apontar a mudança para os conquistadores do Minho como um objetivo concretizado, como admitiu em declarações aos meios do emblema vitoriano.
"Sem dúvida que esta é uma grande oportunidade. Tinha como objetivo chegar a um clube da 1.ª Liga e, por fim, isso concretizou-se e ainda por cima ao serviço de um dos grandes do futebol português", disse, antes de admitir: Houve mais sondagens, mas eu e as pessoas que me acompanham entendemos que o Vitória seria o passo certo. É um clube que impressiona pela sua massa associativa e pela beleza do seu estádio. Está quase sempre cheio, com adeptos que nunca param de ajudar a equipa. Depois também aprecio muito a garra que os seus jogadores metem nas partidas sempre que carregam o emblema do conquistador ao peito. Tudo isso levou-me a assinar pelo Vitória."
Ciente do nível de exigência que enfrentará, o ponta de lança, de 21 anos, garante estar preparado. "As experiências que tive noutros clubes ajudaram ao meu amadurecimento como jogador. Sinto-me por isso preparado para esta nova etapa. Vou trabalhar para que tudo dê certo. Espero conquistar muitas coisas ao serviço deste clube. Antes de tudo, quero conquistar as pessoas que fazem parte do clube; depois, espero que os adeptos digam no final da época que sou um jogador à Vitória", acrescentou.
No momento de se apresentar, Bica descreve-se como "um avançado que trabalha muito para a equipa". "Jogo com intensidade, gosto do contacto… Os avançados também vivem de golos e eu tanto gosto de marcar como de assistir", explicou, revelando uma abordagem pragmática ao início da sua carreira no clube: "Se acho que vou jogar logo? Não. Conto muito com a ajuda dos jogadores mais antigos da equipa. São todos mais velhos do que eu e, por isso, tenciono aprender muito com eles. São jogadores muito experientes. Darei um passo de cada vez. De resto, nenhum jogador fica satisfeito por ficar no banco. Todos querem jogar e eu não fujo à regra."
Já com um passado nas seleções jovens de Portugal, Bica não esconde que chegar aos sub-21 é um objetivo e mostra-se entusiasmado pelo possível estreia nas provas europeias. "Será uma experiência nova para mim. Qualquer jogador quer jogar na Conference League e, obviamente, eu quero tirar partido dela ao máximo", atirou.
Já sobre as suas inspirações, o jovem incluiu Jota Silva na lista: "O Cristiano Ronaldo sempre me inspirou. Entre os profissionais do Vitória, aprecio muito o Jota Silva, desde a forma como encara os jogos ao tipo de pessoa. Revejo-me um pouco nele."
Reunião terminou já depois da meia-noite, com o exercício do clube de 2024/25 a ser aprovado em maioria por cerca de 500 associados
Último microciclo com três triunfos dos vitorianos ocorreu entre agosto e setembro do ano passado, mas também envolveu os rivais minhotos
Rui Rodrigues assume que o clube necessita de estabilidade
Rui Rodrigues destaca trabalho de recuperação das contas da SAD
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus