Está concluído o primeiro estádio para o Euro 2004. Em Guimarães, as obras já acabaram há cerca de um mês e os últimos dias foram dedicados às limpezas. Dentro dos prazos e com rigor orçamental. E esse é o grande orgulho de quem participou no projecto, mesmo que Ernie Walker, presidente do Comité de Estádios e Segurança da UEFA, tenha torcido o nariz quando visitou, pela primeira vez, o Estádio D. Afonso Henriques.
António Castro, o vereador responsável, deu-lhe a sua palavra e cumpriu. Hoje, dia 30 de Junho de 2003, conforme consta nos contratos de adjudicação da obra, a empresa responsável pela remodelação do estádio entrega-o à Câmara. Os trabalhos prolongaram-se por uns intensos 15 meses e contaram com a prestação diária de aproximadamente 500 pessoas. A cerimónia é exclusivamente dedicada a entidades e está marcada para as 16.30 horas. O espectáculo está prestes a começar…
Lavar a cara ao Estádio D. Afonso Henriques custou 25 milhões de euros. E não houve derrapagens, pois os técnicos, inicialmente, não excluíram de todo a possibilidade da obra atingir os 30 milhões. O estádio é pertença do Vitória de Guimarães desde 1987, mas a autarquia assumiu o custo total das obras. Apostou num recinto moderno, requalificou as zonas envolventes e enquadrou a bancada de topo sul com área urbana da cidade, precisamente a Rua de S. Gonçalo. A obra em si está pronta e até os testes ao sistema de vídeo-vigilância decorreram sem falhas.
Agora, só faltam mesmo os painéis electrónicos. Mas esta é uma questão de investimento que a edilidade e o clube tentam solucionar há algum tempo e que até tem despertado a atenção de Pimenta Machado, ele que nos últimos tempos visitou por diversas vezes o estádio. Nada está escrito sobre o assunto, mas a autarquia deixa à consideração do Vitória a questão dos painéis, pois será o clube a receber da UEFA cerca de um milhão de euros pela utilização do estádio durante a prova.
Inauguração a 25 de Julho
Vitória e autarquia têm acordo para inaugurarem o renovado estádio no dia 25 de Julho. Porém, a data carece de confirmação pois o clube ainda não assegurou a presença de uma equipa europeia de renome para abrilhantar a cerimónia. Será nesse dia que a câmara entregará o estádio ao Vitória, que é o seu proprietário.
A cidade em alvoroço
Os adeptos estão loucos para voltarem a pisar o estádio. O conhecimento é vago, mas em breve vão ter direito a visitas guiadas numa acção do departamento de marketing para tentar vender o maior número possível de lugares. Já estão quase vendidos três mil, mas ambiciona-se chegar aos cinco mil até ao início da época.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Treinador do V. Guimarães fez antevisão do embate com o Rio Ave na Liga Betclic
Acontecimentos remetem ao V. Guimarães-Benfica e ao Benfica-Casa Pia
Procura contra o Rio Ave o 4.º jogo seguido sem sofrer golos para a Liga
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam