Dia de alvoroço no complexo desportivo do Vitória de Guimarães, com a chegada de dois novos jogadores: Vinícius e Jailton, conforme Record havia noticiado no dia anterior. Os dois brasileiros chegaram às instalações do clube poucos minutos antes das 10 horas, prosseguindo depois para a habitual bateria de exames que durou toda a manhã.
No início da tarde os jogadores foram apresentados, com contratos válidos até final da época (mais um de opção) e conheceram o plantel, na única sessão do dia a marcar o recomeço da preparação para o encontro com o Boavista. Grupo em círculo no relvado para um minuto de silêncio em memória de Fehér, seguindo-se uma forte salva de palmas dos muitos associados presentes na bancada do campo n.º 2. A partir daqui, os novos craques dominaram as atenções.
Jailton é um desconhecido mas não apresentou problemas em integrar a "pelada", enquanto Vinícius, ex-varzinista, cumpriu um treino mais leve e isolado do grosso do plantel.
Vinícius, aliás, lembrou: "Em 2001/02 tive de retornar forçado ao meu país para adquirir o passe e saí como artilheiro do Varzim com sete golos. Com a camisola do Fortaleza fiz 13, em 30 jogos."
Vitória-Benfica
Ambos chegam rodados dos campeonatos brasileiros. Em Guimarães desde o final da semana passada, viram o jogo de domingo e gostaram da atitude da equipa. Pela confiança transmitida, já animaram os colegas e estão dispostos a mostrar no campo que podem tirar a equipa dos lugares aflitivos.
Jailton, o novato, reconheceu na primeira apreciação ao valor do Vitória, ante o Benfica, que "quis vencer e teve várias oportunidades que não pode concluir, mas joga para a frente. O futebol europeu é mais rápido, mais veloz", detectou no sonho do Velho Continente, que começou ontem.
Jorge Jesus assumiu que se informou com Medeiros e Miguel (ex-varzinistas) sobre a valia de Vinícius e ficou "contente", apontando Jailton como "um jogador de futuro".
"O Vinícius já jogou no futebol português. Temos algum conhecimento dele e boas referências. Tivemos de arriscar. Em duas, três semanas estará em condições. O Jailton tem 21 anos e esperamos alguma coisa dele em relação ao futuro. O nosso grupo está forte, unido e moralizado. Não me importa ter de trabalhar com muitos jogadores. Temos mais soluções", regozijou-se Jorge Jesus no final do treino em que Bessa, Palatsi, Hugo Cunha e Marco fizeram trabalho limitado mas devem estar aptos frente ao Boavista, domingo à noite.
Manuel José rescinde
Com a entrada de Jailton e Vinícius, o plantel atingiria as 28 unidades. O técnico não temia um plantel "gordo". Mas o médio, com o fito de poder jogar mais - está aí um Europeu que ninguém quer perder - chegou a acordo com Pimenta Machado para a rescisão.
Vai jogar no V. Setúbal. Nos minhotos poderá haver mais saídas a breve prazo. Carlos Carneiro seria uma possibilidade.
Médio contratado este verão já duplicou o seu valor de mercado
Emblema minhoto apelou à subscrição de uma petição pública a ser apresentada à Assembleia da República
Minhotos perderam os restantes jogos fora de casa e sofreram em todas as outras partidas
Abascal pediu desculpa pela má exibição, mas já olhou para a receção ao Santa Clara
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal