Médio regressa ao palco onda na época passada marcou o golo da Liga 2023/24 e só pensa em ganhar
João Mendes esteve no Thinking Footbal da Liga Portugal, no Porto, e falou sobre o dérbi de domingo, em Braga, onde na época passada o médio do V. Guimarães marcou um grande golo.
Os jogos com o Sp. Braga são sempre mais especiais. Como é que antecipa este confronto?
"Como todos, sabemos bem o que está em jogo, mas ainda assim não encaramos o jogo dessa maneira. É mais um jogo, respeitamos muito o adversário, sabemos da qualidade que ele tem e será um jogo muito difícil. Mas acreditamos muito em nós, estamos muito ambiciosos e queremos muito a vitória."
O jogo na época passada arrancou um golaço em Braga. Que memórias acorda desse momento e se ao olhar para este jogo também lhe vem isso à cabeça?
"Sim, certamente poderá vir, mas depois que o jogo começa as coisas esquecem-se um pouco. Foi um momento muito bonito para mim, mas neste jogo estou muito focado em ganhar e não me interessa quem marcar. Só penso mesmo na vitória."
Como é que está a sua cabeça depois da pausa prolongada, devido a lesão?
"Estou a sentir-se cada vez melhor. Sinto-me bem fisicamente e as coisas acabam por acontecer com naturalidade e vamos ganhando confiança. Por isso é dar tempo ao tempo, trabalhar sempre a cem por cento todos os dias e as coisas acabam por acontecer. Mas tenho-me sentido muito bem e cada vez tenho mais tempo de jogo a as coisas ficam mais fáceis."
Tem sido utilizado ora como médio interior ou então mais à esquerda do ataque. Qual é a posição em que mais gosta de atuar?
"Sim, já joguei nas duas posições. Basicamente é a maneira como isso é interpretado e de acordo com as minhas características, mas faço uma posição como a outra, como já disse antes sinto-me bem nas duas. Não diria que me sinto melhor numa ou na outra, mas consigo sempre ocupar melhor os espaços interiores, estar mais perto da golo. É isso que me define como jogador e é onde mais gosto de estar."
O Vitória começou muito bem a temporada, com um apuramento inédito para a fase de grupos da Liga Conferência, que balanço faz?
"Completamente positivo. Acima de tudo, o mais difícil neste momento é dar continuidade e trabalhar muito. Só assim é possível ter continuidade. Queríamos muito começar bem e é isso que está a acontecer. Como já lhe disse, vou ser um bocado repetitivo, mas é dar continuidade a trabalhar e pensar sempre positivo que as coisas vão acontecer."
Como é que define o trabalho com Rui Borges?
"Tem sido muito bom treinar com ele. Acima de tudo, creio que o mais positivo é a relação entre os jogadores, a proximidade, a liberdade que ele dá aos jogadores e está sempre pronto a ouvir a opinião dos jogadores, muito aberto a isso. E depois as questões táticas também são importantes."
Esta época haverá uma sobrecarga maior de jogos. O plantel está preparado para isso?
"O Vitória está muito bem servido na qualidade dos jogadores. Temos muitas opções e há tempo para todos serem utilizados e todos vão com certeza corresponder."
Como é que o João olha para o plantel, depois da saída de elementos tão influentes como Jota Silva e Ricardo Mangas?
"São coisas naturais, o Jota e o Mangas saíram e ficámos muito contentes por eles por terem dado este passo na carreira deles. Foi bom para todos e faz parte do futebol. São coisas que a nós jogadores nos ultrapssam, mas temos de estar preparados para isto. Faz parte e é seguir em frente. O Vitória reforçou-se muito bem e estamos preparados para qualquer competição".
Nóbrega e Abascal são os únicos reforços que têm sido aposta assídua para o técnico Luís Pinto
Lateral-esquerdo reconhece entrada em falso na época, mas recusa dramatismos
Técnico do V. Guimarães deu minutos a alguns jogadores da equipa B
Triunfo por 2-1 no Estádio Municipal Professor Cerveira Pinto
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United