Rogério Matias não defrontou o FC Porto para o campeonato, na 4.ª jornada, quando o Vitória perdeu por 1-0. O defesa-esquerdo era suplente e o regresso à titularidade, depois de lesão prolongada, iria acontecer só duas jornadas depois. Esta noite conta fazer parte activa do espectáculo e sente-se preparado para ajudar o Vitória minhoto a travar os dragões na Taça de Portugal.
"Vamos jogar com tranquilidade. É Taça, um jogo com um bom clima e no qual tudo pode acontecer", aferiu. O jogador internacional está sereno e confiante num bom resultado frente a um adversário "poderoso e difícil, bastando dizer que é só o campeão nacional e da Europa", resumiu.
O defesa-esquerdo que já atingiu a Selecção A prevê ainda uma noite de grande labor no castelo e pesadas tarefas no seu raio de acção. "O FC Porto tem uma linha ofensiva fortíssima, o McCarthy está em grande forma, mas há outros jogadores que podem decidir a partida a qualquer momento, num lance de bola parada", enfatizou.
A ansiedade pelo início do prélio é grande. "A partir daí começa um jogo como tantos outros, um jogo para ganhar, para encarar com optimismo - e só a vitória nos interessa. Temos prazer no que fazemos e, com atitude, vamos correr atrás da passagem", atira, solicitando a presença da "sorte, a estrelinha que ajuda a ganhar jogos".
Rogério Matias critica a... crítica. O defesa vitoriano não gostou de ler as apreciações negativas que foram sendo escritas na imprensa especializada sobre o sector mais recuado do Vitória de Guimarães ao longo de quatro jornadas em que os minhotos saíram derrotados. "Quando perdemos, perdemos todos. Fiquei aborrecido quando vi atribuírem-se as culpas à defesa das nossas derrotas. Em alguns jogos, nem estava a jogar", comentou.
Rogério Matias aumenta o raio de acção das culpas no cartório num jogo onde o brilhantismo e o erro andam de mãos dadas, sendo muitas vezes consequência um do outro. "Não são só cinco jogadores que jogam. A defesa falha? E os golos que desperdiçamos no ataque? Não é correcto imputar as derrotas só ao sector defensivo. Quando ganhamos, também ganhamos todos, somos uma equipa", replicou o defesa vitoriano, do alto da grande experiência nos palcos futebolísticos nacionais, depois de ter despontado nas escolas de futebol da Luz.
Guarda-redes foi capitão frente ao Arouca
Fabio Blanco e Gonçalo Nogueira, ambos com 21 anos, lideram as opções para suprir saídas de Tiago Silva e Händel
Nóbrega e Abascal são os únicos reforços que têm sido aposta assídua para o técnico Luís Pinto
Lateral-esquerdo reconhece entrada em falso na época, mas recusa dramatismos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense