V. Guimarães lança repto para o fim da proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios

Emblema minhoto apelou à subscrição de uma petição pública a ser apresentada à Assembleia da República

Estádio D. Afonso Henriques
Estádio D. Afonso Henriques • Foto: Movenotícias

Durante a Assembleia Geral da Liga Portugal, que decorreu na tarde desta terça-feira, na sede do organismo, no Porto, o V. Guimarães voltou a trazer para a discussão o fim da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Nesse intuito, os minhotos solicitaram, à Liga e a todos os clubes presentes, a subscrição de uma petição pública a ser apresentada na Assembleia da República.

Na sua intervenção, o emblema vitoriano lembrou que existem vários estudos internacionais a demonstrar que não há uma relação direta entre o consumo de bebidas de baixo teor alcoólico e episódios de violência nos estádios de futebol, recordando ainda que o decreto-lei em questão tem mais de 40 anos e foi elaborado numa época em que os estádios português não tinham as condições de segurança e de organização de que dispõem atulamente.

Além disso, o V. Guimarães recorreu a exemplos de outros países europeus para demonstrar as potenciais receitas que os clubes portugueses estão a perder fruto desta proibição. "Em Inglaterra, cada jogo da Premier League gera entre 175 mil e 350 mil euros. Na Alemanha, clubes da Bundesliga chegam a vender mais de 40 mil cervejas num único jogo, traduzindo-se em centenas de milhares de euros por jornada. O AZ Alkmaar, da Holanda, fatura mais de 6 milhões de euros por época desportiva apenas com a venda de cerveja no seu estádio que tem lotação de 20 mil pessoas", foi referido.

Para os minhotos, esta medida "não se trata apenas de alinhar com a Europa", mas sim "de coerência legislativa, de liberdade responsável, de modernização do espetáculo desportivo e de valorização das receitas dos clubes, sem nunca comprometer a segurança dos adeptos".

Recorde-se que este tema já tinha sido debatido em dezembro de 2024, numa Cimeira dos Presidentes que contou com a presença de Pedro Duarte, na altura ministro dos Assuntos Parlamentares.

Por Record
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de V. Guimarães

Frustração no fim

Abascal pediu desculpa pela má exibição, mas já olhou para a receção ao Santa Clara

Notícias
Notícias Mais Vistas