Paços de Ferreira segue para os oitavos de final da Taça de Portugal
O primodivisionário Paços de Ferreira venceu este domingo na receção ao Casa Pia, do Campeonato de Portugal, por 3-1, qualificando-se para os oitavos de final da Taça de Portugal, num jogo com três grandes penalidades e duas expulsões.
O avançado brasileiro Douglas Tanque foi a figura do jogo, ao anotar os dois primeiros golos do jogo e dos pacenses, aos 14 e 54 minutos, apesar de ter falhado ainda o terceiro, de grande penalidade, aos 87.
Douglas Tanque, que já é um dos melhores marcadores da competição, com um total de cinco tentos, viu pouco depois o colega de equipa Vasco Rocha marcar o terceiro da equipa e descansar os adeptos, aos 89.
O Casa Pia, que jogou os últimos minutos reduzido a nove elementos, ainda podia ter entrado na discussão do resultado, mas Gonçalo Gregório, que tinha reduzi, aos 65 minutos, de grande penalidade, falhou um novo castigo máximo, aos 90+4.
O Casa Pia apresentou-se em campo com três defesas e um meio campo alargado a municiar os três avançados, privilegiando um futebol apoiado e positivo, o que lhe garantiu mais tempo de posse de bola e, em certa medida, surpreendeu os pacenses.
Embora quase sempre mais reativos, os líderes da 2.ª Liga tiveram frieza e marcaram na primeira oportunidade que criaram, na sequência de um livre da direita, por Douglas Tanque, aos 14 minutos.
O golo deu ânimo aos pacenses, que até ao intervalo poderiam ter voltado a marcar, mas Wagner, aos 17, 26 e 43 minutos, falhou na finalização. Seria, no entanto, o extremo brasileiro a assistir Tanque para o segundo golo, aos 54 minutos, num contra-ataque que o compatriota finalizou de cabeça.
Reagiu o Casa Pia, a quem faltou quase sempre critério na finalização, conseguindo dar esperança aos seus adeptos, quando Bruno Santos cometeu falta na área pacense sobre Gonçalo Gregório, que se encarregaria de marcar e reduzir para 2-1, aos 65 minutos.
O jogo ficou aberto e as oportunidades sucederam-se, com maior insistência na área do Casa Pia, que arriscava mais, abrindo espaços na sua defesa, e ainda viu Miguel Bandarra, aos 81 minutos, e Ivan Dias, aos 85, serem expulsos.
O Paços dispôs de uma grande penalidade, mas Tanque permitiu a defesa ao guarda-redes, que nada pôde fazer quando Vasco Rocha, dois minutos depois, aos 89, lhe surgiu na frente a emendar um centro de Bruno Teles e, na resposta, Gonçalo Gregório falhou o segundo golo do Casa Pia, também ao errar um castigo máximo.
Paços de Ferreira - Casa Pia, 3-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Douglas Tanque, 14 minutos.
2-0, Douglas Tanque, 54.
2-1, Gonçalo Gregório, 65 (grande penalidade).
3-1, Vasco Rocha, 89.
Equipas:
- Paços de Ferreira: Marco Ribeiro, Bruno Santos, Marco Baixinho, Junior Pius, Bruno Teles, Diaby (Christian, 46), Luiz Carlos, Pedrinho (Vasco Rocha, 79), Fatai (Uilton, 65), Douglas Tanque e Wagner.
(Suplentes: Carlos Henriques, Marcos Valente, Vasco Rocha, Christian, Uilton, Barnes e Ayongo).
Treinador: Vítor Oliveira.
- Casa Pia: Rafael Marques, Duarte Coelho (Fábio Jorge, 84), Ivan Dias, Bruno Simão, David Rosa, João Coito, Kikas, Miguel Bandarra, Andrezinho (Tom, 71), Gonçalo Gregório e Roncatto (José Embaló, 59).
(Suplentes: João Cabrita, Carlitos, Gonçalo Cruchinho, Tom, Jean Victor, Fábio Jorge e José Embaló).
Treinador: Rúben Amorim.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Simão (14), Diaby (37), Pedrinho (39), Gonçalo Gregório (39), Luiz Carlos (41), Ivan Dias (44 e 85) e Marco Ribeiro (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ivan Dias (85). Cartão vermelho direto para Miguel Bandarra (81).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Candidato à presidência do Benfica, e antigo líder das águias, em Sacavém a ver o jogo da 1.ª ronda da Taça de Portugal
Equipa da Liga 3 até entrou a perder diante do Lajense, mas reviravolta foi contundente
Técnico António Barbosa diz estar concentrado apenas nas suas funções de treinador
Competição irá arrancar já este fim-de-semana
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia