Gansos marcaram primeiro mas Coates e Sarabia operaram a reviravolta; leões terminaram com 10 devido à expulsão de Tabata
Depois de Jota Silva abrir o marcador e Coates empatar, o Sporting apresentou-se ao segundo tempo com vontade clara de querer resolver o quanto antes a eliminatória. E Palhinha, sem pedir licença, esteve a um triz de colocar os leões em vantagem logo aos 46'. A crescer com o decorrer da partida, e com a qualidade individual dos seus jogadores a vir ao de cima, foi através de uma jogada de entendimento que os homens de Amorim, com assinatura de Sarabia, conseguiram o golo que lhes garantiu a passagem aos 'quartos', diante de um Casa Pia que mostrou ser prova viva de que há muita qualidade na segunda liga. Reduzido a dez desde os 70' após expulsão de Tabata e com algumas mexidas, o Sporting geriu tranquilamente, não deixando de espreitar a baliza de Lucas Paes de quando em vez. Ainda assim, também os gansos foram tentando aproximar-se de João Virgínia, sobretudo nos últimos minutos. Com uma reviravolta, Amorim é feliz no regresso ao Pina Manique e apura-se para os 'quartos' da Taça de Portugal.
90' - Esgotados os noventa minutos, a equipa de arbitragem dá mais seis.
85' - O ambiente está tenso! Vidal viu amarelo.
82' – Amarelo para Godwin por entrada dura sobre Matheus Reis, que ficou queixoso.
80' – Novas substituições de Filipe Martins. Entram Leonardo Lelo e Rodrigo Galo; saem Poloni e Lucas Soares.
76' - Amorim também mexe. Saem Pote, Daniel Bragança e Palhinha; entram Ugarte, Matheus Nunes e Nuno Santos.
74' - A equipa da casa faz entrar João Vieira e Leandro Sanca para os lugares de Jota Silva e Zidane.
70’ - Tabata vê o cartão vermelho direto por entrada dura sobre Jota Silva.
69' – Podia ser o terceiro! Daniel Bragança, com um cruzamento atrasado, e Pote, com um remate colocado, quase dilatava o marcador.
63' – O técnico Filipe Martins foi origado a substituir Afonso Taira, que ficou queixoso na sequência de um lance. Ângelo Neto foi o homem que saltou do banco.
57' - Golo do Sporting (1-2). Bela jogada de entendimento dos leões! Num lance que meteu Pote e Daniel Bragança ao barulho, Sarabia encheu-se de força e a bola foi à barra, bateu na relva, criou-se a dúvida se havia passado a linha de golo e o esférico ainda foi parar aos pés de Pote, que também protagonizou um remate perigoso. Após consultadas as imagens, a equipa de arbitragem validou o golo ao espanhol: a bola entrou na totalidade.
51' - Pote, da esquerda para o meio como lhe é tão característico, rematou colocado. Pontaria a mais: acertou no poste direito da baliza de Lucas Paes. Nas sobras, nenhum homem do Sporting conseguiu desviar.
46' - O Sporting entrou para o segundo tempo a mostrar que não quer arrastar a decisão para o prolongamento. Palhinha, de fora da área, assustou o Casa Pia.
O jovem Nazinho saiu ao intervalo para dar lugar a Paulinho. Tabata passou para a ala.
46' - Começa a segunda parte.
A tarefa de Amorim no regresso ao ponto de partida como treinador não está a ser fácil. Hoje, como técnico do Sporting, tem visto Jota Silva – que inaugurou o marcador - e Godwin como verdadeiras dores de cabeça para a sua defesa, enquanto do seu lado viu remates de meia distância de Daniel Bragança criarem perigo. Ainda assim, e apesar de o médio ter chamado Lucas Paes a uma grande defesa, foi na sequência de um pontapé de canto que os leões conseguiram igualar o encontro, por intermédio de Coates. Com cerca de dois mil adeptos nas bancadas e um relvado muito molhado, a equipa verde e branca tem visto um Casa Pia bastante atrevido.
32' - Golo do Sporting (1-1)! Marca Coates! Pedro Gonçalves, de canto, meteu a bola na pequena área, onde surgiam Coates e Palhinha para desviar. O último toque terá sido do central.
25' - Jota Silva vai-se vestindo de pesadelo para os homens do Sporting. Em resposta a um passe em profundidade, o jogador de 22 anos incomodou a defesa leonina que quase fazia autogolo.
23' - Lucas Paes esticou-se todo! Descaído para a esquerda, Daniel Bragança mirou a baliza do Casa Pia e encheu a canhota. O guardião, com uma grande defesa, desviou para canto.
19' - Tabata ergue os braços em jeito de protesto e pede penálti. Numa bola longa de Esgaio, à procura do brasileiro, os jogadores do Sporting ficam a queixar-se de mão na bola. O árbitro da partida nada assinala.
16' - O Sporting aperta! A equipa da casa concedeu dois cantos, na sequência de jogadas de algum perigo, e, à segunda, Tabata esteve perto de igualar a partida.
8' - Golo do Casa Pia (1-0). Os gansos vinham ameaçando e eis que conseguem mesmo chegar com acutilância à baliza hoje defendida por João Virgínia. Pela esquerda, por onde têm passado os ataques da equipa da casa, Godwin acelerou e Poloni descobriu com um belo cruzamento a cabeça de Jota Silva – que fez o seu terceiro golo nesta edição da Taça de Portugal.
4' - O primeiro canto da partida é para o Casa Pia. Numa investida pelo flanco esquerdo, a defesa do Sporting foi obrigada a despachar pela cabeceira.
1' - Começa a partida em Pina Manique.
Onze do Casa Pia: Lucas Paes; Kelechi, Zach Muscat e Hebert; Lucas Soares, Nuno Borges, Taira e Derick Poloni; Banjaqui, Saviour Godwin e Jota.
ONZE DO SPORTING: João Virgínia; Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Esgaio, Palhinha, Daniel Bragança e Nazinho; Pote, Sarabia e Tabata
Aqui estão eles! #CPACSCP #TaçaDePortugal #DiaDeSporting pic.twitter.com/c9foNqSk9K
Balneário pronto para receber os nossos Leões #CPACSCP #TaçaDePortugal #DiaDeSporting pic.twitter.com/QZC9Am9PjH
Vencer a Taça de Portugal é um objetivo claro para os leões de Amorim, que na época passada falharam a ‘dobradinha’ ao serem eliminados da prova pelo Marítimo, justamente nos oitavos-de-final. O desafio de hoje começa às 20h45, com arbitragem do juiz portuense Rui Costa.
Os verdes e brancos ainda não perderam nas provas domésticas e ganharam os últimos dois jogos três jogos. Os gansos perderam as suas últimas duas partidas.
As duas equipas não se defrontam oficialmente há 82 anos. O último duelo foi a 10 de dezembro de 1939, com goleada leonina por 9-1, no Campeonato de Lisboa. O embate transporta-nos para os primórdios do futebol em Portugal. O histórico é favorável aos leões: 25 vitórias em 35 jogos, com três triunfos dos gansos e sete empates. Os dois clubes lisboetas nunca se defrontaram para a Taça de Portugal.
Refira-se que Esgaio recuperou de Covid-19, mas já é opção no Sporting. Porro, Feddal, Rúben Vinagre e Jovane são os lesionados. Neto cumpre castigo. Vitó e Lucas são as baixas por lesão no Casa Pia.
Rúben Amorim prometeu um Sporting forte e com ambição: "Temos de entrar a saber que podemos perder." Do lado casapiano, o treinador Filipe Martins vestiu o fato da ilusão: "Vai ser um jogo de festa, mas sonhar não paga imposto."
Os leões chegaram aos oitavos da Taça de Portugal depois de ultrapassarem Belenenses e Penafiel. Os gansos bateram Canelas 2010, Valadares Gaia e Farense.
Boa noite. O Sporting vai hoje a Pina Manique discutir o acesso aos ‘quartos’ da Taça de Portugal frente ao Casa Pia. O encontro marca o regresso do técnico leonino Rúben Amorim ao emblema onde iniciou a carreira como treinador.
Jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, a 21 de novembro
Mais de metade desses valores cumulativos advém da vitória na final, que é de 80.000 euros
Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em ação
As duas equipas vão encontrar-se na quarta eliminatória da Taça de Portugal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos