André Lacximicant 'salvou' os canarinhos no último suspiro, aos 90'+4
Com um golo nos instantes finais o Estoril, da Liga Betclic, afastou este domingo o Belenenses, da Liga 3, da Taça de Portugal ao vencer por 2-1 num dérbi lisboeta pela terceira eliminatória.
O Estoril saiu para intervalo em vantagem graças a um golo de Pizzi, na cobrança de um penálti aos 27 minutos, mas na segunda parte o conjunto do Restelo reagiu e igualou aos 50', por Eduardo Souza. O empate prolongou-se e o cenário prolongamento parecia definir-se, mas André Lacximicant apontou o golo decisivo para os canarinhos aos 90'+4.
Com este triunfo sobre o seu vizinho lisboeta, a equipa da Linha de Cascais segue para a quarta eliminatória da prova rainha e irá marcar encontro com o Famalicão, em casa, num duelo de primodivisionários, evitando uma eliminação precoce, a exemplo do que sucedeu com Rio Ave, Alverca, Estrela da Amadora, Gil Vicente e Moreirense, todos afastados por equipas dos escalões inferiores.
O Estoril começou determinado em evitar surpresas e criou perigo aos sete minutos através de André Lacximicant, que apenas não celebrou devido a excelente intervenção de Gonçalo Pinto.
O conjunto visitante, favorito à partida em função dos dois escalões de diferença, mostrava-se mais afirmativo e voltou a esbarrar na boa prestação do guardião belenense, Gonçalo Pinto, que defendeu com os punhos um remate potente (e distante) de Tiago Brito.
O Estoril ameaçava o primeiro golo e obteve-o aos 27 minutos na conversão de uma grande penalidade, conquistada por André Lacximicant, que se antecipou a Gonçalo Pinto, obrigando-o a derrubá-lo. Na cobrança, Pizzi não desperdiçou e colocou os estorilistas na frente do resultado.
O emblema visitante continuava mais rematador e vencia com justiça perante um Belenenses que, no primeiro período, incomodou a baliza do Estoril por duas ocasiões, aos 20 minutos por Midana Sambu e aos 45'+1 por Miguel Bandarra.
A ida aos balneários reforçou a fé do emblema do Restelo, que em menos de cinco minutos descobriu a igualdade através de parceria formada entre Evandro Barros, que amorteceu a bola, e Eduardo Souza, que aproveitou a oportunidade para finalizar.
O empate moralizou o Belenenses e a partida foi seguindo equilibrada até aos minutos finais, que tiveram uma oportunidade para cada lado - André Lacximicant aos 83 minutos e João Machado pelo Belenenses aos 90'+1.
Perto do final, Lacximicant, que já havia estado em evidência com alguns remates perigosos no decorrer do encontro, decidiu a eliminatória a favor do Estoril com um remate cruzado após ter sido assistido por Yanis Begraoui, que recuperou o esférico, iniciou a transição e serviu a preceito o seu companheiro de equipa para o golo da vitória.
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses -- Estoril Praia, 1-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Pizzi, 27 minutos (de penálti).
1-1, Eduardo Souza, 50.
1-2, André Lacximicant, 90+4.
Equipas:
- Belenenses: Gonçalo Pinto, Cesinha, Jorge Teixeira, Nuno Tomás, Miguel Bandarra, Diogo Paulo, Tiago Morgado, Evandro Barros, Midana Sambu (David Rebelo, 67), Diogo Leitão (Wilson Eduardo, 74) e Eduardo Souza (João Paredes, 74).
Treinador: Tiago Zorro.
- Estoril Praia: Martin Turk, Antef Tsoungui (Peixinho, 67), Felix Bacher, Ferro (Kévin Boma, 46), Fabrício Garcia (Pedro Carvalho, 59), Jordan Holsgrove, Tiago Brito (Nodar Lominadze, 59), Gonçalo Costa, Pizzi (Yanis Beagraoui, 59), João Carvalho e André Lacximicant.
Treinador: Ian Cathro.
Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Eduardo Souza (19), Jordan Holsgrove (45), Tiago Morgado (45+2), Diogo Paulo (84), Jorge Teixeira (89) e Gonçalo Costa (90+6).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Depois do Vizela, foi o Rio Ave a cair aos pés do Sintrense, que vai ao Dragão
Golo do avançado Lacximicant, aos 90'+5, garante vitória e apuramento canarinho no Restelo
André Lacximicant 'salvou' os canarinhos no último suspiro, aos 90'+4
Beirões ainda sofreram na 1.ª parte, mas mexidas foram determinantes para acabar em goleada
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool