O tento de honra do conjunto visitante aconteceu aos 83 minutos, por Cláudio Falcão, que bateu Stefanovic com um toque surpreendente e de recurso, numa fase em que o Leixões procurava gerir a vantagem e jogar com o relógio.
O Leixões derrotou esta quarta-feira em casa o Farense por 3-1, com um bis de Ricardo Valente e uma boa exibição de João Oliveira, e qualificou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.
Num embate entre equipas da Liga Sabseg, o primeiro golo dos locais surgiu de uma diagonal de João Oliveira da esquerda para a direita, culminada com um remate forte e colocado do dianteiro leixonense, que bateu Defendi, aos 30 minutos.
Ricardo Valente elevou para 2-0, aos 34 minutos, na recarga a uma defesa para a frente do guardião do Farense, e o mesmo jogador 'bisou', aos 53, com um disparo cruzado, após assistência de João Amorim.
O Farense reduziu através de Cláudio Falcão, que bateu Stefanovic com um bom gesto técnico, de costas para a baliza, aos 83 minutos, isto numa fase em que o Leixões já tinha tirado o 'pé do acelerador'. Num jogo entre o oitavo classificado, a equipa local, e o vice-líder da II Liga, a turma visitante, a decisão acabou por ser favorável aos leixonenses e ao seu futebol pragmático, vertical e veloz, que foi bem interpretado por João Oliveira e também por Agostinho.
João Oliveira e a sua velocidade foram um tormento para a defesa da equipa algarvia, muito lenta na recuperação e pouco agressiva na marcação. O atacante leixonense começou a mostrar serviço aos 21 minutos, com um remate forte, e à passagem da meia hora aproveitou o espaço e a liberdade que lhe deram para abrir o marcador.
O golo ocorreu depois de um ataque rápido do Leixões pelo lado direito, que deixou bem à vista as fragilidades defensivas do Farense, e terminou com Joel a introduzir a bola na baliza de Defendi. Gritou-se golo, mas o lance foi anulado pelo árbitro devido a uma alegada carga irregular sobre o guarda-redes.
O 2-0 tardou quatro minutos e começou com um remate forte de João Oliveira, que Defendi sacudiu para a frente, tendo Ricardo Valente surgido à vontade e a rematar certeiro para a baliza. O Farense, que foi para este jogo sem vários titulares habituais, sentiu sempre grandes dificuldades quando o Leixões acelerou o seu jogo e só aos 43 minutos esteve perto do golo, depois de um cruzamento rasteiro de Harramiz a que Lucas chegou atrasado.
Os algarvios esboçaram uma reação após o intervalo, mas sem grande convicção, e o Leixões fez o 3-0 na sequência de mais uma rápida transição defesa/ataque em que João Amorim rompeu pelo corredor central, serviu Ricardo Valente e este, descaído sobre a esquerda, atirou cruzado e 'bisou'.
Este golo, aos 53 minutos, sentenciou praticamente o encontro e foi um Leixões sempre superior ao seu oponente que esteve mais perto de dilatar a vantagem do que o Farense de a reduzir, tão desinspirada continuou a sua exibição.
O tento de honra do conjunto visitante aconteceu aos 83 minutos, por Cláudio Falcão, que bateu Stefanovic com um toque surpreendente e de recurso, numa fase em que o Leixões procurava gerir a vantagem e jogar com o relógio.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões-Farense, 3-1
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, João Oliveira, 30 minutos.
2-0, Ricardo Valente, 34.
3-0, Ricardo Valente, 53.
3-1, Cláudio Falcão, 83.
Equipas:
- Leixões: Igor Stefanovic, João Amorim, João Meira, Calasan (Isaque, 46), Joel Ferreira, Fabinho, Thalis (Zé Eduardo, 72), Paulinho, João Oliveira (Erivaldo, 60), Agostinho (Kiki, 60) e Ricardo Valente (Tiago Morais, 68).
(Suplentes: Beunardeau, Isaque, Zag, Zé Eduardo, Erivaldo, Miguel Silva, Kiki e Tiago Morais).
Treinador: Vítor Martins.
- Farense: Rafael Defendi, Pedro Albino, Gonçalo Silva, Zach Muscat (Rafinha, 59), Talocha, Cláudio Falcão, Fabrício (Seruca, 59), Vasco Lopes (Pedro Henrique, 59), Lucas, Elves Baldé (Tiago Madeira, 83) e Harramiz (Belloumi, 72).
(Suplentes: Miguel Carvalho, John Velásquez, Miguel Mandara, Diogo Viana, Rafinha, Seruca, Belloumi, Tiago Madeira e Pedro Henrique).
Treinador: Vasco Faísca.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas (28), Thalis (58), Ricardo Valente (68), João Meira (74), Pedro Albino (78), Cláudio Falcão (88) e Pedro Henrique (90+2).
Assistência: 1.517 espetadores.
Animação nas vésperas de Natal
Record visitou o Café Arcada, espaço em que os sócios dos minhotos se reuniram para assistir ao sorteio dos 'oitavos' da prova rainha
Líder do clube algarvio preferia um adversário mais acessível nesta fase da competição
Vice-presidente do Benfica avisa que é preciso motivação máxima diante do Farense
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo