Guarda-redes da formação alentejana esteve em grande ao defender três penáltis
O Académico de Viseu, da II Liga, foi hoje afastado da Taça de Portugal em futebol, ao perder, nas grandes penalidades, em casa do Lusitano de Évora, do quarto escalão, em jogo da segunda eliminatória.
Após um bom início por parte dos visitantes, com algumas ocasiões de golo, numa André Clóvis rematou ao poste, os alentejanos equilibraram e foram os primeiros a marcar, com o central Cassiano a encostar para o fundo da baliza na sequência de um livre.
Em cima do intervalo, quando o Lusitano de Évora, do Campeonato de Portugal, parecia confortável no jogo, o Académico de Viseu empatou com um golo do médio Famana Quizera, que rematou com êxito, à entrada da área, após um mau alívio da defesa adversária.
O golo fez acordar os viseenses, já que, até ao apito para o descanso, dispuseram de duas boas oportunidades para dar a volta ao resultado, numa o guarda-redes Marcelo Valverde defendeu e na outra o defesa Paulinho rematou à trave.
Na segunda parte, o jogo continuou dividido e houve menos oportunidades de golo, mas a melhor, já no minuto 90, pertenceu ao avançado do Académico de Viseu Yuri Araújo que, à entrada da área, acertou na trave eborense.
Com o 1-1 no marcador, o jogo foi para prolongamento e, no início, os visitantes até foram mais dominadores, mas, com o passar do tempo, o equilíbrio voltou e, no final, acabou por imperar o empate, obrigado ao desempate por grandes penalidades.
Nos penáltis, o guarda-redes do Lusitano de Évora Marcelo Valverde foi determinante, defendendo três das cinco grandes penalidades.
Jogo no Campo Estrela, em Évora.
Lusitano de Évora -- Académico de Viseu, 1-1 após prolongamento, 3-2 nas grandes penalidades.
Ao intervalo: 1-1.
No final do tempo regulamentar: 1-1.
No final da primeira parte do prolongamento: 1-1.
Marcadores:
1-0, Cassiano, 30 minutos.
1-1, Famana Quizera, 45+1
Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-1, Yuri Araújo
1-1, Miguel Lopes
1-1, Gautier Ott (defesa do guarda-redes)
2-1, João C. Pinto
2-2, Marquinho
3-2, Wilson Kenidy
3-2, Paulinho (defesa do guarda-redes)
3-2, Mauro Andrade (defesa do guarda-redes)
3-2, Simão Silva (defesa do guarda-redes)
Equipas:
- Lusitano de Évora: Marcelo Valverde, Marcos Soares (Rodrigo Monteiro, 101), Tiago Palancha, Cassiano, João C. Pinto, Mauro Andrade, Johnson Juah (Tiago Baptista, 76), Martim Águas (Tomás Lima, 101), Sele Davou (Wilson Kenidy, 90), Miguel Lopes e Dida (Alex Reis, 39, André Santos, 116).
(Suplentes: Tomás Grilo, Tiago Baptista, Wilson Kenidy, João Delgado, André Santos, Alex Reis, Tomás Lima, Rodrigo Monteiro e Lukão).
Treinador: Pedro Russiano.
- Académico de Viseu: Matheus Sampaio, Paulinho, Nikos Michelis, João Pinto (Sori Mané, 88), Henrique Gomes (Simão Silva, 67), Samba Koné, Kahraman (Marquinho, 90), Nils Mortimer (Yuri Araújo, 57), Famana Quizera (Gautier Ott, 67), Alan Marinelli (Diogo Almeida, 57) e André Clóvis.
(Suplentes: Gomes Gerth, André Almeida, Yuri Araújo, Diogo Almeida, Gautier Ott, Sori Mané, Miguel Bandarra, Simão Silva, Marquinho.
Treinador: Rui Ferreira.
Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sele Davou (23), Martim Águas (74), João Pinto (79) e Simão Silva (90+5).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
As duas equipas vão encontrar-se na quarta eliminatória da Taça de Portugal
Viu o pai brilhar na 1.ª Liga e hoje lidera a equipa que vai visitar o FC Porto na 4.ª eliminatória
João Carlos Pereira lidera o clube do Campeonato de Portugal que vai defrontar os leões na Taça de Portugal
Pai de ex-jogador que recupera de acidente de viação agradece gesto do Casa Pia, que lhe entregou camisola. Receita do jogo foi para o clube da AF Coimbra
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS