Formação visitante era uma das equipas sobreviventes dos campeonatos distritais
O Penafiel, da Liga Sabseg, venceu este domingo o Santa Maria, até então uma das equipas sobreviventes dos campeonatos distritais, por 3-0, avançando para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com Robinho a bisar.
Num encontro em que o conjunto de Barcelos nunca conseguiu contrariar o claro favoritismo dos rubro-negros, Robinho inaugurou o marcador através da conversão de um penálti, aos 21 minutos de jogo, e voltou a fazer o gosto ao pé, aos 47', antes de Gabriel Barbosa sentenciar o resultado, aos 53'.
Nos primeiros minutos, o Santa Maria, que milita no principal escalão dos distritais de Braga, conseguiu bater-se de igual para igual, impedindo o Penafiel de obter oportunidades de jogo evidentes.
Ao minuto 17, André Silva foi derrubado no interior da área adversária, com o árbitro Carlos Teixeira a apontar prontamente para a marca dos onze metros, uma decisão muito protestada pelos visitantes.
Chamado à conversão do penálti, Robinho enganou o guardião Naifas e inaugurou o marcador com facilidade.
Até ao intervalo, o Penafiel assumiu sempre as rédeas da posse de bola, não permitindo remates perigosos ao Santa Maria, mas também não foi incisivo na procura do 2-0.
À entrada dos segundos 45 minutos, o conjunto de Hélder Cristóvão elevou o seu nível e prontamente chegou ao segundo tento, decorridos apenas dois minutos do segundo tempo, quando Robinho, após procurar tabelar com Gabriel Barbosa, partiu para uma arrancada individual que só parou quando picou a bola por cima do guarda-redes para marcar.
Com 53 minutos jogados, André Silva sobrepôs-se pelo corredor direito e tirou um cruzamento rasteiro que permitiu a Gabriel Barbosa uma finalização fácil, com toda a baliza adversária à sua mercê, que fechou o marcador.
Até final, destacou-se um cabeceameto do experiente avançado Hugo Vieira, aos 79', numa rara aparição do guarda-redes penafidelense Manuel Baldé, perante um resultado que poderia ter sido mais dilatado para o conjunto da casa.
Jogo no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.
Penafiel-Santa Maria, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Robinho, 21 minutos (grande penalidade).
2-0, Robinho, 47.
3-0, Gabriel Barbosa, 53.
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Rúben Freitas, Leandro Teixeira, João Miguel, João Silva, Edu Pinheiro (Reko, 62), Filipe Cardoso (Diogo Batista, 77), André Silva (Adílio Santos, 73), Robinho, Pedro Vieira (Hugo Firmino, 62) e Gabriel Barbosa (Chico Teixeira, 62).
(Suplentes: Filipe Ferreira, Hugo Firmino, Reko, Jota Silva, Adílio Santos, Chico Teixeira, Diogo Batista, Diogo Brito e Maiga).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Santa Maria: Naifas, Pedro Rodrigues, Bruno Costa, Branca, Miguel Coelho, Didas (Fábio Costa, 60), Xavi, Henrique Ribeiro (Pombo, 87), André Faria (Dinis Sousa, 75), Carlos Fonseca (Hugo Velloso, 75) e Hugo Vieira.
(Suplentes: Tiago Coelho, Hugo Velloso, Dinis Sousa, Fábio Costa, Tomás Faria, Carlos, Daniel Branco, Pombo e Julien Gouveia).
Treinador: Vítor Magalhães.
Árbitro: Carlos Teixeira (AF Vila Real).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gabriel Barbosa (23), Edu Pinheiro (26), Pedro Rodrigues (44) e Robinho (84).
Assistência: cerca de 200 espetadores.
Animação nas vésperas de Natal
Record visitou o Café Arcada, espaço em que os sócios dos minhotos se reuniram para assistir ao sorteio dos 'oitavos' da prova rainha
Líder do clube algarvio preferia um adversário mais acessível nesta fase da competição
Vice-presidente do Benfica avisa que é preciso motivação máxima diante do Farense
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura