Formação visitante era uma das equipas sobreviventes dos campeonatos distritais
O Penafiel, da Liga Sabseg, venceu este domingo o Santa Maria, até então uma das equipas sobreviventes dos campeonatos distritais, por 3-0, avançando para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com Robinho a bisar.
Num encontro em que o conjunto de Barcelos nunca conseguiu contrariar o claro favoritismo dos rubro-negros, Robinho inaugurou o marcador através da conversão de um penálti, aos 21 minutos de jogo, e voltou a fazer o gosto ao pé, aos 47', antes de Gabriel Barbosa sentenciar o resultado, aos 53'.
Nos primeiros minutos, o Santa Maria, que milita no principal escalão dos distritais de Braga, conseguiu bater-se de igual para igual, impedindo o Penafiel de obter oportunidades de jogo evidentes.
Ao minuto 17, André Silva foi derrubado no interior da área adversária, com o árbitro Carlos Teixeira a apontar prontamente para a marca dos onze metros, uma decisão muito protestada pelos visitantes.
Chamado à conversão do penálti, Robinho enganou o guardião Naifas e inaugurou o marcador com facilidade.
Até ao intervalo, o Penafiel assumiu sempre as rédeas da posse de bola, não permitindo remates perigosos ao Santa Maria, mas também não foi incisivo na procura do 2-0.
À entrada dos segundos 45 minutos, o conjunto de Hélder Cristóvão elevou o seu nível e prontamente chegou ao segundo tento, decorridos apenas dois minutos do segundo tempo, quando Robinho, após procurar tabelar com Gabriel Barbosa, partiu para uma arrancada individual que só parou quando picou a bola por cima do guarda-redes para marcar.
Com 53 minutos jogados, André Silva sobrepôs-se pelo corredor direito e tirou um cruzamento rasteiro que permitiu a Gabriel Barbosa uma finalização fácil, com toda a baliza adversária à sua mercê, que fechou o marcador.
Até final, destacou-se um cabeceameto do experiente avançado Hugo Vieira, aos 79', numa rara aparição do guarda-redes penafidelense Manuel Baldé, perante um resultado que poderia ter sido mais dilatado para o conjunto da casa.
Jogo no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.
Penafiel-Santa Maria, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Robinho, 21 minutos (grande penalidade).
2-0, Robinho, 47.
3-0, Gabriel Barbosa, 53.
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Rúben Freitas, Leandro Teixeira, João Miguel, João Silva, Edu Pinheiro (Reko, 62), Filipe Cardoso (Diogo Batista, 77), André Silva (Adílio Santos, 73), Robinho, Pedro Vieira (Hugo Firmino, 62) e Gabriel Barbosa (Chico Teixeira, 62).
(Suplentes: Filipe Ferreira, Hugo Firmino, Reko, Jota Silva, Adílio Santos, Chico Teixeira, Diogo Batista, Diogo Brito e Maiga).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Santa Maria: Naifas, Pedro Rodrigues, Bruno Costa, Branca, Miguel Coelho, Didas (Fábio Costa, 60), Xavi, Henrique Ribeiro (Pombo, 87), André Faria (Dinis Sousa, 75), Carlos Fonseca (Hugo Velloso, 75) e Hugo Vieira.
(Suplentes: Tiago Coelho, Hugo Velloso, Dinis Sousa, Fábio Costa, Tomás Faria, Carlos, Daniel Branco, Pombo e Julien Gouveia).
Treinador: Vítor Magalhães.
Árbitro: Carlos Teixeira (AF Vila Real).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gabriel Barbosa (23), Edu Pinheiro (26), Pedro Rodrigues (44) e Robinho (84).
Assistência: cerca de 200 espetadores.
Rafael Seixas, que chegou a ser treinado por João Brandão e coincidiu com André Castro na formação dos dragões, é o treinador do Celoricense
Ronaldo e Éric, jogadores do clube da AF Coimbra, jogaram com João Pereira, treinador dos gansos, na formação da Académica
Jhon Rentería, Freider Tirado e Beto López fizeram do Celoricense a sua nova casa e dois deles até já sabem o que é jogar com o FC Porto
David Silva no Chaves-Benfica, Carlos Macedo no Celoricense-FC Porto e Miguel Nogueira no P. Ferreira-Sporting
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida