Só FC Porto conseguiu afastar Académico da prova rainha do futebol nacional
O treinador leonino Rui Borges cumpre hoje o 25º encontro da carreira na Taça de Portugal e está pela primeira vez na grande final, tendo pela frente o rival Benfica, que curiosamente apadrinhou a sua estreia ao leme dos leões. Aconteceu na 16ª jornada da Liga, a 29 de dezembro de 2024, e o triunfo ficou no bolso do Sporting, mercê do golo de Geny Catamo, aos 28’.
O técnico já esteve à beira de atingir o palco do Jamor mas, nessa ocasião, o FC Porto não permitiu ao modesto Académico de Viseu cumprir o sonho. Estávamos na temporada 2019/20 e quis o destino que a turma de Viseu alinhasse diante dos portistas. Um encontro que parecia desiquilibrado à partida mas que teve uma 1ª mão de luxo por parte da formação liderada por Rui Borges, que conseguiu arrancar um saboroso empate 1-1 aos dragões, que eram liderados por Sérgio Conceição. Zé Luís (59’) marcou para o FC Porto e João Mário igualou aos 70’.
Na 2ª mão, disputada no Dragão, os azuis e brancos aplicarma um robusto 3-0, com golos de Alex Telles (19’), Zé Luís (64’) e Sérgio Oliveira (72’) e seguiram rumo à decisão do Jamor.
A crítica foi unânime e no Record o destaque foi assertivo: “Académico de Viseu fica pelo caminho. Termina uma campanha histórica e que orgulhou os seus adeptos e região.”
Palavras rijas alegraram Viseu
çJá se percebeu que Rui Borges é um treinador que cativa pela forma direta e sem rodeios como comunica para dentro e para fora do clube leonino. Uma forma de estar que já era bem patente nesta época de 2019/20, quando liderava os homens de Viseu. De resto, ainda hoje ecoam nos corredores do clube as palavras que o técnico disse no final da 1ª mão das ‘meias’ diante dos dragões.
Depois de conseguir um importamnte 1-1 em casa, Rui Borges não esqueceu todos aqueles que duvidavam da sua formação: “Há muitos comentadores, para não dizer curiosos, que ontem estavam a dar o Académico de Viseu como derrotado e que ia ser um jogo fácil para o FC Porto, que ia ganhar relativamente fácil e magoa ouvir isso, porque o Académico não chegou aqui por acaso.”
“Até podemos chegar lá e levar 4 ou 5, mas acima de tudo vamos com o mesmo caráter e compromisso”, rematou.
Grato ao líder António Albino
çO sucesso de Rui Borges em Viseu ficou intimamente ligado à boa relação que estabeleceu com o presidente António Albano. De resto, depois do brilharete que conduziu a equipa a esta meia final com o FC Porto, o técnico não esqueceu o líder: “Mais do que nunca é para ele este sonho. Vamos continuar a sonhar, porque era um sonho dele ver este estádio cheio contra uma grande equipa, como é o FC Porto. Por isso, este mérito é todo para o nosso presidente.”
Anos mais tarde, em 2022, António Albino faleceu e Rui Borges homenageou o antigo presidente: “Foi quem fez crescer o clube e o estabilizou nos campeonatos profissionais. Vou guardá-lo sempre como uma pessoa humilde e simples, no que dizia e pensava. Era amigo do amigo. Jamais me esquecerei dele. Abriu-me a porta e deu-me a mão quando ninguém me conhecia. Ajudou-me a crescer e vou estar-lhe eternamente grato.”
Animação nas vésperas de Natal
Record visitou o Café Arcada, espaço em que os sócios dos minhotos se reuniram para assistir ao sorteio dos 'oitavos' da prova rainha
Líder do clube algarvio preferia um adversário mais acessível nesta fase da competição
Vice-presidente do Benfica avisa que é preciso motivação máxima diante do Farense
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam