Equipas não conseguiram chegar ao golo no tempo regulamentar e decidiram a partida da marca dos 11 metros
O Santa Clara, da Liga Betclic, garantiu este sábado a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, com uma vitória sofrida frente ao Sp. Espinho, da distrital, nos penáltis.
Após um jogo complicado para a formação orientada por Vasco Matos, o guardião Neneca acabou por ser o herói da eliminatória, ao defender duas cobranças, com Sidney Lima a marcar o decisivo.
O Sp. Espinho entrou muito agressivo na partida e conseguiu lutar de igual para igual com o emblema da Liga Betclic. Aos 14 minutos, o brasileiro Wendel teve a oportunidade de inaugurar o marcador, após surgir sozinho já dentro da pequena área, porém, André Fonseca mostrou-se atento e negou o golo.
Cinco minutos depois, o médio José Tavares não conseguiu direcionar um cabeceamento para a baliza, antes de Ricardo Rodrigues ter nos pés a primeira ocasião para a formação da casa, com um remate potente de fora de área, que acabou por sair por cima.
O Santa Clara veio mais pressionante para o segundo tempo mas não conseguia furar a muralha defensiva do emblema da Associação de Futebol de Aveiro. Aos 60 minutos, Willy deixou o Sp. Espinho reduzido a dez unidades, após levar o segundo cartão amarelo, e, apenas dois minutos depois José Tavares rematou ao poste, naquela que foi a melhor oportunidade do encontro.
Mesmo com mais um elemento, a formação açoriana nunca foi capaz de levar perigo às redes adversárias e a frustração começou a crescer nos jogadores. Em cima do final do tempo regulamentar, Anthony Carter foi expulso após agredir o guardião do Espinho, deixando ambas as equipas com dez para o prolongamento.
Já nos 30 minutos adicionais, Luquinhas teve a oportunidade de enviar o Santa Clara para a próxima fase da Taça de Portugal, após surgir isolado na cara de André Fonseca, mas o chapéu saiu desviado.
Os adeptos tentaram empurrar a equipa da casa durante o desempate por grandes penalidades, mas Neneca travou os remates de Pedro Santos e de Guerra para garantir a vitória açoriana, evitando assim um verdadeiro 'tomba-gigantes' na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Jogo no Parque de Jogos Joaquim Domingos Maia, em Santa Maria da Feira.
Sp. Espinho - Santa Clara, 0-0 após prolongamento, 2-4 no desempate por penáltis.
Ao intervalo: 0-0
No final da primeira parte do prolongamento: 0-0.
No final do prolongamento: 0-0.
Marcadores nos desempates por penáltis:
0-0, Pedro Santos (defesa do guarda-redes).
0-1, Elias Manoel.
1-1, Vasco Vieira.
1-2, Paulo Victor.
1-2, Guerra (defesa do guarda-redes).
1-3, Adriano.
2-3, Leo Araújo.
2-4, Sidney Lima.
Equipas:
- Sp. Espinho: André Fonseca, Rúben Silvestre (Rafa, 72), Pedro Santos, Gil Dias, Leo Araújo, Hugo Almeida, Odailson (Luís Rebelo, 106), Joãozinho (Vasco Vieira, 90), André Couto (Caló, 72, Kalama, 111), Willy e Ricardo Rodrigues (Guerra, 80).
(Suplentes: Leo, Rafa, Bruno Neto, Vasco Vieira, Guerra, Caló, Kalama, Luís Rebelo e Manu).
Treinador: Tiago Leite.
- Santa Clara: Neneca, Tiago Duarte (Sidney Lima, 91), Luís Rocha, Frederico Venâncio, Paulo Victor, Adriano, Serginho, José Tavares (Luquinhas, 76), Vinícius (Elias Manoel, 80), Brenner (Anthony Carter, 76) e Wendel (João Costa, 98).
(Suplentes: Gabriel Baptista, Elias Manoel, Pedro Ferreira, Anthony Carter, João Costa, Adriel, Sidney Lima, Luquinhas e Henriques Silva).
Treinador: Vasco Matos.
Árbitro: Flávio Duarte (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Serginho (23), Willy (36 e 60), Ricardo Rodrigues (47), Rúben Silvestre (65), Pedro Santos (72), Vinícius (78), Paulo Victor (90+1), André Fonseca (90+3), Guerra (101) e Rafa (111). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Willy (60). Cartão vermelho direto para Anthony Carter (90+8).
Animação nas vésperas de Natal
Record visitou o Café Arcada, espaço em que os sócios dos minhotos se reuniram para assistir ao sorteio dos 'oitavos' da prova rainha
Líder do clube algarvio preferia um adversário mais acessível nesta fase da competição
Vice-presidente do Benfica avisa que é preciso motivação máxima diante do Farense
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom