Avançado dos encarnados lesionou-se na Champions e isso deixou os leões na expetativa. É que Cardozo é mesmo perigoso: somo 8 golos em 17 jogos frente ao Sporting...
Aos 71 minutos do Olympiacos-Benfica, de terça-feira, uma pergunta assaltou os espíritos dos adeptos do Sporting que assistiam ao jogo da Liga dos Campeões: será desta que o Cardozo vai desfalcar a sua equipa num jogo contra a nossa?
Com os olhos postos no clássico da Taça de Portugal agendado para sábado (19H45, na Luz), os leões viram o avançado abandonar o relvado, amparado, mal conseguindo colocar o pé esquerdo no chão, depois de uma disputa com o "grego" Leandro Salino.
Relacionadas
A confirmar-se a ausência de Cardozo no jogo de sábado será a primeira vez que o paraguaio falha um embate com os leões desde que chegou ao Benfica em 2007/08.
E a sua produtividade nos dérbis lisboetas justifica o alívio leonino, que ganhou alento quando Jorge Jesus admitiu que a utilização do avançado está em risco.
É certo que desde então há apenas um jogo da Taça de Portugal a contabilizar, mas nessa partida disputada a 16 de abril de 2008, Cardozo nem foi titular, tendo entrado apenas aos 85 minutos, quando a equipa já perdia por aquele que seria o resultado final, 5-3, para o lugar de Petit. Ficou a "zero" e viu os leões seguirem para a final da Taça de Portugal.
Esse encontro foi o terceiro dérbi lisboeta em que Cardozo participou, depois da estreia a 29 de setembro de 2007, num jogo da Liga disputado no Estádio da Luz, que terminou 0-0.
No segundo embate com os leões, na segunda volta dessa temporada (2 de março de 2008), o paraguaio começou a deixar a sua marca, ao empatar o encontro aos 41 minutos, depois do golo de Simon Vukcevic.
Da estreia frente ao Sporting ao último embate, que teve lugar já esta temporada, na 3.ª jornada, a 31 de agosto, no qual foi suplente utilizado (entrou aos 50' para o lugar de Gaitán) e não marcou, Cardozo somou 8 golos em 17 encontros, nos quais foi titular em 11.
Mas, mesmo saindo do banco suplentes, registou um bom rendimento como é exemplo a final da Taça da Liga, em 2008/09. Na altura marcou um dos penáltis frente ao Sporting, e na época seguinte, na mesma competição, bastaram-lhe 20 minutos em campo para selar a goleada dos encarnados (4-1).
Nas duas últimas temporadas, o índice de aproveitamento de Cardozo neste clássico baixou. Nos cinco jogos disputados para a Liga só marcou um golo, de grande penalidade, a 10 de dezembro de 2012.
CARDOZO FRENTE AO SPORTING - 17 JOGOS/8 GOLOS:
Formação lisboeta goleou o Fayal nos Açores por 5-0
Candidato à presidência do Benfica, e antigo líder das águias, em Sacavém a ver o jogo da 1.ª ronda da Taça de Portugal
Equipa da Liga 3 até entrou a perder diante do Lajense, mas reviravolta foi contundente
Técnico António Barbosa diz estar concentrado apenas nas suas funções de treinador
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2