Record

Leões apanharam um susto mas acabaram a golear

Sporting bateu o Praiense e já está nos oitavos de final (5-1)

O Praiense entrou a ganhar com um golaço de Filipe Andrade. O Sporting assustou-se mas empatou ainda antes do intervalo, consumando a goleada na segunda parte. André entrou a tempo de marcar dois golos, destacando-se numa noite memorável para Bruno César: duas assistências, um golo e um penálti sofrido.

Acaba em festa para as duas equipas! Os jogadores do Sporting aplaudem as claques leoninas no topo sul, enquanto os açorianos agradecem aos seus adeptos pelo apoio incansável, fazendo a festa do lado contrário. 

Venha o Real Madrid! O Sporting está apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal e já só pensa no "tudo ou nada" pela Liga dos Campeões, terça-feira, frente aos espanhóis, em Alvalade. 

90'3 - Fim do jogo!

Os leões chegam à mão-cheia de golos. André volta a marcar e de novo a passe de Bruno César. Justo prémio para a reacção leonina, mas um duro castigo para os açorianos...

88' - 5-1 É golo do Sporting! André marca pela segunda vez esta noite!


87' - A classe de Bruno César bate... no poste! Era um "golão" do brasileiro. 

A polémica ainda está fresca, mas as claques leoninas já se pronunciaram: estão a favor de Bruno de Carvalho, presidente leonino sob fogo depois do incidente com Carlos Pinho, líder do Arouca, no túnel de Alvalade. 

Estreia absoluta de Marcelo Meli com a camisola dos leões. O médio argentino, cedido ao Sporting pelo Boca Juniors, tem a primeira oportunidade sob o comando de Jorge Jesus.

83' - Substituição no Sporting: sai Adrien Silva; entra Marcelo Meli

83' - Substituição no Praiense: sai Marco Aurélio; entra Vasco Goulart

A assistência de Bruno César é "meio golo" mas o toque de André também é digno de elogios. Os brasileiros desfazem quaisquer dúvidas que pudessem subsistir em relação ao vencedor deste embate.

79' - 4-1 Golo do Sporting! André marca para os leões!


78' - Substituição no Sporting: sai Castaignos; entra André.

76' - Mais um lance polémico na área do Praiense. Desta vez, Luís Ferreira decidiu... mal. Era penálti! Diogo Careca agarrou Castaignos!

Se o Praiense só precisou de dois minutos para colocar Alvalade de nervos em franja, o Sporting teve de esperar pelo minuto 63 para arrumar a questão. Pelo menos, aparentemente. Com 3-1, os açorianos já não parecem capazes de voltar a discutir o resultado. Aguardemos...

70' - Substituição no Praiense: sai Luciano Serpa; entra Ricardo Queirós

67'- Os leões voltam a reclamar... um penálti. Vitinha tenta o corte dentro da área, mas não toca na bola, nem em Alan Ruiz. Boa decisão de Luís Ferreira - outra vez!

65' - Substituição no Sporting: sai Matheus Pereira; entra Gelson Martins

64' - Cartão amarelo para Mauro Aires por falta sobre Bruno César.

Combinação entre Bruno César e Adrien só parou no fundo das redes açorianas. Bela jogada de entendimento entre estes internacionais brasileiro e português. Sossegam os leões com este golo de Bruno César.

63' - 3-1! Golo do Sporting!


Jorge Jesus não faz por menos: vai entrar Gelson Martins!

61' - Nem de propósito! Com dois ataques seguidos, o Praiense volta a colocar o Sporting em sentido. Desta vez, passou o perigo sem danos para os leões.

Os leões estão em vantagem mas os açorianos não desistem! O jogo está morno... 

55' - Cartão Amarelo para João Peixoto. O capitão do Praiense "cortou" Matheus pela raiz...

53' - Castaignos está isolado pela direita! Corre para a baliza, só tem Tiago Maia pela frente e... Bem, não é fácil explicar o que fez Castaignos... Que falhanço! Quis marcar de trivela mas rematou a direito, "de bico". Para os apanhados...

Bruno de Carvalho não se conteve nos festejos, celebrando o golo de Adrien à imagem do que fez ontem no dérbi de andebol.

50' - Substituição no Praiense: sai Amien; entra Mauro Aires.

Adrien, capitão dos leões, redimiu-se do penálti falhado contra o Arouca. Desta vez não perdoou e consumou a cambalhota no marcador. O Sporting já ganha em Alvalade. 

47' 2-1- Golo do Sporting!


46' - Grande penalidade em Alvalade!

46' - Arranca a 2.ª parte deste embate. Conseguirá o Sporting consumar a cambalhota? Será que o Praiense consuma o escândalo? Não saia daí!

Jorge Jesus considerou que "tudo o que não fosse eliminar o Praiense seria mais que anormal"... Os leões não terão levado o aviso a sério e estão a passar por apuros contra uma equipa... do terceiro escalão.

Meio escândalo em Alvalade... O Praiense marcou logo ao segundo minuto através de uma bomba de Filipe Andrade; o Sporting carregou sobre os açorianos e acabou por chegar ao empate.

45' - Intervalo em Alvalade! 1-1 no marcador...

44' - Penálti para os leões... se Castaignos não estivesse fora de jogo! Tiago Maia fez falta sobre o avançado do Sporting, mas o lance acabou anulado por posição irregular do holandês.

40' - Os leões voltam a reclamar uma falta na grande área! Desta vez foi Douglas a queixar-se de um empurrão de Luciano Serpa pelas costas. Se o lance deste lateral açoriano com Bruno César foi "limpinho", este com o central brasileiro deixa mais dúvidas...

35' - Ui, ui!O Praiense ataca pouco... mas bem! Filipe Andrade voltou a assustar Beto, rematando por cima da trave do guardião leonino!

31' - Bruno César tentou "cavar" um penálti mas Luís Ferreira, árbitro da Associação de Futebol de Braga, não foi na conversa. Considerou que Luciano Serpa não fez falta e mandou seguir o jogo - e bem!

30' - Já passou a primeira meia-hora deste jogo e o sinal mais vai para... o Praiense. Esta equipa é do terceiro escalão mas já ninguém lhe tira o mérito de estar a bater o pé ao leão de Jorge Jesus.

As repetições do lance dão razão à equipa de arbitragem no lance do golo anulado a Matheus. O brasileiro até estava em posição irregular mas a bola só lhe chegou porque Castaignos falhou a emenda quando estava... em fora de jogo. Ou seja, participou no lance e anulou o mesmo.

26' - Cartão Amarelo a Castaignos! O avançado pisou o capitão João Peixoto e Luís Ferreira não perdoou. 

24' - Alvalade celebra o 2-1 mas o lance é invalidado por Luís Ferreira. Fora de jogo assinalado a Matheus Pereira. 

Jefferson bateu um pontapé de canto da esquerda e Paulo Oliveira cabeceou ao primeiro poste, fazendo a bola entrar ao segundo. Tiago Maia esboçou reacção mas não conseguiu travar o empate. 

21' - 1-1 Golo do Sporting! Paulo Oliveira marca e empata o jogo.

19' - Resposta pronta do Praiense: Marco Aurélio sobe pela direita e remata ao lado da baliza de Beto. Há muito que os açorianos não passavam... do meio-campo.

18' - Canto para os leões: Bruno César cruza da direita, Tiago Maia sai em falso e falha a bola, mas Douglas não acerta na baliza...

14' - Bola no poste! Alan Ruiz puxa o pé esquerdo atrás e dispara fortíssimo, a dois metros da linha da grande área. A bola bate no ferro esquerdo da baliza de Tiago Maia e sai pela linha de fundo.

- A equipa de Francisco Agatão lidera a Série F do Campeonato de Portugal, com oito triunfos e dois empates. Está, por isso, em posição de subida à Liga de Honra e ainda não perdeu em 2016/17!


- Record foi dando a conhecer o valor desta equipa do Praiense ao longo da semana... Os leões estavam avisados mas a verdade é que deixaram surpreender-se em sua própria casa.

9' - Castaignos volta a colocar Tiago Maia à prova, mas o guardião, formado no FC Porto, voltou a defender, negando o empate, desta vez, com os pés.

- Escândalo em Alvalade! O Praiense só precisou de dois minutos e um remate para se adiantar no marcador, supreendendo os leões. Conseguirãos os leões aguentar a vantagem e eliminar o Sporting?

7' - Assombrosa defesa de Tiago Maia! Esgaio foi à linha de fundo e cruzou pela direita; Bruno César cabeceou mas o guardião do Praiense não se deixou apanhar em contrapé. Negou o empate com uma defesa de luxo!

- Mais simples? Não há! Foram dois toques apenas! Tiago Maia, guarda-redes do Praiense, pontapeou para o meio campo dos leões; Filipe Andrade, à entrada da área leonina e descaído sobre a direita do ataque, rematou de primeira fazendo a bola entrar no ângulo contrário da baliza de Beto.

- Filipe Andrade! Um golão do melhor marcador do Praiense na Taça de Portugal. É o quarto golo deste avançado de 24 anos, natural de São Miguel, Açores. 

2' - 0-1 É golo! Praiense! 

1' - Sai o primeiro remate do jogo! Para o Sporting, por Castaignos. 

- Rola a bola em Alvalade! Saiu o Praiense.

- Os leões vestem o seu "terceiro equipamento". Vão jogar com a camisola 'Stromp', de calção verde e meia branca; o Praiense apresenta-se sob o seu tradicional vermelho e branco, listado na horizontal, com calção e meia vermelha.

- Tudo a postos para o início deste embate entre Sporting e Praiense. Os leões sonham com a conquista da prova; os açorianos tentam vestir a pele de tomba-gigantes.

- Os açorianos não estão "sozinhos" em Alvalade. A equipa de Francisco Agatão, treinador adjunto do Sporting de Carlos Manuel, contará com o apoio de cerca de uma centena de adeptos.

- Alvalade regista a pior assistência da temporada. Nunca o estádio dos leões ficou abaixo dos 40 mil espectadores em 2016/17. Hoje, dificilmente ficará acima dos 10 mil...

- Eis o onze do Praiense: Tiago Maia; Luciano Serpa, Breno, Careca e Amian; Vitinha, Joazimar Stebh e João Peixoto; Marco Aurélio, Hélder Arruda e Filipe Andrade.

- Já há onze oficial dos leões. Beto; Esgaio, Douglas, Paulo Oliveira e Jefferson; Adrien, Elias, Matheus e Bruno César; Alan Ruiz e Castaignos

- Sporting e Praiense discutem esta noite, a partir das 20h15, a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal

- Como se esperava, e tendo em conta a proximidade do jogo com o Real Madrid (esta terça-feira, dia 22 de novembro), Jorge Jesus optou por dar oportunidades a jogadores habitualmente menos utilizados, deixando de fora Rui Patrício, João Pereira, Coates, Zeegelaar, Markovic, Bryan Ruiz, William Carvalho, Joel Campbell e Bas Dost

- O técnico do Sporting, diga-se, tem o plantel praticamente todo o apto, com a exceção que se mantém desde o início da época, o lituano Spalvis. Bruno Paulista, apesar de recuperado, não figura na lista

- Em sentido inverso, destaque para os regressos de Esgaio e Matheus Pereira (que podem estrear-se em jogos da equipa principal em 2016/17), assim como do lateral-esquerdo Jefferson (que não joga, precisamente, desde a eliminatória anterior da Taça)

- No centro da defesa, Douglas e Paulo Oliveira devem reeditar a dupla que defrontou o Famalicão, substituindo Rúben Semedo e Coates

- Beto voltará a ser o titular na Taça de Portugal, realizando mais um sonho. Depois da estreia absoluta com a camisola leonina em Famalicão, o guarda-redes fará o primeiro jogo pelo Sporting no Estádio José Alvalade (onde só estivera como adversário, por Sp. Braga e Leixões)

- Nos açorianos, Francisco Agatão depara-se com uma baixa, o médio Diogo Moniz, que ainda assim também viajou para Lisboa

- Esta será a primeira vez que o Praiense, fundado em 1947 e originário da Praia da Vitória, na ilha Terceira, irá defrontar um dos designados três ‘grandes’ do futebol português

- Não é, porém, a estreia contra um dos cinco clubes que já se sagraram campeões nacionais. Embora à data o Boavista ainda não usasse esse estatuto, a verdade é que, em 1984/85, o Praiense mediu forças com os axadrezados, na Taça de Portugal, tendo perdido por 3-0

- Para Francisco Agatão, técnico do Praiense, o jogo desta noite marcará o reencontro com o Sporting, emblema por onde passou em 1997/98, como treinador adjunto de Carlos Manuel

- Como jogador, Agatão cruzou-se com os leões por 14 vezes na carreira, registando 3 vitórias, 5 empates e 6 derrotas

- Quem irá igualmente rever o Sporting (e Jorge Jesus) é o médio João Peixoto. É a segunda vez que o número 70 do Praiense defronta os leões na Taça de Portugal, depois de o ter feito pelo Pinhalnovense, em fevereiro de 2007. Então, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, o Sporting venceu por 6-0

- Peixoto conhece, ainda, de perto Jorge Jesus, já que foi chamado aos treinos da equipa principal do V. Setúbal, quando estava nos juniores e o agora técnico dos leões trabalhava no Bonfim, entre 2000 e 2002

- O Praiense compete na Série F do Campeonato de Portugal Prio, que lidera invicto e isolado ao cabo de 10 jornadas, com 8 vitórias e 2 empates, 20 golos marcados e 2 sofridos

- Para atingir a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, a equipa insular afastou, até ao momento, três ‘Sporting’: o Sporting Ideal (Ribeira Grande, São Miguel), por 2-0; o Sporting Clube de Coimbrões (de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia), por 5-2; e o histórico Sporting Clube Farense (de Faro), por 3-1

- Por sua vez, e por se tratar de um clube da Liga, o Sporting entrou em ação apenas na 3.ª ronda da prova: deslocou-se a Famalicão e venceu por 1-0, golo de Markovic

- Na sequência de mais uma paragem do campeonato, motivada pelos compromissos internacionais das seleções, os verdes e brancos procuram manter-se na senda dos bons resultados, depois da vitória sobre o Arouca (3-0), antes da pausa da Liga

- O triunfo nesse encontro foi o primeiro dos leões após quatro jogos sem conhecer a vitória, na pior fase de Jorge Jesus no comando do Sporting (duas derrotas com o Borussia Dortmund, na Champions, e empates com Tondela e Nacional, na Liga)

- Nas últimas temporadas, o Sporting não tem tido grandes sobressaltos com equipas de escalões inferiores na Taça de Portugal, mas há exemplos do contrário, como o Vizela (3-2), em 2014/15, e o Mafra (4-3), em 2009/10

- O 8-1 ao Alba, em Alvalade, a 20 de outubro de 2013, é o resultado mais expressivo de épocas recentes

- O Estádio José Alvalade ficará hoje aquém da fasquia que tem sido regra há 13 jogos consecutivos, acima dos 40 mil espectadores. A bancadas superiores estarão fechadas, por forma a concentrar os adeptos. O Praiense vendeu mais de 300 bilhetes, dos 400 que pedira ao Sporting

- Luís Ferreira, 39 anos, é o árbitro nomeado para dirigir este desafio. O derradeiro jogo dos leões apitado pelo bracarense foi o Sporting-Tondela (2-2), a 15 de janeiro deste ano

SPORTING-PRAIENSE, 20h15
- Quarta eliminatória da Taça de Portugal
- Estádio José Alvalade
- Árbitro: Luís Ferreira


SPORTING – Beto, Esgaio, Douglas, Paulo Oliveira e Jefferson; Adrien, Elias, Matheus Pereira e Bruno César; Alan Ruiz e Castaignos

Suplentes: Azbe Jug, Schelotto, Rúben Semedo, Petrovic, Meli, Gelson Martins e André.

PRAIENSE – Tiago Maia; Luciano Serpa, Breno, Careca e Amian; Vitinha, Joazimar Stebh e João Peixoto; Marco Aurélio, Hélder Arruda e Filipe Andrade.

Suplentes: André Vieira, Ricardo Mendes, Forbs, André Martins, Mauro Aires, Ricardo Queirós e Vasco Goulart.
Por António Adão Farias
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas