Leirienses, do segundo escalão, ganharam em casa
A União de Leiria derrotou este domingo o Nacional por 2-1, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, surpreendendo a equipa da Liga Betclic.
Os leirienses, que disputam a Liga Meu Super, marcaram primeiro, no primeiro tempo, e reagiram à igualdade que o Nacional conseguiu de grande penalidade, já no segundo tempo, garantindo o triunfo também de penálti.
O Nacional surgiu em Leiria com oito alterações relativamente ao jogo anterior, numa aposta do treinador Tiago Margarido em jogadores menos utilizados ou que nem se tinham estreado esta época.
A equipa da Madeira, mesmo assim, impôs-se durante os primeiros 20 minutos, criando duas boas oportunidades, desperdiçadas por Djibril e Isaac.
A União de Leiria sentia muitas dificuldades para criar perigo e para tapar os caminhos para a sua baliza, mas marcou primeiro.
Numa fase em que o conjunto de Filipe Cândido se tentava libertar um pouco, Habib Sylla colocou a bola na área num lançamento de linha lateral longo e Marco Baixinho, na pequena área, desviou para a baliza de cabeça sem oposição, aproveitando alguma passividade da defesa e guarda-redes visitante para fazer o 1-0 aos 33 minutos.
Atabalhoado atacar e inseguro a defender, o Nacional demorou a reencontrar-se e até podia ter sofrido o segundo golo, num contra-ataque de Arsénio, aos 55 minutos, que obrigou Rui Encarnação a boa defesa para canto.
Só de grande penalidade, por mão de um defesa na área do Leiria, os madeirenses conseguiram empatar, com Matheus a fazer o 1-1 na grande penalidade.
Mas a União de Leiria refrescou o ataque e, numa fuga de Jair Silva, o brasileiro foi derrubado por Zé Vítor dentro da área. Também de penálti, os leirienses voltaram à vantagem, com golo de Daniel dos Anjos na cobrança do castigo aos 79 minutos.
Perante um Nacional muito desinspirado, o Leiria foi a equipa que esteve mais perto de voltar a marcar, por três vezes, atirando uma bola à barra da baliza de Rui Encarnação, num remate de Christopher, aos 90'+4.
Jogo disputado no Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
União de Leiria - Nacional, 2-1.
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Marco Baixinho, 33 minutos.
1-1, Matheus, 66 (grande penalidade).
2-1, Daniel dos Anjos, 79 (grande penalidade)
Equipas:
- União de Leiria: Fábio Ferreira, Marco Baixinho, José Vítor, Tiago Ferreira, Habib Sylla, Dje D'avilla, Marc Baró, Jordan van der Gaag (Jair Silva, 66), Arsénio Nunes (Crystopher, 66), Ryan Guilherme (Diogo Amado, 84) e Daniel dos Anjos (Juan Muñoz, 84).
(Suplentes: Kieszek, Victor Rofino, Juan Muñoz, Jair Silva, Christopher, Diogo Amado, Matheus Alessandro, Alisson e David Monteiro).
Treinador: Filipe Cândido.
- Nacional: Rui Encarnação, João Aurélio, Ulisses, Zé Vítor, Afonso Freitas, Djibril (Matheus, 60), Bruno Costa (Luís Esteves, 60), Miguel Baeza (Daniel, 46), Ruben Macedo, Isaac (Dyego Sousa, 84) e Appiah (Adrien, 60).
(Suplentes: França, Adrien, Luís Esteves, Nigel, Labidi, Daniel, Garcia, Matheus e Dyego Sousa).
Treinador: Tiago Margarido.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marc Baró (23), Daniel dos Anjos (52), João Aurélio (60), Zé Vítor (61), Habib Sylla (64), Ryan Guilherme (68), Daniel (73) e Ulisses (85).
Assistência: 4.828 espetadores.
Devem ser opção para a Taça de Portugal
Treinador não fez rotação de guarda-redes na Taça no Ajax e no Nice. Estatuto e qualidade do suplente de Diogo Costa podem levar a uma mudança de ideias com o Celoricense
Sporting voltou a trabalhar na Academia depois de gozar três folgas. Dezena e meia de ausentes e uma mensagem forte
Ingressos para os sócios custam 10 euros. Venda ao público geral arranca dia 12
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos