A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
Vizela, Marítimo, Feirense e Penafiel, todos da 2.ª Liga, foram afastados na segunda eliminatória da Taça de Portugal de futebol, que terminou hoje, fazendo entrar em ação 15 clubes daquele escalão, à exceção das três equipas B.
Segundo classificado do escalão secundário, que é liderado pelo Sporting B, o Vizela perdeu fora no sábado com o Sintrense (2-1), da Série D do Campeonato de Portugal (CP), 4.ª divisão nacional, averbando a primeira derrota ao 6.º jogo em 2025/26.
Pedro Ramos adiantou os minhotos, de penálti, aos 56 minutos, mas o guineense Valdu Té, também na conversão de um castigo máximo, aos 65', e o cabo-verdiano Romário Carvalho, aos 74', inverteram o marcador para os sextos colocados na Série D do CP.
Relacionadas
No mesmo dia, o Marítimo, 3.º da 2.ª Liga e duas vezes finalista vencido da Taça de Portugal, foi derrotado pelo Belenenses (2-0), que alinha na Série B da Liga 3, 3.º patamar, e soma três troféus (1941/42, 1959/60 e 1988/89), mais cinco finais perdidas.
Midana Sambú, aos 28 minutos, e Evandro Barros, aos 52', marcaram para o conjunto do Restelo, num embate realizado no Estádio Nacional, em Oeiras, que já foi palco das decisões de 71 das anteriores 85 edições da segunda prova nacional mais importante.
Já o Feirense, 5.º do segundo escalão, foi surpreendido em Resende (1-0), com um tento providencial de Zé Mota a favor do emblema da Série B do CP, já aos 86 minutos.
O Portimonense SC, da Série D da 4.ª divisão, superiorizou-se ao Penafiel, 17.º e penúltimo da 2.ª Liga, através do desempate por penáltis (4-2), após uma igualdade nos 120 minutos (1-1), com Reko Silva a marcar para os nortenhos, que permanecem sem vitórias em 2025/26, aos 14', e Tommy Batista a ripostar a favor dos algarvios, aos 23'.
Numa fase em que os clubes secundários competiram na condição de visitantes por imposição regulamentar, a União de Leiria, 4.ª classificada e finalista por uma vez, precisou do prolongamento para afastar o Sacavenense (4-2), dos distritais de Lisboa.
Leixões, vencedor em 1960/61, Portimonense e Paços de Ferreira, com uma presença em finais da Taça, conseguiram triunfos tangenciais perante Naval 1893 (1-0) e Vitória de Sernache (2-1), ambos do CP, e Nazarenos (1-0), dos distritais de Leiria, respetivamente.
Igualmente finalistas em edições anteriores, Chaves, Farense e Torreense confirmaram o seu favoritismo, ao derrotarem o Paredes (2-0), da Liga 3, bem como o Vidago (2-0) e a Correlhã (3-1), dos escalões distritais de Vila Real e Viana do Castelo.
O Felgueiras, com uma goleada sobre a Sanjoanense (4-0), da Liga 3, e a Oliveirense, ao triunfar em Monção, (3-1) do CP, também continuam em prova, a exemplo do Académico de Viseu e do Lusitânia de Lourosa, que dominaram o Portalegrense (3-0) e o Castrense (5-0), provenientes do futebol distrital de Portalegre e Beja, respetivamente.
Os vencedores dos 46 jogos da 2.ª eliminatória qualificaram-se para a fase seguinte da 86.ª edição da Taça de Portugal, que vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá os 18 emblemas primodivisionários, entre os quais o bicampeão nacional Sporting, detentor do troféu, o Benfica, recordista de troféus, com 26, e finalista derrotado em 2024/25, e o FC Porto, quatro vezes vencedor nas últimas seis temporadas.
A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
O avançado maliano foi o homem do jogo, com envolvimento direto em todos os golos na vitória por 3-1
Sacavenense vendeu cara a derrota, com um 'bis' de Juan Muñoz (114' e 120'+2) a apurar a formação da cidade do Lis para a 3.ª ronda
Sueco Philip Tear foi o grande herói do emblema do 4.º escalão ao defender dois remates dos 11 metros
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas