Portugal volta a pintar com ouro mais uma página de sucesso na sua história ao sagrar-se campeão do Mundo de futsal pela primeira vez. A equipa das Quinas bateu a anterior campeã em título Argentina, por 2-1, e soltou a festa na Lituânia. Pany Varela foi um dos lusos em destaque ao bisar frente à seleção albiceleste neste feito histórico que faz de Portugal atual campeão do Mundo e também da Europa, fruto do título europeu alcançado em 2018. Fechamos por aqui o nosso direto, continue connosco!
20:3303.10.2021
Portugal levanta agora o troféu do Campeonato do Mundo
Ricardinho recebe a taça de campeão do Mundo das mãos de Gianni Infantino e levanta-a aos céus da Kaunas Arena. Portugal é Campeão do Mundo de futsal e junta o feito ao título europeu conquistado em 2018!
Comitiva brasileira já recebeu as medalhas de bronze e agora é altura da seleção argentina receber as medalhas de prata.
Pub
20:2703.10.2021
Ricardinho eleito o jogador do torneio
Ricardinho foi eleito o jogador do Mundial'2021. Pany Varela foi segundo e Douglas Jr., do Cazaquistão, terminou no último lugar do pódio quanto a este prémio.
Já Nicolas Sarmiente vence o prémio "Luva de ouro", entregue ao melhor guarda-redes do torneio.
Quanto ao melhor marcador foi o brasileiro Ferrão, com nove golos, seguido de Pany, com oito. Taynan, do Cazaquistão, terminou em terceiro.
FIFA
20:1203.10.2021
Pany Varela: «Estávamos no topo da Europa e agora estamos no topo do Mundo»
Pany Varela mostrou-se visivelmente emocionado depois da final em que bisou e deu o triunfo a Portugal:
"Não me sinto o héroi. Não me sinto o héroi. É este grupo todo, estes adeptos. Somos uma nação valente, lutámos sempre até ao fim. Estávamos no topo da Europa e agora estamos no topo do Mundo. Minha gente vou-me embora!", atirou, partindo para a festa com os companheiros.
Jorge Braz: «Sou o homem mais feliz do mundo hoje com uma equipa assim»
Jorge Braz estava radianta depois do encontro:
"Vou com a taça e com a medalha para casa, vai tudo. Como disse o objectivo da medalha foi pouco para esta equipa, queiram mais e a taça. São 17 fantásticos jogadores, porque o Edu também está cá connosco. hoje. 17 homens fantásticos e não me esqueço de quem lá ficou", começou por dizer.
"A dedicatória é para eles, pelo trabalho e por todos os portugueses. Disse que íamos dar a vida por Portugal, ao nosso país e fomos fantásticos. Sou o homem mais feliz do mundo hoje com uma equipa assim."
"Ser campeão do mundo supostamente não é fácil e é inteiramente merecido", finalizou, à RTP.
Pub
20:0303.10.2021
Portugal sagra-se campeão do Mundo de futsal!
Portugal é campeão do Mundo de futsal pela primeira vez na história, após vencer a Argentina por 2-1, com bis de Pany Varela. A seleção Nacional voltou a realizar mais uma grande exibição e não se livrou de um susto nos últimos segundos com um remate a embater no poste da baliza de Bebé. Não entrou e Portugal faz história!!!
19:5903.10.2021
Faltam 50 segundos para o final do jogo. Selecionador argentino pede desconto de tempo.
28' - Pany Varela de novo, na sequência de canto! Bola áerea com o jogador luso a aparecer ao segundo poste e atirar forte e de longe para bater Sarmiento.
Pub
19:2503.10.2021
Esteve à vista o golo da Argentina!
Que perigo para a seleção argentina! Livre batido para o coração da área e Cuzzolino atira ao poste, mas já lá estava João Matos a proteger o poste.
19:2403.10.2021
Amarelo para Tiago Brito
26' - Amarelo mostrado a Tiago Brito após falta perto da área portuguesa.
Portugal está a vencer a Argentina ao cabo dos primeiros 20 minutos de jogo. Numa final onde o equilibrio tem sido a nota dominante, um golo de Pany Varela deixa a equipa das Quinas em vantagem. Destaque ainda para o facto de Cristian Borruto ter visto vermelho direto depois de dar um soco na barriga de Ricardinho. Bebé, esse, continua em grande plano na baliza portuguesa e tem parado todos os remates dos argentinos até ao momento. Volte connosco para o segundo tempo.
18:5303.10.2021
Argentina mais pressionante nestes segundos finais em busca do empate ainda na primeira parte...
14' - Bruno Coelho tenta o chápeu a Sarmiento mas a aba sai muito larga.
Pub
18:4003.10.2021
Golo de Portugal (0-1)
15' - Pany Varela faz o golo de Portugal após uma boa jogada individual! Típico movimento do luso, a puxar para dentro e a atirar forte e a meia altura para o golo.
18:3803.10.2021
Ricardinho atira ao poste!
14' - Ricardinho atira ao poste após passe de Pany.
Grande ambiente aquele que se vive no pavilhão em Kaunas a segundos do início do encontro.
Pub
17:5903.10.2021
Ricardinho emociona-se no hino português
Ricardinho emociona-se quando é entoado o hino português.
Frame RTP
17:5503.10.2021
Os jogadores das duas equipas estão a ser chamados, um a um, à quadra. A taça de campeão, essa, reluz bem perto da linha lateral mesmo em frente à porta do corredor que dá acesso ao terreno de jogo.
O selecionador argentino Matias Lucuix escolheu o seguinte cinco inicial: Nicolas Sarmiento; Angel Claudino, Santiago Basile, Alan Brandi e Pablo Taborda.
Suplentes: Lucas Farach; Damian Stazzone, , Lucas Bolo Alemany, Maximiliano Rescia, Leandro Cuzzolino, Cristian Borruto, Constantino Vaporaki, Andres Santos e Matias Edelstein.
Pub
17:1303.10.2021
Eis o cinco inicial de Portugal
Jorge Braz aposta no seguinte cinco inicial: Bebé, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho e Fábio Cecílio.
Fábio Cecílio sobre seleção argentina: «São muito rigorosos no que fazem e muito agressivos»
Fábio Cecílio considera que o feito da equipa das Quinas é "algo inacreditável" e espera que os lusos sorriam no final do encontro com os argentinos.
"Nem há palavras para descrever o que estamos a viver. Claro que chegar a uma final é algo inacreditável, porque vai ficar marcado nas nossas vidas. O que eu espero é que, no fim desta caminhada, possamos estar a sorrir. Isso para mim é o mais importante", sublinhou, em declarações ao site oficial da FPF.
"Confiança é a palavra-chave. Sem essa confiança, às vezes, os jogos acabam por não correr tão bem. E ontem foi mesmo isso. Foi o que nos tentou transmitir e, na segunda parte do prolongamento, pusemos essa confiança em jogo", apontou.
Sobre a formação albiceleste, que procura revalidar o título mundial, o jogador, com 98 internacionalizações pelos campeões europeus, lembrou o confronto no Mundial de 2016, na Colômbia, concluída com uma vitória argentina nas meias-finais, por 5-2.
"A Argentina é um adversário extremamente difícil. Já os defrontámos no Mundial da Colômbia. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, mas o foco deve estar em nós, pois foi isso que nos levou até à final. Agora, é preparar bem este jogo, que é a final, para estarmos no máximo das nossas capacidades, para conseguirmos a vitória", assinalou.
Selecionador argentino antevê final com Portugal: «Vai ser um jogo muito duro»
O selecionador argentino Matías Lucuix disse que a seleção portuguesa tem "um dos melhores ataques do mundo" e é "um rival duríssimo", esperando que a final do Mundial de 2021 seja aberta e atrativa.
"Portugal evoluiu, não só a nível de seleções, mas também a nível de clubes e a nível institucional. Estão a demonstrar esse crescimento. É o campeão da Europa, um rival duríssimo e vejo muito em comum ao que somos, a nível emocional e de personalidade", começou por dizer, em conferência de imprensa de antevisão ao encontro decisivo.
Matías Lucuix, de apenas 35 anos, pode tornar-se o selecionador mais jovem a vencer um Mundial de futsal, depois de, em 2016, na Colômbia, ter sido adjunto na conquista da formação albiceleste, na final frente à Rússia, após eliminar Portugal nas meias-finais.
"[Portugal] Construiu uma personalidade muito competitiva, têm uma ideia muito estabelecida e conta com um dos melhores selecionadores do mundo, Jorge Braz, e um dos melhores jogadores da história, Ricardinho. Têm essa sede de vingança do último Mundial, mas é uma final", sublinhou o comandante dos argentinos e ex-atleta.
"É uma final. Não há cansaço mental ou físico. Para eles, é o jogo que os leva à glória. Para nós, é o jogo da história. Vamos estar em igualdade de condições. Esperemos que caia para o nosso lado. Vai ser um jogo muito duro e temos de ter capacidade mental, tanto se as coisas estiverem bem ou mal", frisou o técnico, que assumiu que a chave da partida poderá cifrar-se na "união, compromisso e sacrifício" dos sul-americanos.
"Vamos defrontar um dos melhores ataques do mundo, com jogadores que jogam nas mesmas equipas, o que é uma vantagem. Temos de estar concentrados e fiéis à nossa identidade e filosofia. Vai ser um jogo aberto e, espero, atrativo", concluiu o treinador.
EPA
Pub
14:3903.10.2021
João Matos: «Se não desfrutarmos e dermos a vida neste jogo, vamo-nos arrepender»
Também João Matos anteviu esta final entre Portugal e Argentina e pediu aos companheiros que deixem a vida em campo.
"Se não desfrutarmos e dermos a vida neste jogo, vamo-nos arrepender. Olhar muito para nós, para o que podemos fazer, para a estratégia e planeamento do jogo, sentir e aproveitar o momento. É o que queremos e temos consolidado entre nós. Se dermos a vida, desfrutarmos e houver confiança e rigor no nosso processo, vamos conseguir", frisou.
"Temos um leque de jogadores que já conquistou praticamente tudo e só falta este [título], que vingaram na Europa e foram campeões europeus em clubes e seleções. Não é por a Argentina ser campeã do mundo que tem jogadores mais experientes", reforçou.
João Matos mostrou como vê o 'filme' do jogo de domingo: "Quero olhar muito para Portugal, tendo em alerta as condicionantes e estratégia da Argentina. Aproveitarmos as nossas oportunidades, ter muita confiança no processo e ganharmos à Argentina".
"São duas equipas que têm vindo a trabalhar extremamente bem nos últimos anos. Temos cimentado processos e o auge foi em 2018, mantendo a forma de trabalhar e convictos de que este é o caminho certo para triunfar. Estamos agora a um dia de completar os 58 dias que prometemos a nós próprios estarmos todos juntos", afirmou.
FPF
14:3803.10.2021
Ricardinho: «É sem dúvida a maior final da minha vida e carreira»
Ricardinho assumiu esta sexta-feira que a final do Mundial de futsal será "a maior" da carreira, que pretende terminar com "a cereja no topo do bolo", pois a seleção portuguesa vai "em busca da glória".
"É, sem dúvida, a maior final da minha vida e carreira. É a única final que ainda não tinha jogado. Seria a cereja no topo do bolo, mas não vamos jogar sozinhos. Vamos jogar contra a atual campeã do mundo. Somos os atuais campeões da Europa e vamos tentar, acima de tudo, desfrutar deste jogo e levar este troféu para Portugal", afirmou.
Tendo dito já por diversas vezes que este seria o seu último Mundial, após participar nas três anteriores edições, mais cinco Europeus, o último dos quais com vitória lusa, Ricardinho, de 36 anos, quer agora que Portugal continue "a fazer história".
"Sobretudo, estamos contentes porque é algo histórico para nós. Já estamos a fazer história, mas, agora, temos de ir em busca da glória. Já que estamos aqui, queremos um objetivo mais além", sublinhou o seis vezes melhor do mundo (2010 e 2014 a 2018).
Jorge Braz sem dúvida quanto à qualidade de Portugal «Os melhores do mundo somos nós»
Na véspera da final com a Argentina, Record perguntou a Jorge Braz se Portugal é melhor do que a alviceleste. "Acho que somos melhores do que toda a gente. Para mim, os meus jogadores são os melhores. Os melhores do mundo somos nós", comentou Jorge Braz.
De resto, o treinador acredita que a equipa portuguesa está pronta para a final. "O facto de a Argentina ter descansado mais não afecta nada. Dois dias de descanso chegam perfeitamente para os jogadores recuperarem", resumiu Jorge Braz, comentando que em termos psicológicos a seleção portuguesa até pode estar melhor, por ter passado por prolongamento e por penáltis para chegar à final.
O selecionador português agradeceu ainda o apoio dos adeptos. "Estamos na Lituânia mas sentimo-nos em casa. Isto é Portugal. A paixão que sentimos pelo nosso país, pela marca Portugal", rematou.
Lusa
Pub
14:3003.10.2021
Histórico de confrontos desfavorável para Portugal
Portugueses e argentinos já se encontraram por cinco ocasiões na sua história, com uma vitória para Portugal (em 2010, no Grand Prix e já com Jorge Braz no comando da equipa), um empate e três triunfos a sorrirem à Argentina.
14:2803.10.2021
Dia de fazer (ainda mais) história!
Portugal e Argentina disputam hoje a final do Mundial de futsal, num encontro entre o atual campeão da Europa e o atual campeão do Mundo. Depois de alcançar uma inédita final de um Campeonato do Mundo, a equipa das Quinas procura fazer ainda mais história e vencer a competição pela primeira vez na sua história. A partida tem início marcado para as 18 horas na Arena de Kaunas, na Lituânia, e terá arbitragem de Nurdin Bukuev, do Quisguistão, e de Mohamed Hassan, do Egito.