"Hoje sofremos três golos quando estavámos melhor. Tínhamos o jogo controlado. Em e minutos sofremos 3 golos... ridículos. Fomos muito penalizados por cada erro que cometíamos. Fomos muito superiores em muitos momentos, tivemos muitas ocasiões. Depois do terceiro golo ainda reagimos, no prolongamento tivemos ocasiões para ir para a frente. Estamos a merecer mais do que recebemos. Mas não estamos a ganhar. Começa a ser um pouco duro, estes jogadores merecem muito mais. A entrega física de hoje foi incrível. Não tínhamos o Jacaré, na primeira jogada perdemos o Nilson, mas ainda assim fomos capazes de lutar contra o Sporting. Orgulhoso pelo que os jogadores fizeram, deram tudo, fomos melhores. Sinto muito pelos adeptos, pois mereciam a vitória, mas vou contente com os jogadores. É certo que cometemos erros que não se podem cometer neste nível, mas dadas as circunstâncias, com baixas, só posso dar parabéns"
Ainda é possível o título?
"Acredito sempre. Está difícil, não vou mentir, mas enquanto há vida há esperança. Somos o Benfica, mas não podemos ir a Alvalade em passeio. É para ganhar e vamos dar tudo para isso. Vai ser muito difícil, mas por nós não vai ficar assim"
Nuno Dias
"Os erros são cometidos, porque os adversários têm qualidade. E fazem-nos cometer erros, não fazer as coisas bem feitas. Se o Benfica não tivesse tanta qualidade, não íamos errar tanto, porque não nos iam forçar a isso. E o Benfica é uma equipa for´tissima. Isso valoriza ainda mais a nossa vitória. Ainda para mais com mais uma desvantagem, como no outro jogo. Conseguimos corrigir, mudar. Foi essencialmente uma mudança de atitude. Na segunda parte, no início, tivemos em 3 minutos quatro ou cinco oportunidades claras, porque mudámos a atitude. Fomos mais pressionantes, mais intensos, corremos mais para dar apoios nos sítios certos e acho que o jogo foi muito isso. Depois o Benfica voltou a empurrar-nos e levou o jogo para o prolongamento, mais um. Felizmente aguentámos e o Guitta foi fantástico a segurar a vitória. Os jogadores estão todos de aprabéns, principalmente pela segunda parte e pelo prolongamento.
"Falta uma vitória. Ninguém consegue ser campeão com duas vitórias. Falta-nos uma e três ao Benfica."
Rômulo
"Os jogos são muito duros, não é à toa que este é o melhor dérbi do Mundo. Pecámos no detalhe, mas continuamos a acreditar, nada está perdido. Temos de ganhar o terceiro jogo lá para empatar a série. Só peço que o critério seja igual para as duas equipas. Tem de respeitar a instituição que é o Benfica também
Mentalidade para o jogo 3
"É igual, a do primeiro jogo. Jogámos para ganhar, seja onde for. Não interessa se é na casa do Sporting. Temos um grande desafio, que é ganhar na casa do Sporting e continuar vivo na série"
Guitta
"Sensação de dever cumprido. É difícil jogar aqui e ganhar. Grande jogo da equipa. No final fiz a diferença, mas o espaço que sobra para mim, é o correspondente ao que os meus colegas fizeram. Graças a Deus conseguimos a vitória."
Boas exibições dos guarda-redes
"O playoff inteiro. O André [Sousa] tem feito grandes jogos. Dificultou muito o nosso jogo no Pavilhão João Rocha. Graças a Deus não fiquei atrás e saímos vitoriosos."
Título no sábado
"O Sporting entra sempre para ganhar, vamos em busca da vitória em casa. Se for a vitória que dará o título, só temos de comemorar e agradecer."
00.00m - O Benfica forçou o empate até à última na Luz mas quem levou a vitória, no jogo 2, e novamente no prolongamento, foi novamente o Sporting. Os leões resistiram muito por culpa de Guitta que no último minuto defendeu três remates de golo dos encarnados. Pauleta apontou o único golo no tempo extra que permite à equipa de Nuno Dias ficar a uma vitória de se sagrar campeã nacional.
0.36m - Outra vez Guitta! Cintra remata em zona central e aparece o guarda-redes a defender.
1.08m - Guitta defende sobre a linha com o pé!
3.14m - Ivan Chishkala entra para guarda-redes avançado no Benfica.
3.28m - Rômulo dispara para fora após toque de calcanhar de Rocha. O Benfica colocou a baliza de Guitta em perigo.
00.00m - Fim da primeira parte do prolongamento (3-4). Pauleta fez o único golo até agora no tempo extra.
0.11m - André Sousa faz a mancha e evita golo 'certo' de Cavinato.
0.39m - GOOOLOOO DO SPORTING! 3-4, por Pauleta. O 10 dos leões redime-se e remata com êxito entre o poste e André Sousa, após solicitação de Zicky.
1.28m - Falhanço clamoroso de Pauleta (Sporting). Sem oposição, chutou de pé esquerdo por cima da baliza já dentro da área.
2.58m - Pauleta desperdiça a possibilidade de rematar sem oposição. O 10 do Sporting tinha via aberta, após canto, mas a receção não foi boa e deixou escapar a bola pela linha de fundo.
4.33m - Primeira jogada de grande perigo para o Benfica. Rocha atira ao poste! Depois, Guitta defende com o corpo para canto.
5.00m - Arranca o prolongamento! O Benfica tem a bola.
#FutsalBenfica | ? Fim do tempo regulamentar. Segue-se prolongamento.
— SL Benfica (@SLBenfica) June 22, 2022
SL Benfica 3-3 Sporting CP.
? Arthur, Hossein Tayebi e Rômulo.#SóHáUmBenfica pic.twitter.com/OCvdWQq5kY
40' - Fim do tempo regulamentar na Luz. Vai haver o 2º prolongamento seguido na final do campeonato de futsal.
39' - Guitta defende disparo de Tayebi. A defesa do Sporting alivia para canto.
38' - Remate de Zicky contestado, com Rômulo pela frente. O pivô do Sporting ainda ganha o canto.
38' - Afonso Jesus toca na bola junto à baliza do Sporting... mas sem rematar. Tayebi cruza com potência mas o português não consegue emendar.
37' - GOOOLOOO DO BENFICA! 3-3, por Erick, na própria baliza. Rocha forçou pela direita, tentou assistir Rômulo mas o português desviou e enganou Guitta.
36' - Arthur repete jogada e Guitta repete defesa. O 7 do Benfica oscilou da direita para o meio e obrigou o guarda-redes do Sporting a nova intervenção.
35' - Guitta novamente! O brasileiro defendeu com os pés e evitou que o desvio de Paçó ao remate de Carlos Monteiro tivesse êxito.
35' - Grande defesa a remate potente de Arthur. Guitta, mais uma vez, a brilhar entre os postes.
34' - Desconto de tempo da Luz.
34' - Guarda-redes André Sousa (Benfica) defende com o peito nas imediações da área. Pany transportou a bola durante vários metros e terminou a jogada com um remate de pé esquerdo.
33' - Corte in extremis de Paçó retira ocasião flagrante a Afonso Jesus. O benfiquista teria apenas pela frente o guardião Guitta.
33' - Defesa de Guitta a remate de Rocha após uma receção rápida a passe com a mão de André Sousa. Poucos instantes depois, em nova jogada do Benfica, é Bruno Cintra a obrigar Guitta a aplicar-se entre os postes com um remate de longa distância.
32' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-3, por Pauleta. Reviravolta em escassos segundos por parte dos leões. Zicky dominou de costas para a baliza, serviu Pauleta que vinha de trás e bateu André Sousa, sem hipóteses.
31' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-2, por Pany. Henmi recupera a bola dentro da área do Benfica mas coloca-a nos pés do sportinguista que, após dominar, chuta de pronto, rasteiro e a contar para os leões.
30' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-1, por Tomás Paçó. Pany bate o canto pela esquerda e o internacional português antecipa-se a Henmi e desvia.
27' - Sporting tentou o canto direto. André Sousa mostrou-se atento e defendeu novamente para canto.
26' - Tayebi vê cartão amarelo por protestos e, segundos depois, é a vez de Esteban Guerrero ser também ele admoestado. O jogo entra numa fase menos interessante...
25' - Afonso e Cardinal chocam quando disputavam a bola, gera-se um sururu e o árbitro resolve a situação com um cartão amarelo para cada um dos jogadores.
24' - Procura reagir o Benfica à entrada mais forte do leão, mas o disparo de Arthur choca na barreira defensiva contrária.
22' - Boa jogada do Sporting, com Estebán a atirar para defesa de André Sousa.
Cartão amarelo para Pulpis, por protestos.
21' - Ameaça o Sporting, com Pany a atirar ao lado.
Tempo de descanso na Luz, com dupla vantagem encarnada. Os golos de Arthur e Tayebi vão fazendo a diferença e dão avanço de 2-0 para a turma da casa, mas como já se viu noutros dérbis tudo pode acontecer. Fique por aí para a segunda parte!
18' - Disparo de Tomás Paçó, para um corte com o corpo de Henmi.
17' - Rocha, de calcanhar, surpreende tudo e todos e quase celebra o terceiro. Valeu a intervenção de Canivato a tirar a bola para longe.
16' - GOOOLOOO DO BENFICA! Marca Tayebi! Arthur obriga Guitta a uma defesa complicada, o esférico sobra para Pany, que na tentativa de cortar... coloca o esférico nos pés do iraniano. Com a baliza à mercê, só teve de encostar.
16' - Outra vez André Sousa! Agora a remate de Pauleta, o guarda-redes do Benfica consegue uma parada incrível com os pés. Na sequência, Erick Mendonça e Pauleta criam perigo... novamente para grandes defesas de André Sousa. O guardião do Benfica cresce e vai segurando a vantagem.
15' - Grande trabalho de Pany, a culminar num disparo para defesa de recurso de André Sousa.
A pouco mais de cinco minutos do final, as duas equipas técnicas passam as últimas indicações para este primeiro tempo.
12' - Momento de parada e resposta, mas sem o desfecho desejado. Primeiro foi Henmi a atirar ao lado e, na sequência, Esteban atira também para fora em contra-ataque.
11' - Guitta obrigado a uma defesa de recurso para canto após remate de Rocha. Segue 1-0 o marcador...
10' - Que perigo! Rocha compromete na saída, perde a bola para Cavinato, mas este não consegue bater André Sousa.
9' - Cartão amarelo para Rocha.
9' - Cartão amarelo para Cavinato, por falta sobre Chishkala. Foi a quarta falta do Sporting...
8' - Responde o Sporting, com Merlim a atirar ao lado. Na sequência, Zicky atira ao poste!
O Benfica fica por duas ocasiões perto do segundo golo, mas Guitta consegue duas belas defesas para impedir o tento encarnado.
7' - GOOOLOOO DO BENFICA! Está feito o primeiro golo na Luz! Marcou Arthur, num remate rasteiro que bateu Guitta.
O médio alemão, que poderá até deixar o Benfica neste defeso, está no Pavilhão da Luz a seguir o encontro, juntamente com alguns elementos da direção das águias e ainda de Bruno Coelho, antigo jogador das águias.
5' - O jogador do Benfica acaba por se lesionar no joelho, depois de um lance com Cardinal.
O presidente do Benfica acompanha a par e passo esta segunda partida da final do playoff.
Com quatro minutos decorridos, o equilíbrio vai sendo para já a nota dominante.
Cinco inicial do Sporting: Guitta João Matos Tomás Paçó Alex Merlim Diego Cavinato
No banco ficam: Gonçalo Portugal, Zicky, Erick, Cardinal, Pauleta, Pany Varela e Esteban
Cinco inicial do Benfica: André Sousa, Afonso Jesus, Nilson, Chishkala e Tayebi
No banco: Martim Figueira, Rômulo, Arthur, Rafael Henmi, Bruno Cintra, Carlos Monteiro e Rocha
#FutsalSCP | ? Os Leões já aquecem no Pavilhão da Luz. VAMOS, EQUIPA!!! #SLBSCP pic.twitter.com/KG1TgXt4Tw
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) June 22, 2022
Nuno Dias, treinador do Sporting, antecipou o jogo 2 da final, que será disputado na Luz, frisando que os leões estão preparados.
"Tanto nós como o Benfica nos preparámos para essas contrariedades e essas dificuldades. Vai ser um jogo duro, difícil e equilibrado como são todos e, certamente, com um resultado incerto. Preparámo-nos o melhor possível para trazer mais esta vitória e elevar para 2-0 a eliminatória", reiterou à Sporting TV, apontando ao que há a melhorar em relação ao jogo 1.
"O Benfica aproveitou muito bem os nossos erros e esse é um dos aspetos que temos de melhorar: não podemos entregar a bola em zonas proibidas, temos de saber onde a podemos perder", considerou o técnico.
O treinador do Benfica, Pulpis, lançou o jogo 2 da final do playoff de futsal e foi pragmático em relação ao que as águias têm pela frente.
"Sabemos que, para sermos campeões, temos de ganhar os jogos na Luz e um em Alvalade. Vamos olhar para o jogo de quarta-feira e vencer", garantiu à BTV, sem perspetivar mudanças de maior após a derrota no jogo 1 com o Sporting.
"Nesta altura é muito difícil mudar muitas coisas. Podemos ajustar alguns detalhes. É certo que não podemos contar com o Jacaré e isso pode obrigar a ajustar a equipa que vai a jogo, devido aos estrangeiros e aos jogadores formados localmente. Para além disso, a nível tático, é difícil variar muitas coisas de um jogo para o outro", reiterou.
O primeiro dérbi da final do playoff foi um hino ao futsal, com o vencedor a apenas ser decidido no prolongamento, no Pavilhão João Rocha repleto de público. O Sporting saiu vitorioso, por 5-4, depois de ter recuperado dois golos de desvantagem e ter igualado o encontro a escassos segundos do final do tempo regulamentar. Agora, a jogar em casa, o Benfica quer empatar a final do campeonato perante os seus adeptos numa partida que arranca às 21 horas, na Luz.
Clube italiano exige indemnização ao internacional português
Após experiências no ACCS e no FF Napoli
Erick Mendonça foi o porta-voz dos leões para 2022/23
Jogadora não esconde o amor à camisola e sublinha que jogar pelos encarnados "tem um sabor muito especial"
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Acompanhe as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Jogadores regressaram ao relvado com marcas bem visíveis da luta no balneário