Antigo internacional anunciou decisão em cerimónia na Cidade do Futebol
Ricardinho, considerado por muitos o melhor jogador de futsal da história, colocou esta sexta-feira um ponto final na carreira profissional. O anúncio foi feito numa cerimónia, na Cidade do Futebol, com presença de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), entre outros dirigentes e atletas da modalidade.
"Hoje venho aqui pôr um ponto final na minha carreira desportiva, enquanto profissional. É a mais difícil decisão de sempre da minha vida como atleta", afirmou Ricardinho, acrescentando: "Nunca acreditei ter uma história tão bonita mesmo que a tivesse sonhado". O agora antigo ala, de 39 anos, vai integrar a estrutura da FPF.
Relacionada
Pedro Proença destacou o legado de Ricardinho. "Um homem que ao longo da sua carreira sempre enobreceu a sua modalidade. Que motivou e serviu de exemplo a jovens e adultos. O Ricardinho é nosso, é um património lusitano. É um homem eterno que ficará connosco. É uma bandeira da modalidade e do país, tendo tido a capacidade de transportar Portugal aos quatro cantos do mundo. Obrigado, Ricardinho. És um embaixador do futebol português, da nossa Seleção e deste país. É uma evidência o que fizeste por todos nós e pelo futsal. Que cresceste connosco e motivaste jovens a serem diferentes. O país está-te grato", frisou.
Eleito por um recorde de seis vezes o melhor jogador de futsal do mundo, em 2010 e entre 2014 e 2018, pelo portal especializado Futsal Planet, Ricardinho começou no Miramar FC, notabilizou-se no Benfica e passou pelo Nagoya Oceans (Japão), CSKA Moscovo (Rússia), Inter Movistar (Espanha), ACCS (Paris), Pendekar United (Indonésia), Riga FC (Letónia) e Ecocity Genzano (Itália), o último clube da carreira.
Arrebatou o Mundial'2021 e o Europeu'2018 ao serviço da Seleção portuguesa, que representou 188 vezes, e levantou três Ligas dos Campeões, cinco campeonatos portugueses, quatro Taças de Portugal, cinco Supertaças, seis Ligas espanholas, uma Liga francesa, três Ligas japonesas, uma Liga letã, entre muitos outros títulos.
Carlinhos e Diego Nunes bisaram; Raúl Moreira também marcou, mas depois foi expulso
Saiu de casa aos 16 anos para lutar pelo sonho e hoje lidera a lista dos goleadores da Liga Placard
Selecionador focado na revalidação do título
Sorteio foi realizado esta sexta-feira
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos